estrutura fotovoltaica

Estrutura fotovoltaica: saiba quais são os principais tipos

Uma das atividades mais importantes na implantação de um sistema de energia solar é a definição de qual estrutura fotovoltaica utilizar. Isso porque o uso de materiais inadequados pode proporcionar inúmeros problemas, como os painéis se soltarem por conta da ação de ventos, e se perder todo o investimento financeiro feito no projeto.

A seguir, mostramos por que é tão importante utilizar a estrutura correta, bem como quais são os principais tipos disponíveis, suas características e quais são as diferenças entre esses modelos. Acompanhe a leitura!

Entenda o que é estrutura fotovoltaica

Basicamente, a estrutura é o local em que os painéis fotovoltaicos são fixados. Elas podem ser instaladas de diversas maneiras, e as mais comuns são em telhados, em lajes e no solo. Em cada um desses locais é preciso cuidado e atenção para garantir a segurança e durabilidade do sistema.

O material recomendado para a fabricação da estrutura é o alumínio ou aço inoxidável. Segundo a ABSOLAR, o uso de energia solar impulsionou o crescimento de indústrias da cadeia produtiva, um exemplo é a de insumos, como o aço e alumínio.

Embora existam suportes de outros materiais, é importante que seja utilizado um material extremamente resistente e que aguente tanto o peso dos painéis fotovoltaicos, quanto a ação de ventos, chuvas e o desgaste causado por essas ações.

Conheça os principais tipos de estrutura

Por ter a possibilidade de instalar o sistema em locais diferentes, há um tipo de estrutura específica para cada um desses lugares, bem como a forma de montagem.

Montagem em telhado

Ao fazer a instalação em telhado é preciso avaliar se ele é plano ou inclinado. Isso porque há algumas diferenças entre esses dois modelos de suportes.

Telhado plano

O modelo mais utilizado é o de fabricação em alumínio, em formato triangular, que permite o posicionamento ideal dos painéis, ou seja, é possível incliná-lo de forma a deixá-lo no melhor ângulo para a captação dos raios solares.

Telhado inclinado

Nesse modelo, uma das maneiras de fazer a instalação é por meio da fixação de suportes para os trilhos, que são instalados nos caibros do telhado. A seguir, são fixados trilhos nesses suportes, responsáveis por suportar os painéis fotovoltaicos, que são instalados conforme a inclinação do telhado.

Montagem no solo

Para fazer a instalação do sistema no solo, pode-se fixar a estrutura com concreto ou por meio de estacas. Geralmente, essa montagem é utilizada em sistemas maiores de produção de energia. Portanto, o cuidado especial nesse tipo de estrutura é observar se não há sombras entre um painel e outro, o que pode diminuir a eficiência do sistema.

Montagem em laje

A instalação em laje também utiliza o mesmo princípio que o telhado plano. A fixação da estrutura pode ser feita por parafusos, ou ela pode ser concretada sobre a laje. Além disso, é possível utilizar suportes com a inclinação fixa ou modelos que possibilitam o ajuste de inclinação.

Base para estacionamentos

Há ainda a possibilidade de aproveitar a instalação do sistema em locais que possam ser utilizados como estacionamento para carros. Nesse modelo, a estrutura deve ser robusta, pois são os painéis fotovoltaicos que servem como cobertura para os veículos.

Saiba como as estruturas se diferenciam uma das outras

Como dissemos, as principais diferenças entre as estruturas estão nos materiais de sua fabricação — de alumínio ou aço inoxidável — que são escolhidos de acordo com o local de instalação e o material do painel. Todos os parafusos, porcas e anilhas utilizados na montagem devem ser de aço inoxidável.

Essa recomendação é importante para evitar a corrosão da estrutura ao utilizar outros tipos de metais. Ter atenção a todos esses pontos permitirão que a instalação do projeto fotovoltaico seja feita com segurança e garanta o máximo desempenho na captação de energia solar.

Portanto, existe mais de um tipo de estrutura fotovoltaica. Para garantir que a instalação tenha vida longa e máxima eficiência, deve-se utilizar o modelo mais adequado ao local, bem como preferir suportes de materiais resistentes.

Gostou do nosso conteúdo sobre estruturas para energia solar? Então, siga-nos no Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram, e acompanhe as nossas publicações!

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar