Financiamento para energia solar: confira 5 dicas para conseguir

Financiamento para energia solar: confira 5 dicas para conseguir

Conforme informações compiladas pela ANEEL, a quantidade anual de novas instalações de projetos fotovoltaicos passou de 14.032, em 2017, para 34.627 em 2018. Além disso, em 2019 já são 14.784 novos sistemas espalhados pelo Brasil até agora. Esse crescimento deve-se, em parte, à facilidade no financiamento para energia solar, que pode ser feito nos principais bancos do Brasil.

A seguir, mostramos como funciona essa linha de crédito e listamos 5 dicas para que você saiba o que é preciso fazer para consegui-la. Acompanhe a leitura!

Saiba quais bancos oferecem financiamento para energia solar

Para incentivar o uso dessa tecnologia, muitos bancos oferecem crédito para a implantação do sistema com taxas e prazos de pagamento diferenciados.

Financiamento pelo BNDES

O banco oferece uma linha de crédito especial para energia solar chamada BNDES Finame — Energia Renovável. O empréstimo pode ser solicitado por diversos perfis, entre eles:

  • pessoa física;
  • pessoa jurídica — empresas, empresários ou microempreendedores individuais;
  • produtores rurais ou cooperativas.

A forma de contratação pode ser diretamente com o banco ou por meio de instituições credenciadas ao BNDES, como o Banco do Brasil. As taxas de juros podem variar de acordo com o tipo de contratação.

Banco do Nordeste

FNE Sol é uma linha de crédito criada com o propósito de atender pessoas físicas e jurídicas na implantação de sistemas de energia solar. O banco oferece financiamento de até 100% do valor do projeto para pessoas físicas.

Além disso, o prazo de pagamento pode ser de até 8 anos, no caso de sistemas de geração distribuída, e em sistemas de geração centralizada o prazo pode chegar a 20 anos para pessoas jurídicas.

Banco da Amazônia

O Banco da Amazônia também conta com uma linha de crédito especial para a implantação do sistema para produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas, chamada FNO – Energia Verde. A instituição financeira oferece um prazo de pagamento de até 12 anos. Além disso, as taxas de juros variam de 6% a 9%, de acordo com o tamanho do produtor rural.

Veja 5 dicas para conseguir o financiamento

Cada tipo de financiamento oferece condições, prazos e pré-requisitos diferenciados. Ou seja, antes de fazer a contratação é preciso estudar as opções. Portanto, saiba o que é preciso para conseguir fazer um bom negócio.

1. Prepare a documentação necessária

Para contratar o financiamento é preciso atender a uma série de exigências solicitadas pela instituição financeira. Assim, mantenha em ordem todos os documentos que poderão ser solicitados.

No caso de pessoas físicas são solicitados os seguintes documentos: comprovante de residência, documento de identidade e imposto de renda. Já para as pessoas jurídicas o banco solicita diversos documentos, como o contrato social, o imposto de renda dos sócios, o balanço financeiro da empresa, entre outros.

2. Pesquise qual a porcentagem do valor pode ser financiada

Em alguns casos é possível conseguir o financiamento de até 100% do valor do projeto. Portanto, ao escolher um banco compare o quanto cada um oferece de cobertura.

3. Pesquise entre as linhas de crédito disponíveis

Praticamente todas as instituições financeiras têm uma linha de crédito especial com o propósito de facilitar o financiamento de energia solar. Portanto, além das opções citadas anteriormente, consulte também o seu banco e confira as condições oferecidas por ele.

4. Calcule o tempo de pagamento do financiamento

A vida útil de um projeto fotovoltaico pode chegar a 25 anos. Para garantir uma boa negociação, verifique o prazo do financiamento e calcule o tempo de retorno desse investimento (payback).

5. Faça simulações de financiamentos

Para ter certeza que você vai fazer uma boa escolha, faça simulações sobre as diferentes opções disponíveis no mercado. A maioria dos bancos conta com esse recurso em seus sistemas. Dessa forma, você pode analisar as melhores condições como prazos, juros e limites.

Existem muitos bancos que oferecem o financiamento para energia solar, como BNDES, Banco do Nordeste, entre outros. Portanto, pesquise bastante, prepare a documentação necessária e faça simulações para garantir a melhor escolha.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais. Quem sabe algum deles também precise dessas informações!

 

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar