Com o crescimento da capacidade de banda das redes atuais e o aumento da demanda por serviços de nuvem, a migração de provedor para fibra óptica é uma necessidade para muitas empresas. Quando uma instalação com cabos UTP, de rádio ou outras formas de cabeamento já não oferece a velocidade ou não dá suporte ao número de usuários conectados, é hora de considerar esse processo.
Para aplicar essa mudança, é preciso atentar aos recursos técnicos e às mudanças de infraestrutura. Para garantir que essa é a solução para o seu problema, neste artigo entenderemos mais sobre esse assunto. Vamos lá?
Por que migrar para a fibra óptica?
O principal motivo de migração para a fibra óptica é o aumento da demanda por conectividade. Opções de cabeamento tradicionais têm velocidade limitada, fator impeditivo para empresas que utilizam serviços de nuvem ou com grande número de colaboradores. Como resultado, a conexão passa a apresentar instabilidades e perda de qualidade. Em termos de negócios, gera prejuízos e queda na produtividade.
Assim, existem alguns motivos que devem ser levados em conta para decidir por essa migração de provedor:
Alto consumo de dados
Existem serviços que exigem maior consumo de dados, e a velocidade é definitiva para isso. Ferramentas de videoconferência, por exemplo, precisam de redes com baixa latência para ter nitidez e realizar transmissões em tempo real. Da mesma maneira, o tráfego de informações para servidores de nuvem exige alta velocidade, uma vez que elas podem ser necessárias para outros membros da equipe de desenvolvimento em tempo real, por exemplo.
Por dar suporte a velocidades de transmissão mais altas e ter baixa interferência eletromagnética, a fibra óptica é capaz de suprir essa demanda.
Menor custo de manutenção
Duas famosas vantagens da rede de fibra óptica são o baixo custo de manutenção e a vida útil prolongada. Apesar de exigir investimentos em sua implementação com equipamentos específicos, no longo prazo, isso significa menos gastos para manter a infraestrutura funcionando com eficiência. Dessa forma, visitas de técnicos se tornam menos frequentes, e os serviços da empresa dificilmente são interrompidos para a manutenção periódica.
Maior escalabilidade
Em redes corporativas, a escalabilidade é um fator relevante. Ou seja, a capacidade de expandir a rede de acordo com a demanda. A fibra óptica é facilmente expansível, o que permite a instalação de novos dispositivos sempre que necessário. Em computação em nuvem, isso também é um ponto forte. Caso a realidade de uso exija maior velocidade, a rede é adaptada para garantir a taxa de transferência correta.
Qual é o melhor momento para migrar para fibra óptica?
Além de considerar os benefícios oferecidos pela fibra óptica, é preciso ter clareza para analisar o momento correto para a migração. Podem existir outras opções de conectividade para solucionar os problemas encontrados e também é preciso avaliar a disponibilidade de espaço para isso. Por exemplo, em plantas industriais já construídas, a substituição de cabeamento pode ser complexa.
Início de construções
Não há momento mais fácil para a implementação de fibra óptica do que o da construção de um novo prédio. Nessa hora, os pontos de rede necessários podem ser definidos na planta e já instalados com pontos elétricos. Afinal, sempre que uma nova instalação empresarial é iniciada, é interessante utilizar os recursos mais atuais disponíveis no mercado.
Pelo outro lado, a instalação de tecnologias datadas em novos projetos exigirá substituições no futuro e possivelmente novas obras estruturais. Isso traz complicações em termos de negócios e pode comprometer toda a operação da empresa.
Deterioração da rede
Em redes já instaladas, pode existir o momento em que a manutenção se torna um problema frequente. Isso porque instalações antigas tendem a apresentar problemas de cabeamento, principalmente pela existência de fios quebrados e conexões desgastadas.
Nesse momento, devem ser considerados os custos de manutenção da rede e também para a atualização do cabeamento já existente. No longo prazo, esse pode ser um bom momento para investir em um novo sistema de cabeamento baseado em fibra óptica.
Expansão da rede existente
Com o crescimento de uma empresa, a demanda por maior infraestrutura é natural. Sistemas de cabeamento datados apresentam maior dificuldade na expansão da rede, o que pode exigir investimentos altos. Assim, na hora de optar por uma expansão da rede já existente, pode ser interessante o orçamento de uma nova instalação com um provedor de fibra óptica.
No longo prazo, a fibra facilita o processo de expansão sempre que necessário, com a possibilidade de instalar novos cabos com maior facilidade. Além disso, essa tecnologia deve seguir como o padrão de mercado durante muitos anos, uma vez que ela dá suporte para conexões bem acima das praticadas no mercado.
Como funciona a migração de provedor para fibra óptica?
Estudados todos os pormenores da instalação de fibra óptica e os melhores momentos para realizar essa migração, vamos compreender como esse processo se dá na prática. Primeiro, é necessário analisar com cuidado a planta do local, para não esbarrar em impeditivos técnicos no meio do projeto.
Por exemplo, é necessário desenhar com cautela o trajeto do cabeamento, para não cruzar instalações ou ser impedido pela existência de uma pilastra. Esse tipo de equívoco é comum em instalações de grande porte e, por isso, é um ponto de atenção. Naturalmente, todo esse trabalho deve ser acompanhado pelo provedor de fibra óptica, de modo a instalar os pontos visando o ótimo funcionamento de toda a rede.
Em redes já existentes, é recomendado que a migração seja executada gradualmente, para não interromper o funcionamento dos processos em andamento. Isso exige planejamento para a troca de equipamentos em horários de baixo consumo de dados, além da transferência de tráfego para a infraestrutura remanescente.
No mais, a instalação de fibra óptica é bastante semelhante à de redes sem fio ou de rádio. Por isso, o provedor de fibra não encontrará dificuldades em migrar a conexão já existente para esse tipo de tecnologia.
Gostou de entender mais sobre o processo de migração de provedor para fibra óptica e quando é hora de pensar nessa mudança? Então, assine a nossa newsletter e receba artigos sobre essa e outras tecnologias no seu e-mail!