Em um dado momento, o varejo e a indústria começaram a ver uma deficiência em seu modelo de negócios. Foi identificada a necessidade de aprimorá-lo, de modo que ambas as partes tivessem vantagem. É em meio a esse cenário que surgiu o trade marketing.
Neste post, explicaremos melhor a ideia por trás desse recurso, que pode ser considerado um intermediário estratégico entre o setor de marketing e o de vendas em uma empresa. Você conhecerá os benefícios e três das principais estratégias de trade marketing. Por fim, mostraremos como encontrar um profissional qualificado para colocá-lo em prática.
Continue lendo o nosso post e fique por dentro do tema!
O que é trade marketing?
O trade marketing pode ser entendido como uma estratégia de posicionamento dos produtos em um ponto de vendas (PDV). O objetivo é atrair e encantar clientes, além de fazer com que um determinado item torne-se uma preferência deles com o passar do tempo.
Muitas vezes, quando vamos ao supermercado, por exemplo, nos deparamos com um determinado produto que é colocado em uma posição estratégica. Não é por acaso. Existe por trás todo um planejamento com o intuito de aumentar a sua visibilidade.
Um bom exemplo disso são períodos de sazonalidade como a páscoa, em que vemos os ovos de chocolate pendurados no teto do supermercado ou, até mesmo, chocolates de caixa ou em barra em lugares de destaque.
Os principais benefícios do trade marketing são:
- aumento do volume de vendas;
- maior percepção por parte do público;
- domínio de mercado.
Quais são as três melhores estratégias de trade marketing?
Acompanhe a seguir as três principais formas de você implementar um trade marketing de sucesso.
1. Merchandising criativo
Para um merchandising criativo, é preciso atentar-se às tendências de consumo. Uma das maneiras de fazer isso é usar os aplicativos de trade marketing. Eles fornecem uma série de métricas que ajudam na modelagem daquilo que o público deseja e espera de um determinado produto.
2. Organização do PDV
Em relação à organização do ponto de venda, o primeiro procedimento é colocar produtos similares em locais próximos. Como indicamos no subtópico anterior, você pode usar um aplicativo. Um dos mais conhecidos é o TopTrade.
3. Ações de promotores
Os promotores atuam como um elo entre a empresa produtora e o varejo. Uma das possíveis funções desse profissional é oferecer amostras grátis de degustação dos produtos. Esse procedimento pode contribuir bastante para que o varejista tome a decisão favorável de oferecer o produto em seu estabelecimento.
Como encontrar um profissional de trade marketing?
Um bom profissional de trade marketing é aquele que está atualizado sobre as tendências do mercado além de ter habilidades técnicas. Por isso, é importante contar com gerentes e analistas.
O primeiro, entre outras coisas, precisa ter visão estratégica e inovadora. Já o segundo precisa lidar bem com dados, fornecendo as métricas mais relevantes para o bom andamento da estratégia de trade marketing.
Convém frisar que também é possível aplicar o trade marketing no ambiente digital. Dentre os aspectos a serem considerados, é possível citar:
- as imagens dos produtos devem ter qualidade e mostrá-los de todos os ângulos;
- mostrar o feedback de quem já comprou o produto;
- fazer uma descrição completa, também para fins de otimização dos mecanismos de busca.
Quando forem implementadas, as estratégias de trade marketing apresentadas aqui farão com que os resultados da indústria e do varejo sejam melhores. Em outras palavras, esse aprimoramento do modelo de negócios é uma relação em que todos os envolvidos ganham.
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