Você certamente já ouviu falar sobre rastreamento de cargas de veículos roubados, controle de estoques inteligentes ou sobre a abertura de portas por meio de cartão ou chaveiro de aproximação, muito utilizado em hotéis e condomínios. Esses são alguns dos exemplos de utilização da tecnologia RFID.
A seguir, vamos mostrar como essa tecnologia funciona, seus principais benefícios para aumentar a segurança residencial, condominial e empresarial, e de que forma ela tem sido utilizada hoje em dia. Acompanhe a leitura!
Entenda o que é a tecnologia RFID
Basicamente, RFID, em inglês, Radio Frequency Identification, significa Identificação por Rádio Frequência. Trata-se de uma tecnologia composta por dois elementos essenciais: uma antena, que é um transceptor, e um transponder ou uma etiqueta de rádio frequência, que contém um circuito com informações específicas.
A função do transceptor ou antena é fazer a leitura e transmissão do sinal emitido pelo transponder. Dessa forma, ao receber as informações transmitidas, consegue fazer o tratamento dessas informações por meio de um sistema e utilizá-las de diferentes maneiras.
Conheça os benefícios da tecnologia para potencializar a segurança
O uso dessa tecnologia pode proporcionar inúmeros benefícios a diversos setores. Confira alguns deles, a seguir.
Rastreamento de itens
De acordo com os dados sobre a estatística de roubos de cargas divulgados anualmente pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC & Logística, em 2018, houve 22.183 ocorrências referentes a roubo de cargas contra 25.970 no ano anterior. Uma das razões para a redução do número é o investimento do setor em tecnologias.
Uma das formas utilizadas para o rastreamento de cargas é a localização em tempo real por meio da tecnologia RFID. Isso é possível por conta da leitura feita ao item etiquetado a cada milissegundo, em que é transmitida a informação sobre a sua localização e posicionamento. Dessa forma, pode-se localizar qualquer tipo de item que esteja em transporte.
Controle patrimonial
A tecnologia também pode ser utilizada por empresas para fazer o controle patrimonial. Manter esses dados atualizados é uma tarefa essencial em empresas, pois ajuda a ter o controle de seus ativos, a evitar o desperdício, entre outros benefícios.
Essa tarefa pode ser facilmente executada por meio da utilização de etiquetas RFID. Dessa forma, elas transmitem as informações que são enviadas para o processamento em um software de inventário patrimonial.
Outra utilização nesse sentido é para fazer o controle de estoques de mercadorias. A utilização das etiquetas possibilita um estoque mais atualizado, além de facilitar o processo de inventário dos produtos armazenados.
Gerenciamento da cadeia de abastecimento
A cadeia de abastecimento de produtos envolve uma série de empresas, como fabricantes, distribuidores, transportadoras, entre outras. A utilização da tecnologia RFID contribui para proporcionar mais agilidade em todas as etapas referentes à movimentação de mercadorias. Dessa forma, é possível fazer o seu acompanhamento em todo o fluxo produtivo.
Saiba como a tecnologia RFID é utilizada hoje
Atualmente, a tecnologia pode ser aplicada de diversas formas, pois as etiquetas são produzidas em diferentes tamanhos e frequências, o que permite a sua utilização em uma grande variedade de aplicações.
Uma forma de utilização é para a abertura de portas, portões, cancelas em estacionamentos, entre outros. Por meio de cartões ou etiquetas em veículos, é possível fazer o controle de acesso de pessoas e oferecer mais segurança às empresas ou para as residências, por exemplo.
Há ainda outras formas de utilização:
- acompanhar bagagens de avião;
- chave e trava para veículos;
- rastreamento de produtos, animais de estimação, pessoas e objetos.
Portanto, a tecnologia RFID pode ser utilizada de diversas maneiras, além de proporcionar inúmeros benefícios em sua utilização, como mais segurança no transporte de mercadorias, maior controle sobre produtos e agilidade em processos.
Gostou do nosso artigo sobre tecnologia por rádio frequência? Então, assine a nossa newsletter e receba nossas publicações em seu e-mail!