O uso dos raios do sol como fonte de energia é uma tecnologia que cresce a cada dia. A instalação de projetos fotovoltaicos já é muito comum em casas e fazendas, o que contribui para a redução de gastos com eletricidade. Mas será que também é possível gerar energia solar para condomínios?
A seguir, respondemos a essa questão e explicamos como utilizar esse tipo de tecnologia em condomínios. Continue a leitura!
Saiba como funciona a energia solar distribuída
O primeiro passo é entender como funciona o sistema de distribuição de energia. Ao instalar os painéis fotovoltaicos em uma residência, a eletricidade produzida pode ou não ser totalmente consumida. Se a produção for maior que o consumo, o excedente é lançado na rede de distribuição.
Dessa maneira, a eletricidade excedente será redistribuída pela concessionária. Por estar conectada à rede, essa forma de implantação é chamada de sistema on-grid. Quando ocorre o lançamento de energia na rede, são concedidos créditos à residência produtora, que são revertidos como descontos nas próximas contas de luz.
Entenda como gerar energia solar para condomínios
A instalação de um projeto fotovoltaico em condomínios é possível por meio da geração compartilhada de energia, que foi estipulada pela resolução 687/2015 da Aneel. Assim, a eletricidade produzida pode ser distribuída entre os seus moradores.
Confira como é feita a instalação do projeto fotovoltaico
A instalação dos painéis fotovoltaicos em condomínios segue os mesmos princípios que em qualquer outro lugar, a diferença é o tamanho do projeto, ou seja, a quantidade de equipamentos que serão colocados.
Para instalar um projeto, são necessários os seguintes itens:
- painéis fotovoltaicos — recebem os raios solares e os transformam em energia;
- inversor interativo — converte a eletricidade produzida pelos painéis para a forma utilizada pelas redes de distribuição;
- estrutura de suporte — serve de apoio para a instalação dos painéis;
- string-box — dispositivo de segurança que tem a finalidade de evitar choques elétricos e permitir que o sistema seja ligado ou desligado.
Saiba onde os painéis devem ser instalados
O sistema pode ser instalado em diversos locais, o mais comum é nos telhados de prédios ou residências. Porém, os painéis também podem ser posicionados em terrenos dentro ou fora do condomínio. Conhecer o local e o espaço disponível é importante para calcular a quantidade de energia que será possível produzir.
Entenda como será o consumo de energia
A instalação para condomínios deve ser feita em um único projeto central, que deve considerar o consumo de todas as unidades e áreas comuns a fim de estipular o seu tamanho ideal.
Em seguida, esse sistema deve ser conectado à rede de distribuição do condomínio, ou seja, ao relógio principal. Desse modo, toda a energia produzida será injetada na rede, pois, caso contrário, não há como fazer a distribuição para cada unidade.
Veja como funciona o crédito na conta
Como a energia elétrica produzida pelo condomínio é injetada na rede elétrica, a distribuição ocorre em forma de crédito em conta de luz. Portanto, ao fazer o projeto, é estipulado a quanto de abatimento cada unidade terá direito conforme o valor consumido e produzido.
Saiba como são feitos os financiamentos para condomínios
O governo oferece uma linha especial de financiamento para a implementação de projetos fotovoltaicos. Isso porque a energia solar proporciona muitos benefícios ao meio ambiente, bem como ajuda a reduzir o uso das redes de transmissões. Além do Banco do Brasil e BNDES, praticamente todos os bancos oferecem uma linha de crédito para essa finalidade.
Saiba como fazer a instalação em condomínios
Para fazer a instalação, é preciso contratar uma empresa especializada e elaborar um projeto fotovoltaico que atenda às necessidades do seu condomínio. A Plugmais conta com uma equipe altamente capacitada para isso.
Como você pôde ver, a energia solar para condomínios é usada por meio da injeção da eletricidade produzida pelos painéis fotovoltaicos na rede de distribuição. Assim, os créditos correspondentes são fornecidos aos moradores sob a forma de descontos nas contas de luz.
Gostou do nosso artigo sobre energia solar? Então assine a nossa newsletter e receba nossas publicações diretamente no seu e-mail!