Os sistemas de incêndio são vistos por muitas empresas e condomínios como apenas mais uma exigência legal a ser cumprida, mas isso não é verdade. Eles vão muito além disso e podem proporcionar uma série de benefícios.
São diversos tipos de equipamentos, cada um com uma finalidade específica. Quer saber mais sobre eles? Então confira neste post porque os sistemas de detecção de incêndio são tão importantes.
Importância da prevenção de incêndio
Os incêndios podem causar uma gama muito grande de prejuízos, além de serem extremamente perigosos para a segurança das pessoas. O fogo pode se espalhar rapidamente e as medidas de combate são muito perigosas para pessoas destreinadas.
Portanto, evitar que ele comece ou se instaure é a melhor forma de prevenção. O objetivo da instalação de sistemas de incêndio é garantir que, ao menor sinal de fogo ou fumaça, os responsáveis sejam comunicados para tomar as devidas providências a tempo.
Benefícios do sistema de detecção de incêndios
O principal benefício de um sistema de detecção e alarme de incêndios ⎯ SDAI ⎯ é o de preservação das vidas presentes no local. Afinal, no momento em que o alarme é acionado, as pessoas devem ser orientadas a evacuar a edificação o mais rápido possível. Com o local vazio, fica mais fácil para as equipes responsáveis realizarem o trabalho de combate às chamas.
Além das vidas, o sistema também contribui para a preservação dos bens materiais, já que a brigada de incêndio pode tomar as primeiras providências antes que o fogo se espalhe. Em vários casos, o fogo é extinto antes mesmo que seja necessário aguardar pela chegada do corpo de bombeiros.
Perigos de não ter um sistema de incêndio
Em alguns tipos de empresas, a legislação exige que o SDAI seja instalado para permitir o funcionamento de suas atividades. É o caso daquelas cuja área do empreendimento seja superior a 540 m², ou em casos de atividades com maior risco. A norma que rege os SDAI é a NBR-17.240, criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Outro ponto importante é que, ao contrário de sistemas de câmeras, o SDAI requer uma aprovação do projeto pelo corpo de bombeiros militar. Portanto, não basta apenas instalar os equipamentos. Sem essa aprovação, o estabelecimento fica impedido de funcionar.
Mesmo que não haja a exigência legal para as empresas menores, a falta de um sistema desses pode retardar a identificação do princípio do incêndio. Isso diminui as chances de extinção do foco e permite que as chamas se alastrem, podendo fugir do controle e causar mais danos materiais e riscos paras as pessoas.
Equipamentos e sistemas de detecção
O sistema de incêndio é composto por diversos equipamentos. Na parte de detecção, os mais utilizados são os detectores de fumaça e de temperatura, que acionam o alarme automaticamente. Ainda relacionados à parte preventiva, temos os acionadores de alarme manuais, por alavanca ou quebra-vidros, além das sirenes e luzes emergência.
Também faz parte do sistema a central de alarmes, onde o acionamento dos equipamentos de detecção é exibido. Existem dois tipos de sistemas de alarme: convencionais e endereçáveis. Vamos explicar melhor cada um deles.
Sistema de alarmes convencionais
Nesse tipo de sistema, os dispositivos não são individualmente identificados. Desta forma, no momento do acionamento, a central de alarmes informará que um dos equipamentos foi acionado, mas não será possível saber exatamente qual deles. Para empresas pequenas, é um sistema que atende muito bem, já que a área de busca é relativamente pequena.
Cada alarme de incêndio convencional tem uma quantidade de laços disponíveis de acordo com o fabricante. Conforme a norma, é possível utilizar até 20 equipamentos por laço. Com isso, para a instalação de um sistema convencional em um pequeno prédio, é comum instalar um laço por andar para ajudar na identificação dos equipamentos em caso de acionamento.
Sistema de alarmes endereçáveis
Ao contrário do sistema convencional, no sistema endereçável cada um dos equipamentos recebe uma identificação única, inclusive com informações sobre a localização do equipamento na edificação.
Com isso, empresas muito grandes e com muitos equipamentos podem ter uma precisão maior sobre o foco do problema e atuar de forma mais precisa. Por esse motivo o sistema de alarmes endereçável é melhor do que o convencional e é o mais indicado para projetos maiores e mais complexos.
Marcas com as quais a Plugmais trabalha
Atualmente a Plugmais trabalha com duas marcas:
- Intelbras: brasileira e melhor para alarmes convencionais;
- Bosch: alemã e melhor para alarmes endereçáveis.
Ambos os fabricantes têm painéis de alarmes de incêndio convencionais e endereçáveis, mas cada público é diferente. Para projetos mais comuns e que busquem um melhor custo-benefício, os alarmes convencionais da Intelbras são mais indicados. Por outro lado, para casos mais complexos e de maior porte, os alarmes endereçáveis da Bosch são sofisticados e atendem melhor.
Topologias de instalação
Existem duas topologias de instalação dos SDAI: classe “A” e classe “B”. Vamos entender melhor sobre cada uma a seguir.
Topologia classe A
Também chamado de topologia do laço contínuo, nesse modelo o laço começa na central de alarmes, faz toda a volta no sistema e retorna ao mesmo ponto. Esse tipo é considerado melhor, pois, caso o fio se rompa em algum lugar pelo caminho, cada um dos lados continua se conectando com a central. Isso não acontece no tipo B, como veremos adiante.
Topologia Classe B
Nesse outro modelo, há vários laços que saem da central de alarmes e vão para diversos pontos (sem voltar para a central). É conhecido como topologia “estrela” por formar um desenho que se assemelha a uma. Caso um laço seja rompido, ele perde a conexão com a central e fica impossibilitado de transmitir a informação detectada.
Manutenção do sistema de detecção de incêndio
A manutenção dos equipamentos do SDAI deve ser realizada preferencialmente a cada 6 meses ou 1 ano. Além disso, é importante realizar limpezas frequentes nos detectores para evitar o mau funcionamento. Como a detecção é feita, na maioria dos casos, com base nas partículas de fumaça no ambiente, um detector empoeirado pode ficar impreciso e gerar alarmes falsos.
Além da venda de equipamentos e da prestação de serviços de elaboração e implantação de projetos completos em segurança, a Plugmais oferece treinamentos sazonais de todas as linhas de produtos vendidas. O treinamento de sistemas de incêndio, inclusive, está constantemente com turmas sendo abertas.
Não deixe a segurança da sua empresa para depois. Entre em contato com a gente agora mesmo e faça o seu orçamento!