energia solar na agropecuária

O que você precisa saber sobre a geração de energia solar na agropecuária

Desde 2012, a partir da publicação da Resolução Normativa nº482 pela ANEEL, que trata da regulamentação da geração distribuída, o uso de energia solar na agropecuária tornou-se uma excelente alternativa para auxiliar o desenvolvimento do setor. A tecnologia possibilita a execução de uma série de atividades que contribuem com o trabalho no campo e proporcionam inúmeros benefícios.

A seguir, mostramos como a energia solar pode ser aproveitada na agricultura e de que forma funciona essa tecnologia. Continue a leitura!

Saiba como aproveitar a energia solar na agropecuária

A agropecuária é um setor que necessita de eletricidade para muitas de suas atividades. Muitas vezes, a distância é um problema para que a eletricidade chegue até o local e, por isso, a implantação de um sistema fotovoltaico é uma excelente opção para auxiliar na execução de inúmeras tarefas. Veja algumas a seguir!

Bombeamento de água

As bombas de água são muito utilizadas no setor, tanto para a irrigação de plantações quanto na distribuição aos animais. O uso de energia elétrica nem sempre é possível, por conta da distância, como dito anteriormente. Dessa forma, essa é uma das atividades que pode ser atendida com o uso de um sistema fotovoltaico.

Produção de leite

Outra tarefa que necessita de eletricidade é a produção de leite. A falta de luz nas ordenhadeiras pode fazer com que as vacas tenham mastite, uma inflamação nas glândulas mamárias.

Além disso, há a necessidade de manter os tanques de resfriamento, pois se faltar luz, o leite produzido pode estragar rapidamente. Portanto, essa é outra atividade que tem ganhos com o uso da energia solar.

Entenda como funciona a energia solar no setor agrícola

Ao implantar um projeto fotovoltaico, é importante avaliar qual é o tipo de sistema a ser implantado. Isso porque existem duas opções possíveis para o setor. Confira!

Sistema Off-Grid

Nesse modelo, os produtos rurais não estão conectados em uma rede de distribuição. Por esse motivo, para armazenar a energia produzida em excesso, é preciso fazer a instalação de um banco de baterias. Sua principal função consiste em manter a eletricidade durante a noite e dias chuvosos.

Sistema On-Grid

Nesse modelo, os produtos rurais estão conectados a uma rede de distribuição. Dessa forma, ao instalar um sistema fotovoltaico, a eletricidade produzida é injetada na rede de distribuição e a produção em excesso se transforma em crédito para o consumidor.

Entretanto, caso ocorra falha na energia elétrica, o sistema fotovoltaico não funcionará até que a eletricidade seja restabelecida. Uma forma de evitar a falta de luz é utilizar um sistema de backup, ou seja, apesar de conectado à rede, também há um banco de baterias. Assim, caso falte luz, a bateria suporta o funcionamento do sistema.

Saiba como obter a energia rural fotovoltaica

Como forma de apoio na implantação de um sistema fotovoltaico, o governo disponibiliza diversas linhas de crédito nos principais bancos. Portanto, é possível obter financiamento bancário com taxas de juros que vão de 8,5% a 2,5% ao ano, e variam de acordo com a localização e as características do produtor rural.

Conheça um caso de sucesso na utilização de energia solar rural

Recentemente, a Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus) inaugurou a maior usina de produção de energia solar. Localizada em Bebedouro – SP, a usina é capaz de produzir em torno de 1.987 MWh/ano.

Seu objetivo é abastecer 28 unidades da cooperativa por meio de créditos, junto à distribuidora local. A usina conta com 3,6 painéis fotovoltaicos em uma área de 10 mil m².

A estimativa da cooperativa é que a usina traga uma economia de 50% referente ao gasto com eletricidade. A implantação do projeto trará outros benefícios, como o de contribuir com o meio ambiente ao utilizar uma forma de energia sustentável, além de proporcionar maiores oportunidades de crescimento aos cooperados e à comunidade local.

Observe então que existem diversas formas de aproveitar a energia solar na agricultura. A tecnologia funciona como uma aliada no setor e confere inúmeros benefícios em sua utilização, como o aumento em sua produção, redução de despesas com eletricidade e mais desenvolvimento.

Agora que você já sabe como o uso da energia solar pode ajudar o setor rural, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as publicações!

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar