A lucratividade de uma empresa é um dos indicadores financeiros mais importantes para os empreendedores. Mas, para que esse indicador seja apresentado de forma correta, é preciso saber como calcular a margem de lucro dos produtos.
Muitos gestores acabam cometendo pequenos erros na hora de fazer esse cálculo, e qualquer divergência na conta pode culminar em resultados completamente equivocados.
Se você ainda tem dúvidas sobre como encontrar a margem de lucro dos seus produtos, confira as dicas que preparamos neste post. Boa leitura!
Entenda o que é a margem de lucro
Falando de forma bastante resumida, a margem de lucro é o percentual do valor de venda de um produto que “sobra” depois de descontados todos os custos, desde a produção/aquisição até a venda.
Existem dois tipos específicos de margem de lucro: bruta e líquida. Vamos abordar detalhadamente cada um deles a seguir:
Margem de lucro bruta
A margem de lucro bruta consiste na relação entre o lucro operacional e a receita líquida. Na constituição do lucro operacional, são considerados todos os custos fixos e variáveis relacionados diretamente à aquisição ou à produção dos produtos.
Já na constituição da receita líquida, é considerada toda a receita da empresa subtraída das devoluções, abatimentos e impostos sobre vendas.
Margem de lucro líquida
Na margem de lucro líquida, além dos itens já citados no tópico anterior, são consideradas também as despesas gerais da empresa, mesmo aquelas que não estão diretamente ligadas à produção ou à aquisição de produtos para a venda.
Dessa forma, a margem de lucro líquida representa a quantia que, no final de todas as contas pagas e recebimentos feitos, fica com o dono da empresa.
Veja como calcular a margem de lucro
As fórmulas para calcular cada um dos dois tipos de margem de lucro são bastante simples. O que pode complicar é conseguir relacionar todos os itens que constituem cada variável da fórmula.
Mesmo assim, não se apavore! Vamos mostrar dois exemplos, logo abaixo, para que tudo fique mais claro:
Cálculo de margem bruta
A fórmula para o cálculo da margem de lucro bruta é: (Receita Líquida – Custos Operacionais)/Receita Líquida.
Então, imagine que a sua empresa tem uma receita líquida de 300 mil e um total de 150 mil em custos operacionais.
Desta forma, temos: (300 mil – 150 mil)/300 mil = 0,5. Transferindo esse valor para percentual, sua margem de lucro bruta resulta em 50% da receita.
Cálculo de margem líquida
A fórmula para o cálculo da margem de lucro líquida é: [Receita Líquida – (Custos+Despesas)]/Receita Líquida.
Mantendo os dados do exemplo anterior, acrescentando a informação de despesas no valor de 75 mil, temos: [300 mil – (150 mil + 75 mil)]/300 mil = 0,25.
Transferindo esse valor para percentual, sua margem de lucro bruta resulta em 25% da receita.
Redobre a atenção para alguns detalhes
É importante ressaltar que, apesar das fórmulas serem simples, os maiores erros nos cálculos estão na apuração dos valores de cada variável. Por isso, é importante fazer um levantamento completo e minucioso da receita líquida, dos custos operacionais e das despesas da empresa.
Se você gostou deste post sobre como calcular a margem de lucro, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba em seu e-mail todas as nossas novidades da área de tecnologia em segurança eletrônica, telecomunicações e redes!