Manter uma rede bem estruturada e otimizada é fundamental para garantir a qualidade da transmissão de dados. Nesse sentido, o uso de um conversor de mídia pode garantir importantes benefícios para uma empresa.
Portanto, neste texto, vamos falar sobre esse equipamento, suas principais vantagens e modelos para que você possa escolher o que mais se encaixa às suas necessidades. Acompanhe.
O que é um conversor de mídia?
Os conversores de mídia, também chamados de conversores Ethernet, são equipamentos que têm a função de transformar sinais elétricos em óptica. Ou seja, sua função é possibilitar a mudança de eletricidade para luz na transmissão dos dados.
Dessa forma, eles viabilizam o uso da fibra óptica como meio de transmissão de dados em lugar dos fio de cobre. Isso torna a rede mais moderna, prática e eficiente.
Por que usar um conversor de mídia?
O uso de conversores de mídia proporciona, principalmente, dois benefícios importantes: imunidade às interferências, aumento no alcance e na velocidade. A seguir explicamos cada um deles.
Imunidade às interferências
Um dos principais pontos negativos dos cabos de cobre na transmissão de dados está em sua fragilidade quanto às interferências externas. Por conduzirem o sinal de forma elétrica, eles estão sujeitos a diversos problemas em casos de alteração na corrente.
Essas alterações podem ser causadas por diferentes motivos. Os mais recorrentes são descargas provocadas por equipamentos como motores e as atmosféricas. Inclusive, a média anual de raios no Brasil é de quase 78 milhões.
Por outro lado, o sinal óptico não sofre essas intervenções, visto que a fibra conduz apenas sinais de luz em seu interior. Sendo assim, ela pode ser instalada junto ao cabeamento de energia elétrica do local sem oferecer qualquer prejuízo.
Aumento no alcance e velocidade
A fibra óptica permite um aumento significativo no alcance da rede de dados. Afinal, a qualidade do sinal se mantém por maiores distâncias e o comprometimento das informações trafegadas é muito menor.
Em comparação direta, os cabos de par trançado têm um limite de alcance de 100 metros enquanto na fibra óptica pode alcançar dezenas de quilômetros entre um ponto e outro. Tudo isso sem perda de dados e de forma mais rápida.
A velocidade da luz é bem maior que a da eletricidade. Além disso, a estrutura de um cabo de fibra óptica é otimizada para proporcionar o mínimo de perdas possível.
Quais são os principais modelos disponíveis no mercado?
Existem vários modelos de conversores de mídia disponíveis no mercado, mas a grande maioria se enquadra em duas categorias: Fast Ethernet e Giga Ethernet. Vamos conhecê-las.
Fast Ethernet
O conversor de mídia Fast Ethernet trafega os dados em velocidade de 100 Mbps. Eles são mais baratos e atendem bem a pequenas demandas, como empresas menores e com poucos equipamentos interligados.
Giga Ethernet
Os modelos Giga Ethernet alcançam velocidade de até 1 Gbps. Sendo assim, eles têm capacidade maior de tráfego de dados e, por consequência, têm um valor mais alto. Por isso, são indicados para projetos maiores e mais complexos.
Se você precisa aumentar o alcance e a velocidade da sua rede sem perder qualidade de sinal nem sofrer interferências elétricas, o uso de um conversor de mídia é a melhor solução. Então, não perca tempo e invista na melhoria da sua estrutura.
A gente espera que este conteúdo tenha sido útil para você. Aproveite a visita ao nosso site e entre em contato agora mesmo. Certamente teremos a melhor solução para o seu negócio!