Para quem é dono de uma loja, fechar vendas no balcão é uma das melhores formas de conquistar e fidelizar mais clientes. A interação direta do vendedor com o público pode ser bastante lucrativa, se feita da forma correta.
Algumas práticas podem ajudar a tirar melhor proveito desse momento. Neste post, vamos falar sobre o papel do vendedor e ainda mostrar algumas práticas que você precisa adotar na sua empresa para aumentar esse tipo de venda. Confira!
O importante papel do vendedor
O vendedor tem um dos papéis mais importantes dentro de uma loja. É ele quem tem o contato mais direto com os clientes. Isso faz com que ele seja a voz e os ouvidos da empresa no momento da venda.
As atitudes e o comportamento dele definirão se o cliente comprará ou não em sua loja. Um bom vendedor pode conseguir fazer com que o cliente leve mais produtos do que pretendia inicialmente, por exemplo.
Por outro lado, um vendedor despreparado pode oferecer uma péssima experiência ao cliente. Além de não comprar na sua loja, ele ainda pode fazer uma propaganda negativa a seu respeito e prejudicar sua reputação.
Por isso, é muito importante se atentar para o papel do vendedor. É preciso prepará-lo adequadamente e garantir que ele saiba o que deve fazer e como deve agir perante os clientes.
As práticas que ajudam a fechar vendas no balcão
Muitos vendedores são excelentes no que fazem e garantem ótimos resultados. Mas isso não acontece da noite para o dia. Vendedores assim utilizam de estratégias para maximizar as vendas. Entre elas, vamos destacar algumas que você pode aplicar na sua empresa. Vamos a elas?
Conhecer bem os produtos
Essa é a principal de todas. Não importa o quão bom é um vendedor: se ele não conhece o produto, não tem como fechar uma venda. O profundo conhecimento sobre o produto é o ponto inicial para todas as outras práticas.
Ele precisa saber quais são as características de cada produto, quais as suas qualidades, quais os defeitos, como deve ser feita a instalação, com quais outros equipamentos ele é compatível etc.
Identificar as objeções dos clientes
Grande parte dos clientes já entram na loja com alguma objeção ao seu produto. Essas objeções, em geral, estão relacionadas a informações erradas ou incompletas que ele tem.
O primeiro passo é ouvi-lo para entender a objeção. Em seguida, explicar corretamente tudo sobre o produto e mostrar a ele como contornar os problemas que ela imagina.
Demonstrar confiança
Se os seus vendedores conhecem bem os produtos e as tendências do mercado, essa prática será muito mais fácil. Os clientes se sentem mais seguros em comprar quando o vendedor demonstra total confiança no que está dizendo.
Para isso, a fala precisa ser firme e as informações devem ser precisas. Nada de ficar enrolando o cliente ou inventando histórias mirabolantes. O vendedor deve ser simples, direto e falar a mesma língua do cliente.
Ter proatividade
A proatividade é uma característica de perfil que você deve buscar ao contratar um vendedor. Ela ajuda a aumentar as vendas, visto que um vendedor proativo está sempre pensando no próximo passo.
É uma excelente forma de conseguir vender mais produtos para o mesmo cliente, antecipando algumas necessidades relacionadas aos produtos que ele já está levando.
Aumentar as vendas na loja não precisa ser um desafio tão grande. Basta seguir as melhores práticas e manter os seus vendedores sempre atualizados.
Mas, para conseguir fechar vendas no balcão, é preciso fazer com que as pessoas cheguem até a sua loja. Para isso, temos um excelente post que ensina 5 estratégias de marketing para aumentar suas vendas. Nos encontramos lá!