O conceito de cidade inteligente — ou Smart Cities — surgiu na década de 90, e seu principal objetivo é utilizar a tecnologia da informação e comunicação com a finalidade de gerenciar recursos e infraestrutura urbana, de modo a garantir melhor qualidade de vida a seus cidadãos.
Para que uma cidade seja considerada inteligente, é preciso que ela atenda a alguns critérios específicos, responsáveis por determinar seu nível de inteligência. A seguir, mostraremos quais são esses critérios, bem como quais são os benefícios para a segurança pública e residencial. Acompanhe a leitura!
Saiba quais são os critérios para a definição de cidade inteligente
Segundo a edição de 2019 do Índice de Cidades em Movimento da IESE, a cidade do Rio de Janeiro é a melhor brasileira no ranking das mais inteligentes do mundo, ocupando a 128ª posição — seguida por Brasília (130ª) e São Paulo (132ª).
Para medir o índice de inteligência de uma localidade, são avaliados diversos fatores sociais e econômicos que permitem que a cidade promova uma boa qualidade de vida a seus moradores, entre eles:
- capital humano;
- coesão social;
- economia;
- gestão pública;
- governança;
- meio ambiente;
- mobilidade e transporte;
- planejamento urbano;
- alcance internacional;
- tecnologia.
A preocupação da cidade com questões referentes ao meio ambiente, como a utilização de telhados solares e o investimento em energia solar e sustentabilidade, também são fatores que contribuem para aumentar sua classificação. Isso porque demonstram o seu comprometimento com a realização de projetos sustentáveis.
Conheça os benefícios para a segurança pública e residencial
O uso da tecnologia é essencial para que uma cidade seja considerada inteligente. Sua utilização proporciona uma série de benefícios para a segurança pública e residencial em diversos aspectos.
Oferece energia inteligente
Uma das possibilidades da tecnologia é oferecer energia de maneira inteligente. Conforme um projeto apresentado pela Copel — Companhia de Energia Elétrica do Paraná —, implantado na cidade de Ipiranga, é possível automatizar a medição do consumo por meio da troca dos medidores comuns por outros que são inteligentes.
Além de proporcionar um serviço com maior precisão e eficiência, o projeto também traz mais segurança à população, pois evita a necessidade da exposição do relógio de luz, de modo que os moradores não correm o risco de serem abordados por pessoas que se fazem passar por funcionários das empresas de energia elétrica.
Melhora a infraestrutura
A melhora na infraestrutura da cidade é outra conquista adquirida pelo uso da tecnologia. Um exemplo são os benefícios proporcionados pelo investimento em fatores como a mobilidade urbana, com a utilização de semáforos inteligentes.
Além disso, todas as informações coletadas pela cidade podem ser utilizadas em forma de dados inteligentes, servindo como base para ações futuras a serem tomadas pela gestão pública para garantir a segurança da população.
Oferece novas alternativas de segurança
A tecnologia é uma grande aliada no setor de segurança pública e residencial. Um exemplo é a utilização da câmera speed dome da Intelbras, que, por sua alta tecnologia, tem o alcance de até 250 metros, além de contar com um potente infravermelho e zoom óptico, sendo capaz de identificar pessoas com uma excelente resolução de imagem.
A utilização de câmeras de segurança inteligentes é essencial para ajudar a combater o alto índice de criminalidade e trazer mais segurança para os cidadãos.
Veja o que podemos esperar para o futuro
Cada vez mais a tecnologia faz parte da rotina da sociedade, e a tendência é que a cada dia as pessoas, as empresas e os governos busquem formas de investir em um modelo que, além de trazer os benefícios necessários para melhorar a qualidade de vida, seja benéfico para o meio ambiente como um todo.
Com base nos critérios para classificar o que é uma cidade inteligente e a posição que o Brasil ocupa no ranking mundial, percebemos que ainda há muito o que fazer. Entretanto, muitas cidades brasileiras já podem contar com os inúmeros benefícios que esse investimento proporciona a seus moradores, inclusive no setor de segurança pública.
Gostou do nosso conteúdo sobre cidades inteligentes? Então, aproveite e veja este artigo sobre como garantir a segurança em condomínios!