Como a internet das coisas tem mudado o cabeamento estruturado?

Como a internet das coisas tem mudado o cabeamento estruturado?

A internet das coisas é uma das tecnologias mais comentadas pelas empresas na atualidade. Segundo a Associação Brasileira de Softwares (ABES), esse mercado deve movimentar US$ 8 bilhões no Brasil em 2018. Para o seu bom funcionamento, o uso do cabeamento estruturado é importante.

Mais do que uma simples instalação, o cabeamento estruturado é um sistema pautado por padrões globais para redes de informática e telefonia. Baseado em conectores RJ45 e cabos UTP, esse cabeamento tem como principal vantagem a facilidade de instalar novos dispositivos à rede, de acordo com a necessidade de expansão.

Neste post, vamos entender e relação entre internet das coisas e esse tipo de cabeamento. Vamos lá?

A importância do cabeamento estruturado

Normalmente, o cabeamento de rede é feito de ponto a ponto, conectando os dispositivos que precisam de conexão ao modem ou roteador. No entanto, no sistema de cabeamento estruturado, há uma série de painéis de rede para que os dispositivos possam ser inseridos e removidos sem precisar mexer nos cabos.

Dessa forma, o sistema de links garante maior estabilidade à rede e elimina a necessidade de desconectar todo o sistema para fazer manutenção. Ou seja, trata-se de uma abordagem para criar redes mais robustas, ideal para prédios, casas e empresas inteligentes.

Os benefícios do cabeamento estruturado

Quando falamos sobre o uso do cabeamento estruturado, as principais vantagens são o baixo custo de manutenção, a redução de risco de queda, a alta velocidade e a compatibilidade com a internet das coisas.

Por serem resistentes, os cabos de fibra óptica e Cat 6 dificilmente apresentam problemas. Mesmo assim, um sistema bem organizado ajuda na substituição de cabos quebrados sem comprometer toda a rede.

Por contar com equipamentos de última geração, esse tipo de cabeamento também possibilita conexões de até 10 Gbps — velocidade suficiente para transmissão de grandes volumes de dados.

O cabeamento estruturado e a internet das coisas

Somando aos dois benefícios explicados no tópico anterior, o terceiro e mais importante para nós é a compatibilidade com a internet das coisas. Essa tecnologia conecta dispositivos e objetos físicos, como carros, equipamentos industriais e muitos outros. Assim, é importante o investimento de uma rede estável e de alta velocidade para transmissão de dados em tempo real.

Como os dispositivos são conectados entre si via rede sem fio, manter a sua segurança é parte importante do projeto. Caso contrário, a invasão de um equipamento simples pode se espalhar rapidamente para toda a rede e comprometer o projeto inteiro.

Para evitar tal situação, a velocidade e a integridade da conexão são muito importantes para detectar e corrigir erros em tempo real. Assim, o investimento no cabeamento estruturado também garante mais segurança aos equipamentos.

A internet das coisas é uma tecnologia com grande potencial, tanto para automação residencial como empresas. Ela permite que dispositivos antes offline se comuniquem em tempo real, melhorando a integração de sistemas e permitindo o melhor controle de dados. Embora possa ter custo elevado na hora da instalação, o sistema de cabeamento estruturado é o mais aplicado no mercado atual.

E aí? Conseguiu entender um pouco mais sobre os benefícios desse tipo de cabeamento para aplicações de internet das coisas? Se sim, não deixe de compartilhar com os seus colegas nas redes sociais!

 

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar