O mercado atual tem se voltado cada vez mais para as vendas online. Não seria diferente com o serviço de CFTV — Circuito Fechado de Televisão. Mas, para muitas empresas, esse canal de interação com os clientes ainda é uma enorme caixa-preta.
Se você ainda não vende os seus serviços pela internet, saiba que está ficando para trás. Mas, não se preocupe! Neste post vamos mostrar como você pode começar a atuar nesse canal e ver as suas vendas aumentarem consideravelmente. Confira!
Utilize a metodologia inbound marketing
O inbound marketing — ou marketing de atração — é uma metodologia muito utilizada atualmente para atrair as pessoas e torná-las clientes. Por meio de suas técnicas, é possível fazer com que a empresa se torne mais conhecida e desejada pelos consumidores.
Essa metodologia permite que o negócio tenha um maior controle sobre várias questões, como:
- conhecer melhor o seu público, por meio da persona;
- educar seus clientes e construir uma relação de confiança com eles, por meio do marketing de conteúdo;
- se tornar uma referência no assunto, por meio de conteúdos de qualidade no blog e nas redes sociais;
- aumentar a presença da sua marca na internet, por meio do uso das redes sociais e do blog.
Conheça a sua persona
A persona é bastante similar ao público-alvo, mas tem as suas particularidades, que são de extrema importância para o sucesso de uma estratégia de marketing. Ela é mais específica e mais completa que o público-alvo.
Ela aborda questões relacionadas à rotina e gostos, que podem não estar diretamente ligadas ao serviço de CFTV, mas que influenciam na maneira como ela toma decisões.
É importante ressaltar que a persona precisa ser construída com base nos dados dos clientes. Procure pelos principais padrões e, se possível, aplique um questionário para coletar ainda mais dados.
Marque presença nas redes sociais
As redes sociais deixaram de ser um espaço apenas de diversão e distração para se tornar um importante canal de relacionamento com seus clientes. Afinal, dificilmente você conhece pessoas que não têm um perfil em nenhuma delas.
Antes de criar contas em diversas redes, procure saber onde a sua persona está. Quais são as redes sociais que ela mais usa. Então, marque presença nessas redes. As mais comuns são Facebook, Instragram, Twitter e LinkedIn.
Cada rede social tem um foco e suas particularidades. O importante é não criar uma conta sem um propósito. Crie e publique conteúdos com frequência. Não se esqueça de fazer o impulsionamento de alguns, para aumentar o alcance.
Produza conteúdo informativo e de qualidade
Um dos grandes erros cometidos pelas empresas na internet é focar apenas nelas mesmas ao publicar conteúdos. As pessoas entram na internet para buscar a solução para algum problema e não para serem bombardeadas com propagandas.
Entendendo bem a persona e todas as suas dores e objeções, é muito fácil encontrar temas que sejam do interesse dela. Mesmo que sejam assuntos que não estão relacionados diretamente com o sistema de câmeras ou com a proteção residencial.
Ofereça textos, imagens e vídeos que sejam interessantes para a sua persona e preze pela qualidade dos materiais. Assim, a persona se identificará melhor com a sua marca e, quando precisar de um serviço de segurança eletrônica, se lembrará de você.
Como vimos, vender serviço de CFTV não é tão difícil, como muitos ainda pensam. Basta ter atenção aos pontos que foram destacados neste post. E, sobre a nossa última dica, para ter assuntos interessantes para a sua persona, é preciso estar atento ao mercado. Por isso, leia também nosso post sobre as tendências em segurança eletrônica de 2018 e fique por dentro das novidades!