Entenda agora mesmo como fazer planejamento financeiro

Entenda agora mesmo como fazer planejamento financeiro

Você sabe como fazer planejamento financeiro? Administrar o próprio negócio nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando o assunto envolve as contas da empresa. Contudo, essa questão é fundamental para mantê-la financeiramente saudável e competitiva no mercado.

Se você não elaborou um plano para as finanças da sua loja, saiba que suas chances de crescimento poderiam ser muito melhores. Veja, neste post, quais são os passos essenciais para criar uma estratégia eficaz e adequada para que sua empresa alcance o patamar que sempre sonhou. Acompanhe!

Estabeleça metas

O primeiro e mais importante ponto é o estabelecimento de metas. Sem elas, fica difícil determinar para qual lado o negócio vai caminhar e quais as decisões devem ser tomadas. Portanto, defina os objetivos e atribua prazos e responsáveis por cada um deles. Eles devem ser mensuráveis e precisam estar bem esclarecidos para todos os envolvidos.

Monitore o andamento das metas ao longo das semanas, crie indicadores e confira se algum deles está apresentando sinais de problemas. Isso ajuda a atuar de forma mais pontual e ágil, evitando que a situação cresça e piore.

Foque em resultados

O foco em resultados ajuda a tornar as atividades mais direcionadas para o cumprimento das metas estabelecidas. Se a sua intenção é aumentar o volume de vendas, as ações devem ser focadas em vender mais, por exemplo. Nesse sentido, o ideal é detalhar de forma mais quantitativa o que se espera dos resultados e pensar em soluções que consigam gerá-los.

Além disso, com um planejamento mais focado, fica mais fácil definir quais são os melhores produtos para a venda, quais têm maior margem, quais têm melhor saída, como precificá-los e, o mais importante, qual deles está mais alinhado com a meta financeira.

Separe as contas pessoais das profissionais

Um dos erros mais graves e também mais cometidos por empresários iniciantes é não separar as contas pessoais das profissionais. Isso provoca uma grande confusão na hora de contabilizar os custos e ganhos do negócio, pois fica difícil identificar a quem pertence cada uma das linhas lançadas.

Por isso, separe o máximo que puder das finanças e tenha um controle específico para suas despesas e ganhos pessoais e outro para a movimentação da empresa. Na hora de colocar o planejamento no papel, não se esqueça de que o faturamento é da loja e não seu!

Faça uma reserva para investir no negócio

Outro ponto que muitos acabam se perdendo ao planejar as finanças da empresa é que uma parte do faturamento precisa ser guardada para investimentos futuros. Se seus planos são de crescimento, é preciso preparar o negócio para tal.

Sendo assim, separe parte dos lucros mensalmente para fazer um “pé de meia” e utilizar quando for necessário ampliar a loja, treinar os funcionários ou até mesmo modernizar os processos.

Percebeu como fazer planejamento financeiro é importante? Se a sua empresa ainda não tem um, é melhor começar a fazê-lo imediatamente. Além de ajudar seu negócio a crescer e se destacar no mercado, ele ainda evita que você se frustre como empreendedor e acabe endividado.

Gostou das dicas? Ainda restaram dúvidas sobre o tema ou tem alguma sugestão? Deixe seu comentário!

 

Plugmais Distribuidora

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar