Fonte inesgotável: você sabe como funciona a energia solar?

Fonte inesgotável: você sabe como funciona a energia solar?

Você já parou para pensar sobre como funciona a energia solar? A natureza proporciona tudo o que precisamos para nossa sobrevivência, mas a forma como temos explorado seus recursos tem causado graves consequências.

Sendo assim, a busca por fontes alternativas de energia se tornou um fator de primeira necessidade. Essa mudança é fundamental para preservar a natureza para as futuras gerações, além de possibilitar o desenvolvimento sustentável da geração atual.

Portanto, se você está em busca de fontes renováveis de energia, conheça um pouco mais da energia solar neste post. Vamos explicar o que é, como funciona e quais são os benefícios que ela promove. Confira!

O que é a energia solar?

O sol emite energia sob duas formas: luz, que produz energia elétrica, e calor, que produz energia térmica. No Brasil, quase 88% de toda a energia elétrica produzida vem de fontes renováveis, contudo, apenas 1% são de energia solar, de acordo com a Agência Brasil.

O grande foco ainda está nas hidrelétricas, que geram impactos nos cursos dos rios e na população de seu entorno. A principal vantagem da energia solar é que ela é considerada limpa, ou seja, não gera resíduos ou outros impactos ao meio ambiente.

Como funciona a energia solar?

A transformação dos raios solares em energia se dá por meio de 3 processos distintos, como veremos a seguir.

Térmica

A energia solar térmica é aquela já presente em muitas residências e estabelecimentos comerciais para aquecer a água utilizada no banho ou em processos de produção.

É um sistema simples, que se baseia no uso de placas otimizadas para captar ao máximo o calor produzido pelos raios solares. A água circula pelas placas em canos adaptados e, depois de aquecida, é armazenada em um reservatório apropriado.

Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica exige o uso de placas específicas que transformam a radiação do sol em energia elétrica. De forma simplificada, essas placas são feitas de materiais que, em contato com a luz do sol, geram uma agitação em seus elétrons, produzindo uma corrente elétrica contínua.

Para ser aproveitada para consumo, essa energia passa por um inversor de frequência, que a transforma em corrente alternada. Além do uso direto, essa energia pode ser armazenada em baterias.

Heliotérmica

A energia heliotérmica é um sistema que utiliza a concentração de calor do sol como fonte de geração de energia. Nesse sistema, espelhos são utilizados para potencializar a captação do calor nos receptores.

O calor é utilizado para aquecer um líquido e gerar o vapor que movimenta as turbinas. Estas, por sua vez, geram energia mecânica, tal como as usinas termoelétricas e hidrelétricas. Sendo assim, é um sistema indireto de captação solar.

Quais são as vantagens que ela proporciona?

A vantagem mais importante que o uso do sol como fonte de energia proporciona é a preservação ambiental. O uso de fontes limpas evita a emissão de gases nocivos à atmosfera e contribuem para a sustentabilidade no planeta.

Além disso, trata-se de um investimento que gera grande economia no longo prazo. O custo da energia elétrica utilizada atualmente é muito grande e as fontes alternativas minimizam os valores pagos às concessionárias. Outro ponto é que os financiamentos, atualmente, estão facilitados para aderir a sistemas fotovoltaicos.

Agora que você já sabe como funciona a energia solar, fica muito mais fácil entender sua importância e impactos, tanto no meio ambiente quanto no futuro da sociedade como um todo. Ela representa nossas chances de ter um mundo melhor.

Gostou do texto? Se ainda ficou alguma dúvida, deixe-a aqui nos comentários!

 

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar