como crimpar um cabo de rede

Passo a passo: aprenda como crimpar um cabo de rede

A crimpagem de cabos é um procedimento que faz toda a diferença durante a instalação de uma rede de computadores. Para quem trabalha com segurança eletrônica, dominar bem os equipamentos auxilia em uma transmissão de dados de qualidade.

Neste post, abordaremos melhor esse assunto. Você entenderá a ideia por trás do procedimento, assim como a sua importância. Além disso, explicaremos como crimpar um cabo de rede da forma correta, por meio de um passo a passo.

Ficou interessado em aprender a crimpar cabos? Então continue a leitura!

O que é a crimpagem de cabos de rede?

A palavra crimpar é originária do verbo em inglês “to crimp”, que quer dizer moldar uma superfície. Para fazer esse procedimento, uma das ferramentas é o alicate de crimpagem, cuja função é pressionar os contatos de um conector RJ-45. Assim, ele se fica pressionado contra os fios do cabo de rede, garantindo que ele funcione corretamente.

Por que é importante crimpar cabos de rede?

O bom funcionamento de uma rede residencial ou corporativa depende diretamente dos cabos. Dado o contexto, também é importante salientar que a funcionalidade dos cabos se estende ao compartilhamento de impressoras e transferência de arquivos entre dispositivos.

Como crimpar um cabo de rede?

Agora que você sabe o que é crimpagem de cabos e a sua importância, acompanhe, nos subtópicos a seguir, o passo a passo para fazer o procedimento da forma correta.

Separar o material

Você precisará de conectores RJ-45, alicate de crimpagem, os cabos e um testador, sendo que este último serve para verificar se existe transmissão de sinal no cabo ao término do procedimento. Mesmo que o operador seja experiente, é importante que ele tenha conectores e cabos a mais, caso ocorra algum imprevisto.

Escolher o cabeamento

Existem três possíveis opções de cabos: o straight, o crossover e uma variação do crossover para Gigabit Ethernet. O primeiro é responsável por conectar computadores a hubs ou switches. Já o segundo é usado para conectar dois computadores. Por fim, o terceiro serve para conectar placas e switches Gigabit Ethernet.

Padrões EIA 568A e EIA 568B

Esses padrões dizem respeito à ordem dos fios que devem ser colocados dentro do conector RJ-45. Se for utilizado um cabo straight na crimpagem, o padrão a ser adotado deve ser o mesmo em toda a rede. Para cabos crossover convencionais, deve ser utilizado o EIA 568A em uma ponta e o EIA 568B na outra. Para o crossover Gigabit Ethernet é utilizado somente o EIA 568B.

Conectar os cabos

O alicate de crimpagem tem uma lâmina para cortar os fios internos do cabo e outra para cortar o próprio cabo. Além disso, é preciso:

  • desencapar os cabos de rede;
  • separar os pares de fios, de acordo com o padrão que foi escolhido;
  • cortar as folgas dos fios, para que fiquem com um comprimento de somente dois centímetros;
  • inserir os fios no conector RJ-45, lembrando-se de colocar para baixo a trava do conector;
  • colocar a capa azul até a metade do conector e verificar se os fios ficam encostados em seu final;
  • fazer a crimpagem propriamente dita, pressionando o conector;
  • ao final, use o testador de cabos para verificar se o procedimento foi feito da forma correta.

Deve ser verificado se todas as placas do conector do cabo estão encostadas nos oito fios. Convém ressaltar que o domínio no manejo do alicate é fundamental, além da escolha adequada do padrão. Se houver a necessidade de deslocamento, isso pode ser feito com o auxílio de tubos ou calhas; contudo, isso deve ser feito antes da crimpagem, pois os cabos passam com mais facilidade pelas tubulações quando não estão crimpados.

Para ter uma transmissão de dados com qualidade, saber como crimpar um cabo de rede é fundamental. Quem trabalha com segurança eletrônica deve ter em mente aspectos importantes, como a escolha dos cabos e os padrões que são requeridos por cada um deles.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e aproveite para conhecer mais sobre rede mesh!

Plugmais Distribuidora

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar