Entenda a importância da gestão de custos e como usá-la a seu favor

Entenda a importância da gestão de custos e como usá-la a seu favor

É impossível gerir uma empresa sem mensurar devidamente os gastos. Afinal, são eles a diferença entre o que entra no caixa e o que vira lucro. E esse controle é a chave para que as empresas consigam se sustentar e se manter no mercado.

Portanto, para maximizar os ganhos e conseguir condições para o crescimento e profissionalização de um negócio, uma boa gestão de custos é fundamental, pois é ela que vai garantir que a empresa não terá prejuízos e, muito menos, correrá o risco de encerrar suas atividades por falta de controle e organização.

Neste artigo vamos mostrar a você como é possível usar a gestão de custos ao seu favor. Quer saber mais sobre esse assunto? Leia os tópicos a seguir.

O que é gestão de custos?

Esse conceito representa nada mais do que um gerenciamento inteligente dos gastos, que ajuda o gestor a identificar oportunidades de investimentos e possíveis gargalos que estejam atrapalhando o desempenho no mercado.

Um dos grandes desafios das companhias é se manter e gerir de forma correta os custos, a fim de buscar a sustentabilidade. O problema é que muitos gestores se preocupam demais com os produtos/serviços finais e pouco com os gastos internos que envolvem todas as fases de produção.

Os custos podem ser divididos entre diretos e indiretos. O primeiro tipo está relacionado com as atividades internas propriamente ditas: executadas por funcionários, com os equipamentos da própria empresa no local de trabalho. Já o segundo define os dispêndios com tarefas terceirizadas.

Os custos também podem ser fixos ou variáveis. Fixos são os que não mudam com o tempo, já os variáveis são os que sofrem alterações. É importante ter um cuidado em relação aos que variam, pois podem facilmente sair do controle dos gestores. Se esses gastos aumentaram, você tem que saber o porquê e criar ações para tentar reduzi-los.

Com mais conhecimento sobre os custos e sobre o fluxo do dinheiro é possível aumentar a margem do lucro, melhorar a organização e o planejamento dos processos e, por conseguinte, tomar decisões mais estratégicas.

Como fazer uma boa gestão de custos?

Registre tudo em planilhas

Registre cada item e o custo de cada um em uma planilha detalhada e minuciosa. Assim, é possível compreender melhor a construção dos seus preços e checar se eles realmente estão adequados. Entender o que é mais caro e o que é mais barato ajuda os gestores na tomada de decisão, pois eventualmente precisarão dessas informações para decidir o que cortar e o que manter.

Muitas vezes, o motivo do balanço estar vermelho no final do mês não é necessariamente a falta de vendas, mas, sim, o conjunto de gastos desnecessários acumulados. E o contrário também é válido: se no final o resultado foi satisfatório, não quer dizer que o faturamento é realmente o máximo que você pode conseguir. Ter um registro detalhado em planilhas ajuda a entender isso.

Faça análises constantes

Estabeleça métricas e estude o desempenho do seu negócio de acordo com elas. Faça análises criteriosas constantes, tentando compreender quais são os acertos e erros das estratégias atuais. É importante contar com uma ferramenta como a análise SWOT, que elenca o conjunto de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de um negócio. Essa matriz ajuda na projeção do futuro, na visualização do que está influenciando o crescimento da empresa e o que deve ser ajustado.

Leve estoques e manutenção em consideração

Gerir uma organização é também pensar em longo prazo. Por isso, leve em conta os futuros investimentos com manutenção de novos equipamentos, por exemplo. Além disso, pode ser importante investir na atualização dos dispositivos e no treinamento dos funcionários.

Os estoques também devem ser considerados. Quando os produtos permanecem estocados, eles são custosos para a empresa, por esse motivo, o objetivo é sempre reduzir a carga interna. Conhecer bem os gastos relacionados com as mercadorias que não foram vendidas pode ajudá-lo a tomar decisões no futuro, como pensar em eventuais promoções, por exemplo.

O gerenciamento inteligente dos gastos é fundamental para que as companhias se mantenham vivas e sólidas por muito tempo. Com isso, é possível lucrar mais e receber o que é devido.

Uma boa gestão de custos pode afetar diretamente o dia a dia da sua empresa, conferindo mais organização e menos dor de cabeça.

Se você gostou de aprender mais e reconhece a importância de temas como esse, nos siga nas redes sociais para aprofundar ainda mais seus conhecimentos. Estamos no FacebookLinkedIn e Twitter.

 

Plugmais Distribuidora

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar