Quando pensamos em um provedor de internet, logo vem à mente as grandes empresas de telecomunicações. Entretanto, elas têm deixado seus clientes muito insatisfeitos ultimamente. De acordo com o ranking do site Reclame Aqui, dentre as 20 empresas com mais reclamações entre julho de 2017 e julho de 2018, quatro são desse setor.
Sendo assim, surge uma excelente oportunidade para quem está disposto a oferecer serviços e atendimento de qualidade. Além disso, existem muitas localidades onde essas grandes operadoras ainda não chegaram. Ou seja, existe bastante espaço no mercado a ser explorado.
Mas você sabe quais são os requisitos necessários para montar esse serviço? Neste post, mostraremos 5 passos para se tornar um provedor de internet. Acompanhe nossas dicas e boa leitura!
1. Obtenha licença de Serviço de Comunicação Multimídia
O primeiro passo é obter uma licença de Serviço de Comunicação Multimídia junto à Anatel. Esse documento é obrigatório e muito importante para garantir a legalidade do seu negócio. Sem ele, você não conseguirá fechar contratos de aluguel de banda junto aos provedores de links, que é um dos passos que citaremos à diante.
2. Mantenha instalações adequadas para comportar data centers
O segundo ponto importante a ser considerado para se tornar um provedor de internet é saber que você precisará investir (muito) nas instalações. Isso é essencial para abrigar de forma correta e segura todos os servidores e demais equipamentos, como os racks de infraestrutura.
É preciso garantir uma estrutura física adequada, com recursos de segurança da informação e garantia de alta disponibilidade.
3. Tenha sua própria conexão à Internet por meio do acordo de troca de tráfego
Apesar de se tornar um provedor, não é possível criar toda uma estrutura própria. Por isso, você ainda dependerá de algumas provedoras maiores para conseguir uma internet dedicada.
Portanto, faça um acordo de troca tráfego com pelo menos duas empresas diferentes. Dessa forma, nem você, nem seus clientes ficam reféns de uma única operadora.
4. Garanta a capacidade mínima para realizar demandas em nível corporativo
De volta às questões de investimentos, é necessário garantir uma capacidade mínima de operação. Para isso, é preciso adquirir vários equipamentos com tecnologia avançada e grande capacidade de tráfego e armazenamento.
É preciso ter em mente que você poderá prestar serviços para vários tipos e tamanhos de clientes. Ou seja, você deve ser capaz de atender satisfatoriamente desde residências até grandes escritórios.
5. Conheça o mercado específico da região onde pretender ser provedor de internet
Por último, mas não menos importante, conheça a região onde pretende atuar. Cada região tem suas particularidades, de modo que identificá-las é o segredo do sucesso. Portanto, colete todo tipo de informações que possam impactar na oferta de internet. Alguns exemplos são:
- topografia da região, para escolher o melhor tipo de internet (rádio, fibra óptica, entre outros);
- existência de concorrentes;
- condições sociais dos potenciais clientes;
- nível de necessidade dos potenciais clientes;
A análise dessas informações é fundamental para garantir a elaboração da melhor estratégia de atuação da sua empresa. Com isso, suas chances de se estabelecer de forma segura e permanente no mercado serão bem maiores.
Enfim, seguindo esses 5 passos você será capaz de se tornar um excelente provedor de internet. Agora, basta começar a colocar seus planos em prática!
O que achou deste artigo? Se você gostou, aproveite para se inscrever na nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em seu e-mail.