A precificação de serviços é uma tarefa desafiadora para muitos empresários e gestores de empresas. Afinal, ela tem características distintas da precificação de produtos. Por isso é muito importante conhecer as peculiaridades do assunto para precificar corretamente os serviços garantindo uma boa margem de lucro para o negócio.
Neste post, vamos dar uma série de dicas para você encontrar o melhor preço para os seus serviços e manter sua empresa competitiva e lucrativa. Acompanhe!
Detalhe todos os custos e despesas
A primeira dica do nosso artigo é também a mais importante. O ponto inicial de uma boa precificação de serviços passa pelo detalhamento correto dos custos e despesas envolvidos em sua execução. Portanto, vamos entender melhor alguns componentes desse detalhamento.
Custos fixos
Os custos fixos são aqueles que têm um valor inalterado, independentemente do volume de serviços prestados. Um exemplo clássico que representa muito bem esse tipo de custo é o aluguel. Os custos com telecomunicações também são despesas fixas bastante comuns. Afinal, não importa se a sua empresa prestou 10 ou 100 serviços no mês, o valor de ambos se mantêm os mesmos.
Custos variáveis
Já os custos variáveis, como o próprio nome sugere, não têm um valor mensal fixo. Esse tipo de custo está diretamente relacionado ao volume de serviços executados. Sendo assim, quanto mais serviços, maiores serão os custos.
Como exemplo, podemos citar a utilização de equipamentos de segurança para a realização de um serviço de instalação. Quanto mais instalações realizadas, mais equipamentos serão necessários e maiores serão os custos.
Analise a concorrência
Depois de detalhar todos os custos é muito importante fazer uma análise da concorrência. Portanto, pesquise sobre os preços praticados por eles. Assim você conseguirá perceber, mesmo que superficialmente, quais os custos deles para comparar com os seus.
Essa análise ajuda a encontrar os pontos em que podem ser feitos ajustes para reduzir o valor final do serviço sem prejudicar a margem de lucro.
Avalie o histórico da empresa
Se a sua empresa já está há algum tempo no mercado, o histórico de preços que ela pratica deve ser respeitado. Afinal, mesmo que você identifique um prejuízo vindo de uma precificação errada, os clientes não podem ser prejudicados.
Portanto, muito cuidado ao aumentar o preço de um serviço. Sempre que tiver que fazer isso, faça de forma gradual para não afastar sua clientela.
Estabeleça um modelo de precificação de serviços
Por fim, é essencial manter um modelo de precificação pronto. Para tal, reúna todas as informações em uma planilha ou utilize um sistema de gestão. Além disso, faça um acompanhamento periódico, revisando todos os dados. Lembre-se de atualizar esse controle sempre que houver algum reajuste em um dos itens, como no valor do aluguel, no salário dos funcionários ou na conta de energia, por exemplo.
Por meio desse modelo, qualquer um dos gestores será capaz de estabelecer uma alteração nos preços dos serviços sem causar prejuízos para a empresa nem ser injusto com os clientes.
Enfim, a precificação de serviços é uma tarefa desafiadora em um primeiro momento, mas, seguindo essas dicas, sua empresa nunca mais terá prejuízos com preços mal estabelecidos. Além disso, você conseguirá manter a competitividade do seu negócio no mercado, oferecendo preços mais atrativos.
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