Em comparação aos repetidores Wi-Fi, o Access Point (ou Ponto de Acesso) é uma alternativa que se mostra mais eficiente dentro de uma empresa. Embora tenha um custo maior, ele oferece vários benefícios adicionais que fazem a sua aquisição ter um interessante custo-benefício.
Pensando em ajudar você, preparamos um conteúdo que te ajudará a entender melhor sobre o que é este dispositivo e como ele funciona. Além disso, mostraremos as suas vantagens e, por fim, discutiremos acerca dos aspectos que devem ser considerados na hora de fazer a compra de um Access Point para empresas.
Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura do post e fique por dentro!
O que é Access Point?
É um dispositivo responsável por receber o sinal da rede, de modo a estender o alcance de uma Internet sem fio. No ambiente corporativo, é útil para levar conectividade a um número maior de dispositivos, como tablets, celulares e computadores.
Dado o contexto, é importante frisar que, embora repetidores e roteadores tenham um funcionamento similar ao Access Point, ambos têm um desempenho limitado, principalmente se a área a ser coberta for grande.
Como funciona o Access Point para empresas?
Quando o sinal chega ao dispositivo, é feita uma transformação, de modo a deixá-lo estável. Depois, o sinal de Internet é repetido, expandindo o alcance, inclusive para grandes distâncias. Alguns modelos também contam com as funções de roteador e repetidor. Dessa forma, os clientes e colaboradores podem se locomover em qualquer dependência interna sem que ocorra perda na qualidade da conexão com a Internet.
Por que as empresas devem utilizar o Access Point?
Conforme foi visto, o uso do Access Point faz com que todas as áreas de uma organização tenham uma boa qualidade no sinal de Wi-Fi. Além disso, é possível citar outros motivos que justificam a importância deste dispositivo, como:
- facilita o trabalho da equipe de TI, no tocante a procedimentos de segurança que ajudam a reduzir a vulnerabilidade da rede;
- melhoram conexões simultâneas para uma grande quantidade de dispositivos;
- permite criar redes diferenciadas, o que melhora o controle na administração das redes corporativas.
O que considerar na hora de escolher um Access Point?
Antes de fazer a aquisição do equipamento, é importante o gestor levar em conta os seguintes fatores:
- potência, de modo que, quanto maior, mais alcance o sinal terá;
- sensibilidade, que diz respeito à capacidade de o Access Point receber o sinal de Wi-Fi;
- capacidade de processamento;
- segurança, relacionada a recursos como a criptografia, reduzindo o risco de invasão da rede por indivíduos não autorizados;
- conexão, de modo a assegurar o desempenho, mesmo com muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo;
- resistência a incidentes de ordem natural, como variações climáticas.
O Access Point para empresas é uma alternativa mais eficiente do que repetidores e roteadores. Apesar de ter um custo maior, a aquisição oferece benefícios diversos, como a facilidade de administração por parte da TI e conexões simultâneas, fazendo com que colaboradores e clientes tenham acesso a um sinal de Internet estável e com qualidade.
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