casas automatizadas

Casas automatizadas: quais as tendências com a evolução da IoT?

A revolução gerada pela Internet das Coisas (IoT) não envolve apenas os pequenos objetos que usamos em nosso dia a dia. Mais que utensílios e pessoas, a IoT já está impactando o futuro do lugar em que moramos.

As casas automatizadas, que unem segurança e automação, já representam uma realidade que tem impactado diretamente a vida das pessoas.

Para ficar por dentro dessa tendência e entender o que esperar nos próximos anos, continue a leitura!

O que são casas automatizadas?

São ambientes que propiciam maior comodidade e facilidade por meio de um único dispositivo conectado à internet, como um celular ou tablet. As luzes de uma casa e um ar condicionado, por exemplo, podem ser ligados e desligados com esse dispositivo.

Também é possível gerenciar o consumo de energia em uma casa e fazer um monitoramento remoto com aplicativos de câmeras integradas ao sistema automatizado da casa.

As casas automatizadas oferecem ao morador experiência personalizada, de acordo com os seus hábitos, preferências e necessidades.

Como será o futuro em relação às casas automatizadas?

Há muitas expectativas com relação às casas inteligentes. No Brasil, contudo, ainda não existem muitas perspectivas, pois a retomada do crescimento econômico e, consequentemente, o crescimento do mercado de construção civil são movimentos esperados.

Com o tempo, os eletrodomésticos inteligentes poderão conversar e interagir entre si por meio de uma conexão com a internet. Será possível fazer coisas como programar remotamente a cafeteira pelo celular, por exemplo.

De que forma a evolução da IOT impacta a vida das pessoas?

Com os avanços da IOT, espera-se que os custos de uma casa automatizada sejam menores. Além disso, a internet das coisas visa facilitar a instalação dessas tecnologias e o seu uso.

Segue abaixo cinco inovações oriundas dos avanços da IOT.

Lâmpadas inteligentes

Por meio do celular, será possível programar as luzes que serão acesas e apagadas em uma casa, inclusive remotamente. Também será possível programar cenários de iluminação com diferentes cores e intensidades.

Controles de acesso

As portas da casa também poderão ser fechadas e abertas remotamente. O usuário terá a opção de programar os dias e horários em que desejar a entrada de parentes, amigos e prestadores de serviços. Se alguém não autorizado quiser entrar, o proprietário será notificado pelo celular.

Assistentes virtuais

Os assistentes virtuais poderão ser acionados por comando de voz e serão bastante úteis nas tarefas domésticas. O morador poderá usar o assistente para atualizar a lista do supermercado em função dos itens presentes ou não na geladeira.

Telas multiuso

Serão semelhantes aos celulares e poderão até mesmo substituir o espelho. Nelas, você poderá acessar notícias e assistir vídeos na versão mais básica. Já na versão mais avançada, será possível acessar informações mais específicas, como dados sobre a pele e dicas de como melhor cuidar.

Eletrodomésticos inteligentes

O usuário terá a opção de programar os seus eletrodomésticos remotamente. Outra utilidade é a integração com prestadores de serviços. O morador poderá cadastrar uma lista de itens e ser avisado quando eles estiverem acabando. A geladeira enviará a lista para o supermercado, que entregará em domicílio os produtos.

Sobre a Plugmais

Se você busca soluções de conectividade, como produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicações, a Plugmais realiza esse serviço para empresas dos mais variados setores.

Empresa brasileira sediada em Cuiabá-MT, realiza atendimento a integradores, provedores de serviço, revendas e outras empresas por meio de parcerias com distribuidores regionais, integradores e prestadores de serviços nas áreas de:

  • infraestrutura;
  • informática;
  • telecomunicações;
  • conectividade;
  • segurança eletrônica;
  • redes wireless;
  • fibras ópticas;
  • sistemas de detecção e alarmes de incêndio.

Gostou do conteúdo sobre casas automatizadas? Para conhecer mais sobre a Plugmais, acesse nosso site!

Plugmais Distribuidora

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar