rede mesh

Entenda como funciona a rede mesh e as vantagens de utilizá-la

Quem nunca se irritou com a perda do sinal do Wi-Fi ao precisar se deslocar entre os ambientes da casa ou da empresa para fazer com que a internet funcionasse? Esse é um problema muito comum que pode facilmente ser resolvido por meio da utilização da rede mesh, que significa rede em malha.

Entretanto, nem todos conhecem essa tecnologia e os benefícios que sua utilização traz tanto para as empresas quanto para as residências. Por isso, vamos mostrar de que forma ela pode ser usada e quais as vantagens da sua utilização. Acompanhe a leitura!

Entenda o que é rede mesh e como ela funciona

Basicamente, a rede mesh funciona como uma rede Wi-Fi com alguns roteadores específicos. O roteador principal deve estar conectado ao modem, e os demais devem ser posicionados em pontos estratégicos da residência ou da empresa para que o sinal seja distribuído de maneira uniforme e sem alteração de desempenho entre os nós.

O aparelho utilizado para esse roteamento é diferente dos roteadores e replicadores de sinais utilizados normalmente, pois ele contém uma inteligência capaz de manter o sinal de Wi-Fi em todos os pontos sem que haja a perda da performance.

Confira as principais vantagens da sua utilização

A utilização da tecnologia proporciona inúmeros benefícios a seus usuários. Por sua alta qualidade e eficiência, pode ser utilizada para casas inteligentes, por exemplo.

Conexão simplificada

Com a utilização da rede mesh, não ocorre mais a reconexão do dispositivo quando o sinal fica fraco. Isso porque em todos os pontos espalhados há a transmissão do mesmo sinal, o que permite que a troca entre os nós seja transparente para o usuário.

Mais inteligência

Os roteadores mesh contam com uma inteligência que é capaz de identificar a necessidade de sinal de seus usuários. Dessa forma, se um dispositivo estiver, por exemplo, transmitindo um vídeo, o sistema direciona mais velocidade a esse usuário. Isso significa que o sistema consegue controlar a distribuição do sinal de acordo com a necessidade naquele momento.

Além disso, toda a configuração da rede é facilmente acessada por meio de aplicativo para celular. Sua administração é simples e oferece diversas funcionalidades, como a possibilidade de criar área para visitantes, regular o acesso para evitar que as crianças acessem locais indevidos, entre outros recursos.

Maior custo-benefício

Na rede de Wi-Fi comum, é preciso investir em um roteador mais potente e em repetidores para que haja melhor cobertura do sinal. No entanto, por mais potência que eles tenham, a mudança entre os pontos será sentida, além de o custo não ser tão baixo assim.

Já com a rede mesh, cada roteador é capaz de cobrir um espaço maior. Caso seja necessário, basta aumentar o número de nós. Além disso, a transição entre os nós não é percebida pelo usuário.

Alta qualidade do sinal e da transmissão dos dados

Os roteadores mesh operam em dual band. Isso significa que eles contam com duas velocidades específicas: 2,4 e 5 Ghz. Segundo a Intelbras, os aparelhos suportam até 40 ou 60 usuários conectados. Dessa forma, é possível configurar o equipamento de modo a utilizar a melhor alternativa para o usuário.

Ademais, os roteadores utilizam a tecnologia beamforming, que é capaz de direcionar o sinal pelo melhor trajeto até que ele chegue ao usuário com mais velocidade e potência. Diferentemente da rede Wi-Fi comum, que lança o sinal em todas as direções, o que faz com que ele enfraqueça.

Escalabilidade

Com a rede mesh, é mais simples aumentar o alcance da rede, pois não é necessário adicionar repetidores. Para cobrir mais cômodos, basta instalar novos módulos em pontos estratégicos da residência ou empresa.

Ao investir em uma rede mesh, é importante utilizar itens de qualidade. Portanto, verifique os recursos técnicos oferecidos pelos produtos, bem como as funcionalidades disponíveis na rede. A Plugmais conta com uma linha completa, capaz de atender a diversas necessidades de consumo.

A rede mesh representa uma maneira mais eficiente e inteligente de acessar a internet por meio da conexão Wi-Fi. A tecnologia oferece inúmeras vantagens, como maior alcance, mais estabilidade e alta qualidade de sinal.

Agora que você já entende os benefícios dessa tecnologia, entre em contato com a Plugmais e conheça os nossos produtos e serviços!

Plugmais Distribuidora

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar