cabeamento de rede

Você conhece os tipos de cabeamento de rede?

Na hora de fazer um novo cabeamento de rede, o profissional se depara com diferentes opções disponíveis no mercado. Essa diversidade de escolhas ajuda a garantir o ótimo funcionamento da infraestrutura e a maior eficiência possível. Por outro lado, também pode gerar dúvidas sobre qual cabeamento escolher.

Para a instalação de redes, podem ser utilizados três tipos de cabos — cada um com uma finalidade específica. Conheça cada um deles neste post!

Cabo de par trançado

O cabo de par trançado, também conhecido como cabo UTP, é um dos padrões utilizados com maior frequência ainda hoje. Trata-se de um cabo de fios entrelaçados entre si, o que ajuda a reduzir a interferência eletromagnética e, consequentemente, melhora a qualidade do sinal transmitido.

Nas lojas, esse tipo de cabo costuma ser encontrado nas categorias 5, 5e, 6 e 6e — ou Cat 5, Cat 5e, Cat 6 e Cat 6e. O Cat 5 tem preço mais acessível e conexão de até 100 Mbps a 100 metros do ponto. Apesar de ser da mesma categoria, o Cat 5e garante maior velocidade à rede, atingindo de 100 Mbps ou 1 Gbps, também a 100 metros. Da mesma forma, o Cat 6 oferece velocidade de 1 Gbps a 100 metros, enquanto o Cat 6e chega a 10 Gbps.

Em redes domésticas simples, os cabos Cat 5 ou Cat 5e costumam resolver boa parte dos problemas. Já para as empresas mais robustas e que exigem maior velocidade, é recomendado investir no cabeamento Cat 6e ou em fibra óptica. Esse tipo de cabo é indicado em configurações que envolvem um grande número de máquinas.

Straight through e crossover

O conector utilizado no cabo de par trançado é o RJ-45. Sempre que for necessário conectar um switch a um computador, por exemplo, o padrão nas pontas deve ser o mesmo. Tal procedimento é conhecido por straight through, ou cabo direto. Já o crossover (ou cabo cruzado) consiste em utilizar padrões diferentes na hora de conectar dispositivos semelhantes.

Além do baixo custo e da boa taxa de transferência de arquivos, o cabo de par trançado tem ainda outras vantagens importantes. Convém enfatizar o baixo valor de manutenção e a flexibilidade, uma vez que esse tipo é bastante recomendado em casos em que os cabos devem passar por paredes. Como desvantagens, existe a perda de sinal para comprimentos superiores a 100 metros e a vulnerabilidade diante de interferências externas.

Fibra óptica

O cabo de fibra óptica é a opção para redes de conexão rápida. Por exemplo, operadoras de internet costumam utilizar esse tipo de cabeamento de rede para a instalação de pontos de banda larga de alta capacidade e velocidade. Para ilustrar o seu potencial, em 2013 pesquisadores criaram uma rede de fibra óptica operando a 99,7% da velocidade da luz, com taxa de dados de 10 terabytes por segundo.

Além da alta velocidade, outras vantagens da fibra óptica incluem a baixa perda de dados, o bom isolamento elétrico e o menor custo. Estima-se que esse tipo de instalação chegue a ser 70% mais barata quando comparada aos cabos convencionais. Uma vez que a fibra óptica não conduz impulsos elétricos, ela ajuda a resolver problemas como o aterramento entre prédios diferentes.

Como é fabricado

Esse tipo de cabo é feito com vidro, que, durante o processo de fabricação, deve ser livre de impurezas. Para evitar a quebra do fio de vidro, existe uma proteção feita de plástico. O cabo é composto por um par de fibras: um responsável pela transmissão e outro pela recepção.

No mercado, a fibra óptica é encontrada em dois modelos: monomodo ou multimodo. Por ter uma capa de reflexão mais espessa, o monomodo garante melhor sinal e menor interferência na qualidade dos dados transmitidos. Em contrapartida, o multimodo é uma opção mais barata e de fácil manutenção, excelente para redes locais.

Cabo coaxial

O cabo coaxial foi o primeiro tipo disponível para o cabeamento de redes, sejam de TV ou Internet. O principal motivo para isso é a sua grande proteção eletromagnética, que garante resistência a interferências. Contudo, hoje em dia, essa opção já não é mais tão comum em instalações residenciais.

Uma das principais limitações do cabo coaxial diz respeito à comunicação entre os dispositivos. Como só existe um cabo responsável para interligar as máquinas, surgem filas, o que pode acarretar em colisão e retransmissão de dados.

No mercado, o cabo coaxial é encontrado em dois tipos: n10 Base2 e o 10 Base5. A primeira opção pode ser utilizada em redes com menos de 200 metros de distância, enquanto a segunda é ideal para as mais extensas, com até 500 metros.

Por que é importante escolher corretamente o cabeamento de rede?

Cabos de rede são equipamentos suscetíveis ao aparecimento de bolhas e impurezas, o que impacta diretamente a performance. Também é importante verificar o risco de interferência externa. Uma boa alternativa é a blindagem, bastante útil para proteger os cabos, embora seja mais caro do que um cabo sem blindagem.

Se a escolha do tipo de cabo não for feita corretamente, podem surgir frustrações, como o não aumento da velocidade da Internet. Nem sempre trocar o cabeamento em uma casa resulta em melhorias desse tipo. Por isso, é válido considerar os seguintes pontos:

  • custo de manutenção: procure uma empresa sempre disponível a fazer reparos, quando necessário;
  • velocidade de transmissão: a troca de cabos deve vir acompanhada da adaptação de roteadores e placas de rede a esse padrão;
  • instalação: dependendo do cabeamento, é preciso alta especialização e capacitação dos profissionais da empresa contratada;
  • objetivo: muitas das vezes, uma solução residencial não se aplica a um escritório.

No tocante à qualidade dos cabos, não existem medidores. Logo, deve ser maior o cuidado na hora de fazer a aquisição. Na prática, é bom pesquisar bastante no mercado por empresas confiáveis e, como foi dito, dependendo do cabeamento, aquelas com profissionais devidamente capacitados.

Hoje em dia, é muito fácil conhecer a credibilidade e reputação de qualquer companhia, por meio das avaliações dos usuários em sites e redes sociais. Por isso, nós da Plugmais, preocupados em fornecer um serviço da melhor qualidade, contamos com colaboradores que estão em constante atualização de suas habilidades.

Conseguiu entender um pouco mais sobre o cabeamento de rede ideal para o seu projeto? Se deseja saber mais sobre como podemos fornecer esse serviço com qualidade e preço justo, entre em contato conosco!

Plugmais Distribuidora

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar