manutenção de energia solar

Como funciona o processo de manutenção de energia solar?

Por mais eficiente que a energia solar seja e por melhores que sejam os seus resultados, para que eles sejam de fato permanentes, os equipamentos responsáveis por ela precisam receber o devido cuidado. Portanto, a manutenção de energia solar é indispensável.

Felizmente, os procedimentos para executar essa tarefa são simples e podem ser realizados pelos próprios proprietários da residência. É claro que, como todas as atividades importantes, os procedimentos de manutenção exigem alguns cuidados que, se forem deixados de lado, podem comprometer o equipamento e causar prejuízos.

Para evitar esse risco, elaboramos este conteúdo com orientações relevantes. Continue a leitura e descubra os cuidados que envolvem uma manutenção de energia solar segura e eficiente!

Quais os tipos de manutenção de energia solar?

Antes de dar início as orientações a respeito dos cuidados que envolvem uma manutenção eficiente, é necessário ressaltar que essa atividade pode ser divida em, ao menos, três grupos diferentes. Continue a leitura e entenda suas principais características e diferenças.

Manutenção preditiva

Quando falamos em manutenção de energia solar, podemos dizer que a manutenção preditiva é a mais simples. Afinal, ela basicamente consiste em uma avaliação visual das placas de energia solar. Sua finalidade é identificar possíveis manchas, danos ou sujeiras que possam interferir na captação de energia solar.

Para que o processo seja mais completo, é interessante que o proprietário verifique se existe alguma variação de frequência. Se alguma divergência for identificada, ele deve informar a empresa responsável pela instalação do sistema.

Manutenção preventiva

Esse tipo de manutenção pode ser descrito como uma limpeza completa das placas de energia solar. Sua finalidade é garantir que o sistema opere em seu pleno potencial. Para que esse resultado seja alcançado, a limpeza deve ser feita, ao menos, duas vezes por ano, em áreas onde a chuva é escassa, e uma vez por ano onde ela é mais abundante.

Manutenção corretiva

A manutenção de energia solar corretiva, por sua vez, é mais complexa, pois exige o reparo das placas solares. Por esse motivo, ela deve ser realizada pela equipe de técnicos da empresa responsável pelo sistema. Essa manutenção deve ser realizada sempre que o proprietário identificar danos em suas placas solares ou quando elas apresentarem baixo rendimento mesmo quando a manutenção preventiva é feita com frequência.

Quais cuidados devem ser tomados nessa operação?

Agora que você sabe quais são os tipos de manutenção de energia solar, continue a leitura e descubra como executá-la corretamente.

Faça a limpeza das placas solares com os produtos adequados

Dada a natureza das dos painéis solares e as características da função que devem realizar, é necessário que eles sejam limpos com produtos adequados. Afinal, algumas substâncias podem danificá-los. Por esse motivo, é interessante que essa limpeza seja feita com água e detergente neutro.

Tenha cuidado quando remover manchas e sujeiras

Para que as placas solares desempenhem bem o seu papel, sua superfície precisa se manter lisa, livre de arranhões ou rachaduras. Por essa razão, a limpeza deve ser feita com cuidado, de preferência com uma esponja não abrasiva. Além disso, é importante que manchas e sujeiras não sejam raspadas, pois esse processo pode gerar pequenos arranhões. A limpeza deve ser feita apenas com a esponja, esfregando com o devido cuidado.

Tenha atenção com a segurança

Embora o proprietário possa realizar a manutenção, isso não o isenta de implementar medidas de segurança, como utilizar os equipamentos adequados. Esse cuidado é importante para evitar acidentes. Além disso, é importante seguir as instruções fornecidas pela empresa responsável pelo sistema.

Qual a importância da manutenção de energia solar?

Para que o sistema de energia solar seja capaz de desempenhar seu papel, ele precisa que seus componentes funcionem de forma adequada. Como uma manutenção eficiente garante esse funcionamento adequado, esse procedimento pode ser considerado indispensável.

Além de reduzir as contas de luz, um sistema que capta a energia do sol é menos poluente, o que beneficia o ambiente como um todo. Considerando a combinação desses fatores, esse modelo de geração de energia deve ser ainda mais usado no futuro.

Plugmais Distribuidora

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

cabeamento de rede

Sem comentários

Cancelar