Na área de segurança eletrônica, o CFTV (Circuito Fechado de Televisão) é uma das soluções mais conhecidas. Utilizado por residências e empresas dos mais variados portes, ele tem se modernizado ao longo do tempo, oferecendo mais qualidade nas imagens coletadas e praticidades aos clientes.
Pensando em ajudar você a tirar suas dúvidas sobre o assunto, preparamos este artigo. Nele, abordaremos os dois tipos deste sistema: CFTV analógico e digital. Você entenderá melhor como cada um dos sistemas funciona, assim como as diferenças, vantagens e desvantagens.
Ficou interessado em saber mais sobre CFTV? Continue a leitura e fique por dentro!
O que é CFTV?
Circuitos fechados de televisão são compostos por câmeras, responsáveis pela coleta de imagens internas e externas de um determinado ambiente. Um componente fundamental do CFTV é o chamado DVR (Digital Video Recorder), que consiste em um dispositivo de gravação das imagens capturadas por uma câmera de monitoramento.
Como foi dito, existem dois tipos de CFTV: analógico e digital. O primeiro é composto por câmeras analógicas, que reproduzem imagens com grau razoável de definição, em comparação com o sistema digital. Já este tem uma qualidade superior das imagens, capaz de atingir uma resolução de 2592 X 1944. Além disso, conta com recursos adicionais, como o reconhecimento facial e de falta de objetos.
Quais as diferenças entre CFTV analógico e digital?
Acompanhe a seguir, as diferenças, vantagens e desvantagens de ambos os sistemas de CFTV.
A) CFTV analógico: vantagens
- baixo custo;
- compatibilidade entre os fabricantes;
- diversidade de modelos.
A) CFTV analógico: desvantagens
- qualidade não muito boa das imagens;
- sofre interferências;
- instalação complexa;
- não é adequado para longas distâncias.
B) CFTV digital: vantagens
- recursos adicionais, como zoom nas imagens, reconhecimento de facial e de falta de objetos;
- acesso às imagens por meio de dispositivos móveis;
- instalação mais simples;
- não sofre interferência;
- maior segurança, uma vez que pode utilizar a criptografia wireless.
B) CFTV digital: desvantagens
- preço muito mais elevado.
Muitas empresas de pequeno porte e residências ainda usam bastante o sistema analógico por causa do preço. Grandes empresas, por terem de resguardar um número maior de dados, capital financeiro e humano, normalmente tendem a lançar mão de um CFTV digital.
Qual dos dois tipos de CFTV é o mais indicado?
Tudo vai depender das necessidades da residência ou do negócio e da disposição financeira para tal investimento. Com base nas vantagens e desvantagens citadas, é possível equacionar todas as variáveis, de modo que seja escolhido o sistema com melhor custo-benefício. A nossa empresa, a Plugmais, conta com soluções voltadas para sistemas de CFTV. Temos produtos de qualidade e que atendem às suas necessidades.
Embora o CFTV analógico tenha uma qualidade de imagens inferior ao digital, é válido reiterar que ele ainda é bastante usado, em virtude do preço mais acessível. O sistema digital ainda não acompanhou a tendência de outras tecnologias do mercado, que é a de se tornar mais barata ao longo do tempo.
Gostou do artigo? Para mais informações sobre como a Plugmais pode ajudar você na escolha de um sistema CFTV, entre em contato conosco!