cftv analógico

Entenda agora as diferenças entre CFTV analógico e digital

Na área de segurança eletrônica, o CFTV (Circuito Fechado de Televisão) é uma das soluções mais conhecidas. Utilizado por residências e empresas dos mais variados portes, ele tem se modernizado ao longo do tempo, oferecendo mais qualidade nas imagens coletadas e praticidades aos clientes.

Pensando em ajudar você a tirar suas dúvidas sobre o assunto, preparamos este artigo. Nele, abordaremos os dois tipos deste sistema: CFTV analógico e digital. Você entenderá melhor como cada um dos sistemas funciona, assim como as diferenças, vantagens e desvantagens.

Ficou interessado em saber mais sobre CFTV? Continue a leitura e fique por dentro!

O que é CFTV?

Circuitos fechados de televisão são compostos por câmeras, responsáveis pela coleta de imagens internas e externas de um determinado ambiente. Um componente fundamental do CFTV é o chamado DVR (Digital Video Recorder), que consiste em um dispositivo de gravação das imagens capturadas por uma câmera de monitoramento.

Como foi dito, existem dois tipos de CFTV: analógico e digital. O primeiro é composto por câmeras analógicas, que reproduzem imagens com grau razoável de definição, em comparação com o sistema digital. Já este tem uma qualidade superior das imagens, capaz de atingir uma resolução de 2592 X 1944. Além disso, conta com recursos adicionais, como o reconhecimento facial e de falta de objetos.

Quais as diferenças entre CFTV analógico e digital?

Acompanhe a seguir, as diferenças, vantagens e desvantagens de ambos os sistemas de CFTV.

A) CFTV analógico: vantagens

  • baixo custo;
  • compatibilidade entre os fabricantes;
  • diversidade de modelos.

A) CFTV analógico: desvantagens

  • qualidade não muito boa das imagens;
  • sofre interferências;
  • instalação complexa;
  • não é adequado para longas distâncias.

B) CFTV digital: vantagens

  • recursos adicionais, como zoom nas imagens, reconhecimento de facial e de falta de objetos;
  • acesso às imagens por meio de dispositivos móveis;
  • instalação mais simples;
  • não sofre interferência;
  • maior segurança, uma vez que pode utilizar a criptografia wireless.

B) CFTV digital: desvantagens

  • preço muito mais elevado.

Muitas empresas de pequeno porte e residências ainda usam bastante o sistema analógico por causa do preço. Grandes empresas, por terem de resguardar um número maior de dados, capital financeiro e humano, normalmente tendem a lançar mão de um CFTV digital.

Qual dos dois tipos de CFTV é o mais indicado?

Tudo vai depender das necessidades da residência ou do negócio e da disposição financeira para tal investimento. Com base nas vantagens e desvantagens citadas, é possível equacionar todas as variáveis, de modo que seja escolhido o sistema com melhor custo-benefício. A nossa empresa, a Plugmais, conta com soluções voltadas para sistemas de CFTV. Temos produtos de qualidade e que atendem às suas necessidades.

Embora o CFTV analógico tenha uma qualidade de imagens inferior ao digital, é válido reiterar que ele ainda é bastante usado, em virtude do preço mais acessível. O sistema digital ainda não acompanhou a tendência de outras tecnologias do mercado, que é a de se tornar mais barata ao longo do tempo.

Gostou do artigo? Para mais informações sobre como a Plugmais pode ajudar você na escolha de um sistema CFTV, entre em contato conosco!

Plugmais Distribuidora

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar