Com a modernização dos meios de transmissão de dados e o aumento da demanda por mais velocidade, flexibilidade e segurança, novas tecnologias são necessárias. Por isso, estamos assistindo ao crescimento da fibra óptica no mundo todo — e o Brasil não está de fora.
É importante ficar atento a essa demanda para que você consiga entregar um serviço mais profissional e de qualidade e atrair mais pessoas para o seu negócio. Para isso, é preciso se preparar para a revolução que a fibra está protagonizando.
Acompanhe os tópicos a seguir para aprender mais!
O que é a fibra óptica?
É uma tecnologia baseada em um filamento flexível e transparente que conduz informações por meio da luz, com um fenômeno chamado de reflexão. Por conta disso, é conhecida por uma alta capacidade de transmissão, por alta velocidade e baixa atenuação. Um cabo consegue transmitir cerca de um bilhão de bits por segundo.
Com a evolução das ferramentas computacionais e o surgimento de tendências como internet das coisas e análise de Big Data, a demanda por alta conectividade cresceu bastante nos últimos anos. Para que essas aplicações funcionem corretamente, com processamento em tempo real, a internet tem que ser rápida e estável.
A necessidade por mobilidade e praticidade e a explosão do streaming de áudio e vídeo também geraram essa necessidade.
Nesse contexto, os antigos cabos de cobre não conseguem suprir totalmente essa demanda, por causa de suas limitações, que envolvem a necessidade de muitos repetidores para levar sinais a grandes distâncias e a baixa imunidade a interferências externas.
Os cabos de fibra óptica podem ser divididos em dois tipos: monomodo e multimodo. O primeiro tipo é adequado para grandes distâncias, com pouca perda de sinal; já o segundo é caracterizado por propagação de luz em diferentes modos e é ideal para pequenas distâncias, sendo, portanto, usado em LANs (redes locais). Esse tipo também envolve menos custos.
Apesar do crescimento exponencial, esse padrão ainda é cercado de muitos mitos e dúvidas sobre sua eficiência.
Quais as aplicações da fibra óptica no mercado?
Veremos, a seguir, algumas aplicações dos cabos de fibra óptica atualmente.
Telefonia
Essa tecnologia já está sendo utilizada para permitir tráfego interurbano — e outras demandas relacionadas — por conta da sua facilidade com grandes distâncias e maior capacidade de transmissão de informações. Por isso, é uma solução para redução de custos no setor, e já existem aplicações para ligações urbanas também.
Cabos submarinos
Uma das vantagens da fibra óptica é sua resistência a condições adversas de temperatura e pressão. Isso facilita a instalação dos cabos em locais mais difíceis, como nos oceanos, para interligar continentes.
Outra vantagem que possibilita essa aplicação é o tamanho reduzido do cabo, que permite uma flexibilidade maior e um leque maior de opções para quem deseja instalar essa tecnologia. Ademais, com esse padrão, é possível utilizar menos repetidores, com uma distância de 100 km, porque o sinal é prolongado por distâncias maiores.
TV a cabo e internet
Essas vantagens, aliadas ao fato de que um cabo de fibra é imune a interferências eletromagnéticas e mais resistente, também favorecem o uso em instalações de TV a cabo e internet. É possível utilizar em grandes distâncias com uma qualidade estável e sempre consistente.
Esse uso se relaciona diretamente com a demanda por mais dados que mencionamos no primeiro tópico. Uma internet mais rápida possibilita essa interconexão com maior qualidade.
Sensores
Essa aplicação está diretamente ligada ao uso de internet das coisas. A tecnologia de transmissão de dados por meio da luz ajuda a criar uma infraestrutura sólida, para que diversos sensores estejam interconectados na internet e enviem dados para uma central em tempo real, por exemplo. Essas informações enviadas viram suporte à tomada de decisões, com impacto decisivo no contexto dos negócios.
Isso está sendo usado em diferentes segmentos atualmente — nos industriais, na logística, no setor militar, na medicina e na indústria automobilística. Junto da computação em nuvem, a fibra óptica forma o alicerce para que essas ferramentas sejam implementadas com sucesso.
Como tem sido o crescimento da fibra óptica no Brasil?
No nosso país, esse tipo de cabo começou a ser utilizado em 1977, em pesquisas na Unicamp em parceria com a Telebrás.
A demanda está crescendo nos últimos anos, e os especialistas e empresários do ramo indicam que a tendência é que esse crescimento se mantenha estável nos próximos 3 a 5 anos.
Por isso, tem crescido também a necessidade de treinamento especializado para instalação desse tipo de equipamento.
É uma tendência atual, que está acontecendo e mudando paradigmas. A necessidade por uma qualidade superior é mundial, e o Brasil está começando a perceber as vantagens do investimento nesse padrão.
No entanto, isso não necessariamente quer dizer que todos os outros modelos de comunicação vão desaparecer, e sim que a fibra óptica vai continuar ganhando espaço. As companhias que trabalham com telecomunicações terão que se adaptar ou poderão ficar ultrapassadas.
Os provedores de internet começaram a perceber que existe um mercado amplo e uma série de vantagens em focar nesse paradigma, por isso, já estão se adaptando. Como já mencionado, esse padrão permite que os sinais sejam levados a maiores distâncias, com maior estabilidade, o que implica redução considerável de custos para esse tipo de empresa.
Diversas cidades brasileiras já estão sendo conectadas com as estrangeiras por meio dos cabos de fibra óptica. Ademais, o setor empresarial também está começando a investir em soluções que envolvem esse meio de comunicação por causa de seus benefícios concretos e da redução significativa nos custos.
Além de tudo isso, o Brasil também está na espera pela evolução do 5G, novo padrão de transmissão de dados que permitirá mais velocidade e um maior suporte a mais dispositivos conectados.
Aos poucos, o país vai conhecer os benefícios da implementação, mas, para que essa rede móvel funcione corretamente, os cabos que transmitem informações por meio da luz são imprescindíveis.
Quais as vantagens da fibra óptica?
Como já citado, as vantagens da fibra óptica são: a velocidade, por causa da transmissão que utiliza luz; capacidade de adaptação em locais difíceis, por conta do pequeno tamanho; baixa atenuação, mais resistência, entre outros.
Tudo isso resulta em menos custos de manutenção, uma vez que os cabos duram mais e mantêm a qualidade por mais tempo, e maior retorno sobre os investimentos, devido a sua ampla aceitação e grande demanda.
Em 2017, a expansão do uso foi impressionante no Brasil. Segundo a Anatel, a porcentagem dos municípios que têm acesso a cabos desse padrão foi de 58% para 63%, atraindo, com isso, investimento de grandes companhias operadoras e provedoras de serviço.
O mercado está mostrando que prefere a fibra óptica a cabos de cobre, que já provaram que são ineficazes diante de diversas situações.
Por isso, é fundamental que as empresas que lidam com equipamentos de infraestrutura estejam preparadas para os seus clientes e para a necessidade do mercado. Afinal, a concorrência é alta, e para conseguir destaque, vale a pena investir em algo que agregue retorno concreto.
Se você gostou de aprender mais sobre o crescimento da fibra óptica no Brasil, acesse o nosso blog e confira outros conteúdos de qualidade!