O aumento no valor das contas de luz nos últimos 5 anos gerou um movimento bastante interessante: a busca por outras formas de geração de energia para diminuir custos.
Com isso, a energia solar cresceu 70% nas residências brasileiras em 2019. Quando falamos em um prazo maior os dados são ainda mais expressivos: entre 2017 e 2019 o aumento foi de mais de 560%!
Diante da popularização, muitas pessoas se interessam por essa fonte alternativa de geração de energia. Porém, ainda ficam receosas por conta de algumas informações divulgadas, mas que não necessariamente representam o modelo fotovoltaico.
E então, quais são as verdades e os mitos sobre energia solar? Explicaremos os principais pontos para você tirar suas dúvidas sobre o tema. Confira!
O custo de instalação é muito alto: mito
Uma das principais ideias que afastam a população da energia solar é a de que o custo de instalação é muito alto. Isso não é verdade e ainda há um retorno financeiro relativamente rápido do investimento.
Em alguns estados, como o Rio de Janeiro, você consegue ter o valor ressarcido em 2,7 anos. A média é de que em 5 anos todo o valor investido tenha retornado. Além disso, você consegue financiar o valor dos equipamentos do projeto fotovoltaico.
A conta de luz é zerada com a energia solar: mito
Mesmo que o seu sistema fotovoltaico gere sobra de energia comparado ao gasto da sua residência, a conta de luz não será zerada.
Isso acontece porque a cobrança não é feita apenas sobre o gasto energético, já que envolve uma taxa mínima de conectividade com a rede elétrica para manutenção. Ou seja, ainda há um valor a ser pago, mesmo que mínimo.
O sistema não gera energia enquanto está nublado: mito
Outro mito que faz com que as pessoas tenham medo de utilizar um sistema fotovoltaico é de que em dias nublados não haveria geração de energia. Assim, em períodos como o inverno não seria possível contar com o sistema.
No entanto, desde que ocorra incidência solar, a energia é captada normalmente. Nos sistemas fotovoltaicos, na verdade, quando o dia está mais frio, o rendimento da captação é ainda maior.
Em dias nublados a eficácia pode ser levemente diminuída, mas não zerada. Ou seja, seu sistema continuará gerando energia.
O valor do imóvel aumenta com o sistema fotovoltaico: verdade
Segundo pesquisas, os imóveis que contam com um sistema fotovoltaico têm o seu preço final aumentado em até 8% do valor de mercado. Assim, além de ser uma forma de poupar dinheiro com a conta de luz, também é um investimento para seu patrimônio.
A placa que gera energia solar pode durar mais de 20 anos: verdade
A média de duração das placas fotovoltaicas é de 25 anos. Ou seja, você consegue pagá-las em 5 anos de uso e utilizar todos os seus benefícios por mais 20 anos. Isso faz com que seu investimento dure por muito tempo.
Saber as verdades e mitos sobre energia solar é fundamental para que você perceba o quanto optar por ela é vantajoso. Assim, pode tomar uma decisão mais consciente sobre a possibilidade de adotá-la em sua residência.
Quer saber mais sobre essa forma de geração de energia? Então, leia o nosso artigo com a história da energia solar e se informe!