bateria para energia solar

Afinal, qual bateria para energia solar devo escolher?

Existem dois tipos de sistemas fotovoltaicos: on-grid, que está conectado em uma rede de distribuição, e off-grid, que não se conecta à rede. Nesse último modelo, a bateria para energia solar tem a função de armazenar a produção excedente de eletricidade para o consumo posterior.

Entretanto, existem muitas dúvidas sobre qual é o tipo de bateria mais adequado para esse sistema. A seguir, mostramos por que é importante escolher o modelo correto, bem como o que avaliar nesse momento. Acompanhe a leitura!

Como é composto o sistema fotovoltaico?

Para a instalação de um sistema off-grid, são necessários alguns componentes:

  • painéis fotovoltaicos;
  • controladores de cargas;
  • inversores;
  • baterias.

Antes de fazer a instalação do sistema, é preciso realizar um estudo para dimensionar qual é a necessidade de consumo. Esse levantamento é importante para determinar a capacidade dos componentes necessários à implantação.

Como o sistema off-grid não é conectado à rede de distribuição, é preciso armazenar eletricidade para que ela possa suprir a necessidade de consumo quando o sistema não produz energia ou tem redução na capacidade de produção, como durante o período noturno ou em dias chuvosos e nublados.

Qual é a função da bateria nesse sistema?

A função da bateria é armazenar a eletricidade em excesso produzida pelo sistema. Ou seja, tudo o que não for consumido será armazenado para o consumo posterior. Vale lembrar de que ela não produz energia, mas sim a armazena.

Segundo a ABSOLAR, as tecnologias que são mais frequentemente utilizadas para baterias em sistemas fotovoltaicos são as de chumbo-ácido e íon-lítio. Nesse sentido, existem diferentes modelos que podem ser utilizados em um projeto. Confira-os nos subtópicos a seguir.

Baterias estacionárias comuns

Esse modelo conta com placas grossas, o que auxilia na hora de fazer a passagem por descargas profundas. Sua utilização é considerada ideal em sistemas pequenos. Além disso, uma bateria estacionária comum tem uma vida útil em torno de 4 a 5 anos.

Baterias VLRA

A bateria VLRA — Valve Regulated Lead Acid —, que significa ácido de chumbo regulado por válvula, é estacionária, selada e produzida com válvulas reguladoras de pressão, que proporcionam mais segurança contra riscos de explosão. Pode ser utilizada em ambientes fechados, pois sua tecnologia não permite que haja vazamento do líquido interno.

O selamento da bateria, aliado a outros dispositivos internos, permite a recombinação de gases internos, o que faz com que não haja a perda de seus elementos e não seja preciso fazer manutenção. Sua vida útil varia entre 5 a 10 anos.

Baterias OPzS

Trata-se de baterias estacionárias e ventiladas com eletrólito líquido, que é o ácido sulfúrico diluído. Isso significa que liberam gases — portanto, precisam ser reabastecidas com água. Além disso, seus gases são explosivos. Por isso, o local de armazenamento deve ser seguro e com boa ventilação. Esse tipo de bateria tem uma vida útil acima de 10 anos.

Baterias VLRA/AGM

Essa bateria é semelhante ao modelo VLRA. Entretanto, é mais resistente às temperaturas externas e aos ciclos de carregamento. Também, é mais rápida para carregar. Ainda, oferece mais resistência em caso de vibrações. Por ser selada, não necessita de manutenção. Sua vida útil é superior a 10 anos.

Baterias de lítio

Esse modelo apresenta uma durabilidade superior aos demais tipos de baterias, pois aguenta cerca de 6.000 ciclos, o que representa por volta de 12 anos. Pode ser completamente descarregada sem que isso comprometa sua qualidade.

Quais as vantagens de usar bateria para energia solar?

Acompanhe, nas subseções a seguir, quais os benefícios que o uso de uma bateria de painel solar pode oferecer.

