O marketing boca a boca é uma prática bastante antiga, porém segue cada dia mais eficaz. Muitas pessoas atribuem essa tática apenas ao mercado de trabalho, onde existe o chamado “QI” ⎯ quem indica ⎯, mas as indicações também fazem uma grande diferença para a divulgação das empresas.
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo site Nilsen, 92% das pessoas em todo o mundo confiam plenamente na indicação de amigos e parentes. Isso mostra o quanto é importante que a sua empresa tenha uma boa relação com seus clientes. Então, veja, neste artigo, como fazer para potencializar o boca a boca da sua empresa.
O que é o marketing boca a boca?
O marketing boca a boca nada mais é do que a indicação da sua empresa feita pelos seus próprios clientes. Apesar de ser uma ação realizada pelos clientes, a empresa pode exercer uma forte influência afinal, as indicações só acontecerão se seus clientes estiverem satisfeitos com os serviços prestados e os equipamentos de segurança adquiridos.
É preciso estar atento ao relacionamento entre a sua empresa e seus clientes para garantir que eles sejam, além de fiéis, promotores espontâneos dos seus produtos e serviços. Isso requer, muitas vezes, uma mudança no posicionamento da sua equipe e o uso de algumas estratégias. Vamos ver como fazer isso, a seguir.
Como promover o marketing boca a boca da sua empresa?
Para fazer com que as pessoas promovam o marketing boca a boca da sua empresa, é preciso investir pesado no relacionamento com os clientes. Veja abaixo atitudes indispensáveis para colocar em prática agora mesmo.
Invista no atendimento de excelência
Hoje em dia, um dos pontos mais avaliados pelos clientes ao entrarem em um estabelecimento é o atendimento recebido. Faça com que ele se sinta bem acolhido e importante. É importante que os vendedores dispensem toda a atenção necessária a cada cliente e estejam preparados para sanar as dúvidas deles e oferecer as soluções mais adequadas.
Cuide do pós-venda
Depois de finalizar a venda, sua relação com seu cliente não termina. Muito pelo contrário, ela está apenas começando. Registre as informações de contato de cada cliente e mantenha-as atualizadas a cada nova compra. Faça o envio de e-mails e mensagens em datas especiais, como aniversário e natal e aproveite para mandar alguns conteúdos do interesse dele.
Outro ponto importantíssimo do pós-venda é atender às solicitações referentes à compra em si. Qualquer que seja o problema informado pelo cliente, garanta que ele seja ouvido e respondido da melhor forma. Esse tipo de atitude é uma das mais poderosas no bom relacionamento com os clientes.
Crie um programa de indicações
Além das ações mais passivas que relacionamos até o momento, você pode fazer uma ação mais direcionada criando um programa de indicações. Ofereça algum benefício, como desconto ou brindes para as pessoas que indicarem novos clientes. Mas lembre-se: de nada adianta receber indicações se não cuidar do relacionamento tanto com os antigos, quanto com o novos clientes.
O marketing boca a boca é uma ferramenta bastante eficaz para o crescimento nas vendas da sua empresa, basta ficar atento às dicas que deste post. Se você gostou deste conteúdo, que tal seguir para o próximo passo e aprender como aumentar as suas vendas para esses novos clientes com nosso post sobre como fechar vendas no balcão. Boa leitura!