Quando o assunto é a redução de custos nas empresas, não importa o tipo ou o tamanho do negócio, todos se interessam em encontrar formas para economizar e aumentar a sua lucratividade e competitividade. Uma das maneiras para atingir esse objetivo é por meio da utilização de sistemas de energia solar.
A seguir, mostraremos como um projeto fotovoltaico é capaz de ajudar na economia da organização e, também, quais são os outros benefícios que sua utilização proporciona ao negócio. Acompanhe a leitura!
Entenda por que a energia solar pode ajudar na redução de custos nas empresas
As empresas buscam reduzir custos porque, dessa forma, garantem maior lucratividade, além de deixarem recursos disponíveis para investimentos em seu próprio desenvolvimento. Por isso, sempre é importante encontrar maneiras de diminuir gastos.
Segundo dados da ABSOLAR — Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a implantação de um sistema fotovoltaico proporciona uma economia de até 95% na conta de luz.
Para demonstrar como a utilização da energia solar ajuda a economizar, a ABSOLAR instalou uma miniusina no telhado do MME — Ministério de Minas e Energia, que tem a capacidade de atender de 5 a 7% da necessidade de consumo do prédio, o que equivale ao consumo de cerca de 23 residências.
Sua potência de geração é de 50 kWp (quilowatts pico), o que tem proporcionado a queda na emissão de 6,4 toneladas de CO2 na atmosfera. Portanto, além de ajudar a reduzir custos, a miniusina contribui para a manutenção do meio ambiente.
Com a economia gerada pelo sistema, é possível recuperar o capital investido em alguns anos. Esse tempo varia conforme o tamanho da estrutura implantada. No entanto, é um investimento com retorno garantido e seguro.
Conheça outra vantagem que o uso da energia solar proporciona aos negócios
Além de proporcionar economia, segurança do investimento e de ser uma forma de produção de energia sustentável, outra vantagem de implantar um sistema fotovoltaico é o retorno da produção excedente em créditos.
Isso significa que toda a eletricidade que o sistema produzir e não for consumida será transformada em créditos, que tem a validade de 60 dias. Portanto, nos meses em que a empresa consumir mais energia, terá créditos disponíveis para abater sobre o valor da conta de luz.
Todos esses dados são importantes e devem ser apresentados ao seu cliente para convencê-lo do porquê vale a pena fazer a instalação de um sistema fotovoltaico em sua empresa.
Saiba como promover uma estratégia de marketing com o uso da energia solar
Outro benefício do uso de um sistema de energia solar consiste na possibilidade de utilizá-lo como estratégia de marketing para transmitir uma imagem positiva da empresa perante o mercado. Atualmente, há uma grande valorização dos negócios que investem em iniciativas que contribuem para a manutenção e a conservação do meio ambiente.
Dessa forma, ao usar um sistema fotovoltaico, a empresa demonstra essa preocupação e pode utilizar esse fato para melhorar sua visibilidade e a maneira como seus clientes e fornecedores a enxergam.
Como vimos, a implantação de um projeto fotovoltaico ajuda na redução de custos nas empresas. Além disso, é um fator que contribui para a conservação do meio ambiente, o que possibilita que a organização demonstre seu apoio à sustentabilidade e transmita essa mensagem junto ao mercado.
Gostou do nosso artigo sobre a economia que um sistema fotovoltaico proporciona às empresas. Então, veja também o que é preciso para captar energia solar!