Investir na transformação digital é um passo cada vez mais importante para as empresas atualmente. O conceito está bastante em voga, pois está redefinindo a maneira como as companhias trabalham e enxergam a relação com seus clientes. Os principais benefícios incluem melhor gestão, redução de custos e geração de inovação para criar vantagem competitiva.
Para se atualizar e aprofundar seus conhecimentos sobre conceito, bem como saber como se preparar para a revolução que ele está causando, continue acompanhando este artigo.
O que é transformação digital?
Diferentemente do que muitos pensam, transformação digital não é somente o uso de ferramentas tecnológicas de forma avulsa, mas sim uma mudança total na cultura da empresa para orientar as ações às inovações que facilitam a vida do consumidor. No entanto, não é necessariamente um processo auto existente, mas uma consequência da digitalização das atividades em uma organização — o uso intenso de metodologias modernas em todos os setores.
A transformação é construída com um foco maior nas tecnologias, que passam a exercer um papel central nas escolhas da empresa como um todo. Esse termo é baseado nos chamados quatro pilares: computação em nuvem, big data, mobilidade e tecnologias sociais. O objetivo é tornar os processos operacionais mais práticos e as decisões mais acertadas.
O termo tem sido alvo de diversas discussões e já é o objetivo de muitos gestores. Afinal, os resultados são concretos para as empresas, como melhor posicionamento no mercado competitivo, e é uma boa forma de fazer com que as companhias estejam alinhadas às tendências do mundo moderno.
Como se preparar para a transformação digital?
Analisar as informações do mercado
Benchmarking é um conceito que define a análise de estratégias utilizadas por outras empresas de um mesmo segmento a fim de comparação. Para aplicar a transformação digital, é importante saber o que tem funcionado em outras companhias e o que pode ser importado para a sua realidade. Não é preciso reinventar a roda.
Elencar os departamentos que precisam de transformação
Organização é fundamental. Por isso, antes de começar a entender as aplicações desse conceito que estamos explorando neste texto, é preciso que você conheça em detalhes a sua empresa e saiba os departamentos e setores que necessitam de mais intervenção tecnológica. Ter em mente quais são os pontos estratégicos pode ajudar na decisão, com o objetivo de maximizar os benefícios.
Adotar a cultura da transformação
Como mencionado no primeiro tópico, a transformação digital envolve uma mudança na cultura da empresa. Ou seja, até mesmo o modelo de negócio deverá ser afetado para atender às demandas desse processo. Uma prova disso são as startups que já nascem digitais, como Nubank e Spotify, oferecendo serviços em vez de produtos e dialogando no mesmo idioma dos seus clientes, ou seja, investindo na mobilidade e em tecnologias sociais, por exemplo.
O modelo passa a ser mais orientado não só às ferramentas modernas, mas ao cliente também. O objetivo é buscar maneiras mais efetivas de satisfazê-los, levando em conta que investir no ambiente virtual pode ser uma estratégia certeira.
Não restringir a transformação digital ao departamento de TI
Mesmo que a mudança parta do setor de TI, ele não deve ser o único a se adequar para a transformação. As tecnologias devem nortear as decisões e as operações de todos os departamentos, de uma forma integrada e organizada.
É importante que o setor de tecnologia seja forte, mas o pensamento orientado às ferramentas modernas não deve ser exclusividade dos funcionários desse departamento.
É sempre bom buscar atualização do conhecimento com relação ao que surge de novo, para que a sua empresa não fique atrás da concorrência. Lembre-se de que as companhias já estão se adequando à transformação digital, por isso, não há tempo a perder.
Esse conceito já está invadindo o mercado e mudando a forma como os gestores e administradores enxergam a criação de valor. Com foco no uso de tecnologias relevantes, a aplicação faz com que as empresas estejam alinhadas com os avanços da modernidade.
Se você gostou do que aprendeu sobre transformação digital, compartilhe já com seus amigos nas redes sociais.