investir em energia solar

Será que vale a pena investir em energia solar? Venha descobrir!

Muito se fala de geração alternativa de energia elétrica como uma forma de promover um ambiente mais sustentável para as próximas gerações. Uma das opções para isso é investir em energia solar, uma das mais populares e acessíveis para a população média.

Porém, muitas pessoas têm dúvidas se realmente vale a pena realizar esse investimento, seja para seus negócios, seja para sua residência. Será que compensa? É realmente benéfico?

Se você tem essas mesmas questões, então continue lendo e tire suas dúvidas sobre o tema!

Como funciona o sistema de energia solar?

Antes de qualquer coisa, é fundamental entender como funciona o sistema de energia solar. Ele funciona da seguinte forma:

  • os painéis solares (ou módulos fotovoltaicos) ficam instalados em locais com alta incidência de raios solares e captam a luz do sol (fótons) por meio dos filamentos condutores;
  • essa radiação é convertida em energia elétrica por meio de um conversor instalado no sistema;
  • a energia é transformada de corrente contínua para corrente alternada por meio de um inversor interativo;
  • a partir disso, a energia está apta para consumo.

Quer saber mais sobre como funciona? Então veja esse vídeo e tire suas dúvidas sobre esse tema.

Por que vale a pena investir em energia solar?

Investir em energia solar pode trazer uma série de benefícios, como:

Redução da conta de luz

Um dos principais benefícios de investir em energia solar é a possibilidade de economizar em sua conta de luz. A diferença pode ser significativa, até mesmo para o ambiente residencial ou para pequenas empresas. A economia pode chegar a 95% do valor da sua conta de energia elétrica.

Retorno do investimento

Outro benefício de investir em energia solar é que o custo do equipamento é pago pela economia gerada na conta de luz. Assim, em torno de 5 a 7 anos, é possível ter de volta todo o valor investido na aquisição do sistema fotovoltaico.

Valorização do imóvel

Como o imóvel é capaz de gerar a energia que ele próprio consome, isso provoca uma valorização considerável. A média é que um imóvel com um sistema de energia fotovoltaica seja valorizado em até 8% do seu valor de mercado. Interessante, não é mesmo?

Sustentabilidade

Outro ponto bastante benéfico é o caráter sustentável da energia solar. Ela não produz gases poluentes e seu nível de impacto na natureza é bem baixo, o que torna essa uma das melhores opções de geração de energia limpa.

Manutenção de baixo custo

Para realizar a manutenção do sistema fotovoltaico é necessário pouco investimento, o que torna os cuidados com o sistema bastante econômicos se comparado aos outros modelos.

Qual é o espaço físico necessário para instalar o sistema fotovoltaico?

O espaço físico necessário para a instalação dependerá do consumo médio do local e da incidência de raios solares na região. Porém, a média é que uma residência de tamanho médio necessite, aproximadamente, de 8 painéis solares.

Investir em energia solar pode ser uma boa opção para sua residência ou negócio, aproveitando todos os benefícios que uma geração de energia limpa pode trazer para seu bolso e para sua consciência.

Caso você ainda não possa realizar o processo de aquisição do sistema, que tal contar com um financiamento? Confira 5 dicas para conseguir um!

Plugmais Distribuidora

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar