programa green it

Programa Green IT: entenda agora mesmo o propósito desse projeto

Graças ao advento da internet, que otimizou a troca de informações entre indivíduos, o conhecimento passou a ser disseminado rapidamente de uma forma muito mais ampla. Isso tornou as pessoas muito mais conscientes a respeito do meio ambiente e da importância dos cuidados com a natureza. Nesse novo cenário, soluções como o Programa Green IT são muito bem-vindas!

Por meio do programa, implementado pela empresa Furukawa, companhias que lidam com cabos telecom e de energia ganham a oportunidade de oferecer a esses itens um destino especial na hora de descartá-los. Esses cabos podem se tornar materiais úteis ao invés de simplesmente serem jogados fora, prejudicando o meio ambiente.

Além disso, é válido ressaltar que esse programa traz outros benefícios para empresas, como a possibilidade de ter acesso a cabos biodegradáveis altamente eficientes na transmissão de dados.

Você gostaria de entender como funciona o Programa Green IT? Leia o artigo e descubra seus benefícios para a sociedade e para sua empresa!

Impactos negativos do cabeamento tradicional

Vivemos em uma realidade em que o acesso a informações rápidas e de qualidade é fundamental para a execução de diversas tarefas. A grande questão é que essas informações ainda são transmitidas, na maioria das vezes, por cabos compostos de materiais como o PVC, nocivos ao meio ambiente.

Quando a vida útil desses cabos termina, via de regra, existem 3 alternativas:

Queima do cabeamento

Não é um exagero alegar que a queima do cabeamento é a opção mais nociva ao ambiente. Isso ocorre porque, ao ser incinerado, o cabo libera no ar uma série de componentes tóxicos, como o dióxido de carbono. Essa situação, além de prejudicar o meio ambiente, tende a causar problemas de saúde em pessoas próximas.

Descarte do cabeamento

Embora o descarte seja menos nocivo, ao menos quando comparado à queima, ele ainda é altamente prejudicial. Afinal, os compostos desses cabos tem uma longa vida, de modo que podem permanecer no meio ambiente por muitos anos.

Reciclagem

A reciclagem, por sua vez, é o processo mais eficiente. Nela, o material produzido é reutilizado, o que tende a reduzir sua produção e os efeitos negativos ao meio ambiente que estão relacionados a ela.

Inovação da Empresa Furukawa em favor do meio ambiente

Levando em consideração os impactos do cabeamento tradicional ao meio ambiente, a Furukawa desenvolveu o cabo Giga Lan MaxGreen, uma solução produzida com polietileno verde, que vem da cana-de-açúcar. Como resultado, o cabo Giga Lan MaxGreen se torna biodegradável.

Graças a essa característica, a solução produzida pela empresa Furukawa tem o potencial de reduzir drasticamente a poluição causada pelo cabeamento tradicional, causando um grande impacto positivo no meio ambiente.

Programa Green IT

Além de desenvolver o cabo Giga Lan MaxGreen, a Furukawa implementou o Programa Green IT. Essa é uma ação social desenvolvida com a finalidade de incentivar a reciclagem de cabeamentos, sejam eles cabos de rede ou de energia, ao mesmo tempo em que leva ao mercado uma opção socialmente e ecologicamente responsável.

O programa recebe cabos tradicionais, que serão destinados à reciclagem, e a empresa que os forneceu recebe os chamados “Cheques Verdes”, que podem ser trocados por produtos Furukawa, como o cabo Giga Lan MaxGreen. Dentre os principais benefícios dessa ação, podemos citar os seguintes:

Proteção do meio ambiente

Ao destinar cabos e fios elaborados à base de produtos de PVC para a reciclagem, a empresa impede que eles cheguem ao meio ambiente, evitando uma série de danos e reduzindo os níveis de poluição.

Acesso a produtos de alta qualidade

Ao destinar os cabos que devem ser descartados ao Programa Green IT, a empresa recebe o Cheque Verde e pode assim adquirir outros itens sem custos. Isso lhe permite ter acesso ao cabo Giga Lan MaxGreen e implementá-lo no lugar dos cabos que foram descartados.

Além de reduzir os custos da empresa, essa atitude diminui seus impactos negativos sobre o meio ambiente, pois adota uma solução amigável com a natureza.

Imagem da empresa

Por fim, é válido ressaltar que as empresas que participam do Programa Green IT recebem um certificado de participação, o que atesta o seu compromisso com uma operação sustentável. Em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais conscientes a respeito da proteção ambiental, tal atitude positiva pode ser vista como um diferencial por muitos clientes.

Atitudes como as adotadas pela empresa Furukawa na criação do cabo Giga Lan MaxGreen e na implementação do Programa Green IT, são de suma importância. Ainda vivemos em um mundo que, embora as pessoas estejam cada vez mais conscientes a respeito da necessidade da preservação ambiental, os índices de poluição ainda são muito elevados.

Agora que você sabe como o Programa Green IT funciona e conhece seus benefícios, o que acha de conhecer uma tecnologia capaz de elevar seus níveis de segurança? Descubra o que é o Ultra Low Light e conheça seus benefícios!

Plugmais Distribuidora

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar