Para economia de custos, uma das soluções mais comuns hoje em dia é a energia solar em casa. Essa é uma alternativa interessante por causa da praticidade da instalação e por ser uma fonte limpa, que não requer manutenções complexas.
Se você quer aprender mais sobre esse recurso e profissionalizar ainda mais o seu negócio, confira este artigo.
A energia solar
A energia solar é uma fonte renovável, limpa e disponível em abundância. Além disso, os processos de instalação e manutenção são simples e não precisam envolver muitas pessoas.
Por conta disso, muitas pessoas optam por utilizar essa tecnologia a fim de reduzir os gastos com eletricidade em casa.
Além da eletricidade, a energia do sol pode ser usada para outras aplicações, como veremos ao longo deste artigo.
Essa alternativa é mais barata aos bolsos dos usuários, mas também ao meio ambiente. A fonte solar é menos prejudicial e é mais sustentável, por causa da simplicidade associada.
Aplicações da energia solar em casa
Iluminação do sol
Nessa opção, o projeto arquitetônico da residência deve ser feito com o objetivo de utilizar o máximo possível de luz para clarear o local e, portanto, evitar uso de eletricidade.
Também é útil para tornar o ambiente mais leve e saudável para quem fica em casa por mais tempo, com a absorção de vitamina D, por exemplo.
Energia solar térmica
Uma das aplicações mais comuns, a energia solar térmica consiste no aproveitamento do calor do sol. Esse calor é usado para aquecer água para uso cotidiano em chuveiros ou piscinas, por exemplo.
Isso ocorre por meio de placas especiais chamadas coletores solares, que são equipamentos simples e econômicos. Além deles, existem também os dutos, nos quais os líquidos são aquecidos, e os tanques de armazenamento.
Efeito fotovoltaico
Talvez seja a aplicação mais comum. Consiste na transformação direta da energia do sol em fonte elétrica por meio dos painéis fotovoltaicos, peças formadas por materiais semicondutores.
Essa opção envolve a montagem de um ou mais painéis solares, que captam essa fonte e convertem diretamente. Com a irradiação, as partículas componentes dos equipamentos começam a se mover e a produzir a corrente necessária para o consumo.
Tecnologias que utilizam a energia solar
Existem também alguns complementos que podem ajudar a reduzir custos com a ajuda da energia solar. Um deles é um objeto muito usado atualmente: o carregador de eletrônicos.
Um usuário consegue, por exemplo, recarregar um celular inteiramente com a radiação do sol se usar essa tecnologia.
Outros exemplos são as lâmpadas de LED alimentadas pela luz. A função delas é iluminar, e isso pode ser feito sem aumentar a conta de eletricidade da casa.
Para quem tem crianças, também existem brinquedos que se recarregam com o sol e luminárias de LED que são usadas em momentos de escuridão e falta de luz.
A fonte solar é uma alternativa simples e barata em relação à eletricidade comum, permitindo economizar no mínimo 80% da conta de luz. É uma tecnologia que gera praticidade e contribui com a saúde. Por conta disso, é importante conhecer seus benefícios e saber orientar bem os consumidores que estiverem interessados em economia.
Agora que você já sabe mais sobre o potencial e os usos da energia solar em casa, aprenda as cinco principais vantagens dessa abordagem.