Toda empresa precisa seguir uma série de leis e regulamentações para se manter apta a funcionar. Dentre elas, a NR 23, que é regida e fiscalizada pelo Ministério do Trabalho, é uma das mais importantes. Ela estabelece as diretrizes relacionadas à proteção contra incêndios nos ambientes de trabalho.
Apesar de ser uma norma pequena, é preciso estar atento a alguns detalhes para não correr nenhum risco. Por isso, neste texto, vamos trazer as principais informações que você precisa saber sobre essa regulamentação. Confira!
Qual é a importância da NR 23?
O motivo primordial para o cumprimento da Norma Regulamentadora 23 é garantir a segurança das pessoas e dos bens da empresa em caso de incêndio. Afinal ela estabelece alguns padrões e procedimentos que ajudam na evacuação, combate a chamas e acesso e retirada de possíveis vítimas. Além disso, o não cumprimento da norma pode acarretar multas e outras punições.
O que é preciso considerar para se adequar à norma?
Para se adequar à NR 23, a empresa precisa garantir a segurança em caso de incêndios, atentando-se aos seguintes fatores:
Saídas de emergência
De acordo com a norma, é preciso manter uma quantidade suficiente de saídas de emergência, de forma que todas as pessoas consigam deixar o local facilmente e de maneira rápida. Por isso, é importante que as saídas sejam bem identificadas e permaneçam o tempo todo acessíveis.
A recomendação é que sejam instaladas placas de sinalização ao longo de todo o percurso até um local seguro, fora da edificação. Essas placas devem indicar o caminho até a saída mais próxima.
Além disso, as escadas devem possuir corrimão e as portas que dão acesso a elas devem contar com um sistema antichamas. Assim, elas inibem a propagação do fogo e da fumaça nesses locais, auxiliando na saída das pessoas.
Brigada de emergência
O treinamento de uma equipe para situações de emergência é fundamental. Essa equipe deve ser formada pelos próprios funcionários — podendo ser incluídos funcionários de empresas terceirizadas.
A brigada de emergência deve receber um treinamento especializado de resgate, combate às chamas e primeiros socorro. Assim, ela estará pronta para agir rapidamente em caso de incêndio, até que chegue uma equipe do corpo de bombeiros.
É importante ressaltar que faz parte do treinamento dessa equipe a realização de simulações surpresas. Elas ajudam a orientar os demais funcionários sobre como agir em caso de perigo real e ajudam a brigada a se manter preparada.
Equipamento de prevenção e combate às chamas
Entre os principais equipamentos de prevenção e combate às chamas, estão os extintores, mangueiras, hidrantes e sistemas de alarmes. Os sistemas de detecção de incêndios são obrigatórios apenas para empresas de médio e grande porte.
Já os extintores precisam de uma atenção especial na escolha, visto que existem diversos tipos. Cada um é destinado para um tipo de chama, portanto, é preciso identificar os riscos de cada local para definir o melhor tipo de extintor.
É muito importante ressaltar que esses equipamentos devem ser adquiridos de uma empresa especializada. Afinal, eles estão diretamente relacionados com a segurança das pessoas, por isso precisam ser confiáveis.
Como vimos, o cumprimento da NR 23 requer diversos cuidados. Contudo, os benefícios de segui-la à risca são evidentes, já que envolvem a proteção à vida. Por isso, não deixe de cumpri-la em sua empresa!
Gostou deste conteúdo? A sua empresa está precisando de algum equipamento de proteção contra incêndios? Entre em contato com a gente!