Você sabe quais as principais vantagens da fibra óptica? Ela já é amplamente utilizada e tem diversas aplicações. Conectando pessoas de diferentes lugares do mundo por meio das redes internacionais, ela se tornou fundamental para o funcionamento da internet em âmbito mundial.
A fibra óptica é empregada em cabos submarinos que se estendem por vários quilômetros de distância, interligando continentes. E, com o avanço da tecnologia, tende a se tornar cada vez mais acessível.
A popularização dessa tecnologia tem aumentado a eficiência dos sistemas de telecomunicações e vem substituindo, gradualmente, os cabos de cobre. Quer saber mais sobre o assunto e descobrir as vantagens da fibra óptica? Confira o post a seguir!
O que é fibra óptica?
É a tecnologia que permite a transmissão de informações por meio da propagação de pulsos de luz a partir de um fenômeno chamado reflexão total. Isso torna as conexões muito mais rápidas e possibilita que os sinais alcancem longas distâncias.
Os filamentos de fibra óptica têm um núcleo extremamente fino por meio do qual a luz se propaga. Ele é feito de vidro puro envolto por uma “casca” que atua na reflexão da luz, além de uma capa de plástico protetora. Vários desses filamentos são dispostos em cabos ópticos que são utilizados para fazer as conexões.
Quais são os tipos de fibra óptica?
A fibra óptica pode ser do tipo monomodo (SM) ou multimodo (MM). A principal diferença entre eles está na forma como a luz se propaga pela fibra. Fisicamente, as diferenças entre eles não são perceptíveis, sendo necessário o auxílio de uma lente microscópica. Vamos falar a seguir sobre cada tipo em detalhes:
Monomodo
A fibra ótica monomodo se caracteriza pelo núcleo mais fino e casca de reflexão mais grossa. Esse núcleo mede, geralmente, entre 8 a 10 micrômetros. Por ser tão estreito, a luz transita de forma linear e direta. Entre os benefícios desse tipo de cabo estão:
- menos interferência nos dados transmitidos;
- maior qualidade de sinal;
- maior distância percorrida pela luz.
Mas a fibra monomodo também tem pontos negativos:
- mais cara que a multimodo;
- maior dificuldade em alinhar as fibras em caso de emendas.
Multimodo
Já as fibras ópticas multimodo possuem um núcleo bem maior quando comparadas às monomodos, mesmo que ambas tenham o mesmo diâmetro final. O núcleo desse tipo de fibra mede cerca de 62,5 micrômetros.
Sendo assim, a luz tem mais espaço para transitar pela fibra, o que faz com que ela a percorra de modo menos linear. Dessa forma, ela é refletida em diversas direções, o que impede que alcance longas distâncias com qualidade.
Entre os benefícios da fibra multimodo podemos destacar:
- são mais fáceis de trabalhar quando há necessidade de emendas;
- são mais baratas do que as monomodos;
- são excelentes para redes LAN, que são mais curtas.
Por outro lado, ela apresenta as seguintes desvantagens:
- são mais limitadas quanto à distância;
- possuem taxas de transmissão menores do que as monomodos (mesmo que, de um modo geral, essa diferença seja irrelevante).
Quais são as vantagens?
A fibra óptica apresenta uma série de vantagens quando comparada a outras formas de cabeamento para transmissão de dados. Ela é mais moderna, garante mais velocidade e qualidade na transmissão dos dados e sofre menos interferências, entre outras.
Então, vamos detalhar a seguir cada um dos principais benefícios. Confira:
Mais velocidade e eficiência na transmissão de dados
A taxa de transmissão de dados de uma fibra óptica é bastante superior à capacidade dos cabos de rede de par trançado — também conhecidos como UTP. Enquanto um cabo UTP alcança taxas que variam entre 1 a 10 Gbps, a fibra de vidro pode chegar até 40 Gbps.
Essa diferença influencia diretamente a experiência dos usuários ao realizar um download ou jogar online, por exemplo.
Custo reduzido
Com a constante evolução das tecnologias de telecomunicações, os custos da fibra óptica vêm sendo reduzidos, cada vez mais, com o passar dos anos. Diante disso, ela se tornou uma tecnologia bastante acessível, inclusive para residências.
Analisando a relação custo-benefício, esse tipo de cabeamento se mostra bastante superior aos mais antigos.
Maior estabilidade do sinal
Essa é, sem dúvida, uma vantagem muito importante. Ao contrário dos cabos de rede UTP, os cabos de fibra óptica sofrem menos interferências do meio externo. Isso se dá devido à camada de material isolante e emborrachado que envolve a fibra. Com isso, o sinal que percorre o interior da fibra permanece seguro e menos suscetíveis a interrupções.
Mais proteção aos dados
Diante de toda a proteção proporcionada pelas camadas do cabo de fibra óptica, as chances de ocorrerem perdas dos dados durante a transmissão são praticamente nulas. Afinal, eles percorreram a fibra com agilidade e segurança.
Matéria-prima resistente
Os cabos de fibra óptica são fabricados com um material resistente, bastante disponível e não suscetível às interferências eletromagnéticas. Dessa forma, a conexão não é afetada por condições climáticas adversas e não há problemas de oxidação e corrosão — o que acontece com os cabos metálicos. Por isso, a fibra óptica propicia conexões mais estáveis e seguras.
Menor atenuação de sinal
As fibras ópticas são capazes de transmitir informações por longas distâncias. Principalmente, as monomodos. Portanto, elas transmitem os dados sem grandes problemas com a perda de potência e distorção de sinal. Essa é uma das suas maiores vantagens em relação aos cabos metálicos.
Redes de dados mais modernas
Um problema muito comum em redes de internet mais antigas está justamente na idade avançada da infraestrutura. Em muitos casos, os cabos foram instalados há décadas, alguns deles com trechos expostos às ações do sol, vento e chuva.
Com isso, o desgaste do material é inevitável. Isso prejudica diretamente a qualidade e a velocidade da transmissão de dados, podendo ocasionar até algumas perdas.
A estrutura de fibra de vidro, além de ser mais resistente, é mais moderna. Sendo assim, não sofre com esse tipo de problema e é uma excelente opção para realizar uma migração da rede de internet.
Facilidade de instalação
A espessura de um filamento de fibra óptica é menor que a de um fio de cabelo! Por isso, o cabeamento por fibra fica bem mais leve, flexível e utiliza menor quantidade de material do que os cabos de cobre.
Isso facilita a instalação e a manutenção nos edifícios, permitindo a passagem dos cabos com mais facilidade pelo interior das paredes, sem prejudicar a estrutura e a estética do local.
Apesar de apresentar um maior custo inicial de implementação, a fibra óptica é um excelente investimento para melhorar a eficiência da rede. A tendência é que ela seja cada vez mais utilizada e continue revolucionando as redes de telecomunicações.
Gostou do post? Então assine a nossa newsletter e receba nossas novidades em seu e-mail!