Independência energética

Durante o dia, o armazenamento de energia feito pela bateria será utilizado no período da noite, que é quando o consumo das residências costuma ser maior. Um benefício imediato disso é que a conta de luz virá mais barata, pois, a energia usada é oriunda da bateria, em vez da rede elétrica.

Meio ambiente

Quanto menos energia for usada da rede, menor será a demanda por combustíveis fósseis. Afinal, são estes os principais fornecedores da energia elétrica no mundo. Outra consequência imediata é a diminuição de substâncias prejudiciais à sustentabilidade, como o dióxido de carbono.

Rede elétrica inteligente

Não é novidade que a atual estrutura da rede elétrica encontra-se ultrapassada. Uma vez que as residências começam a lançar mão das baterias solares, elas ingressam na chamada rede inteligente. Basicamente, esse é um novo sistema, sendo que difere da abordagem tradicional no tocante à eficiência.

Apoio

O uso de bateria solar é bastante benéfico em relação ao aproveitamento da energia. Em outras palavras, quando uma placa absorve os raios do sol, em vez de devolver o excesso de eletricidade para a rede, esse excedente pode ser usado para o consumo nas residências.

Quando o off-grid pode ser usado?

O off-grid é bastante útil nos casos nos quais não há iluminação solar. Dentre os seus componentes, a bateria é responsável pelo armazenamento de energia. Logo, em momentos de chuva, por exemplo, o usuário não terá de depender de alguma concessionária na hora de fornecer energia.

O que analisar na escolha do off-grid?

Uma das primeiras coisas que deve ser observada antes de adquirir esse sistema é a potência mínima da placa. Também, é importante saber se a empresa que fará o serviço tem respaldo no mercado, uma vez que, em caso de mau funcionamento do sistema, o usuário não fique sem assistência.

Convém salientar que o off-grid será usado por um longo período, logo, observar todos os pormenores dos termos legais da garantia é algo indispensável. Também, é importante considerar:

  • eficiência, uma vez que ela é maior quando uma placa, embora pequena, consegue capturar e converter mais energia solar;
  • tolerância, sendo que a potência real deve coincidir com os valores presentes na ficha técnica;
  • tipo de vidro, sendo que a baixa quantidade de ferro ajuda a reduzir a reflexão e aumentar a passagem de luz;
  • coeficiente de temperatura, sendo que o ideal é que esteja entre 0,4 e 0,5%.

Por que o uso da bateria de carro deve ser evitado?

As baterias de carro têm o objetivo de produzir grandes correntes, porém, não são projetadas para que isso dure muito tempo. Ao utilizar esse modelo em sistemas fotovoltaicos, sua vida útil, que é de aproximadamente 2 anos, será reduzida ainda mais.

Além disso, elas não foram projetadas para sofrerem diversos processos de carga e descarga, como ocorre com as do tipo estacionárias. Outro fator importante é que as baterias automotivas emitem gases tóxicos, portanto, podem ser prejudiciais à saúde.

O que é energy storage?

Dada a realidade na qual grande parte da energia elétrica produzida no país provém de usinas hidrelétricas, é necessário que surja uma solução que não dependa do volume de chuvas para a geração de eletricidade. É diante desse contexto que surge a ideia do energy storage, que consiste basicamente em uma solução de armazenamento energético, por meio do uso de baterias.

Uma dos diferenciais do energy storage é que ele resolve um grande problema das hidrelétricas, que é a impossibilidade de aproveitamento futuro da energia produzida. Com essa nova tecnologia, o que foi produzido e não utilizado pode ser armazenado em baterias para utilização posterior.

Em um sistema off-grid, é fundamental fazer a escolha da bateria para energia solar, de modo que ela atenda à necessidade do projeto implantado. Existem diversas opções no mercado, portanto, analise as características de cada uma e escolha a que apresenta melhores condições para o sistema.

Gostou do nosso conteúdo sobre baterias para sistema fotovoltaico? Então, leia também sobre como funciona a energia solar!

Plugmais Distribuidora

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar