sistema de energia solar

Sistema de energia solar: quantos painéis são necessários?

A implementação de um sistema de energia solar envolve uma série de análises para que os equipamentos necessários à instalação atendam à capacidade de produção de eletricidade desejada. Entre essas avaliações está a escolha do painel fotovoltaico, que é responsável pela produção de energia.

Existem muitas dúvidas em relação a esse equipamento, pois há diversos modelos no mercado que têm algumas diferenças relacionadas à qualidade. Por isso, é importante conhecer suas características no momento da escolha.

A seguir, mostramos quais fatores influenciam o desempenho desse painel e o que considerar ao implementar um sistema fotovoltaico. Continue lendo para saber mais!

Entenda como funciona o painel fotovoltaico

Basicamente, o painel fotovoltaico é formado por um conjunto de células fotovoltaicas que se ligam por meio de uma faixa capaz de conduzir energia entre elas. Existem diferentes tipos de painéis, entretanto, o mais comum no mercado é o que contém silício em sua composição.

Ao receber os raios solares, o painel é capaz de movimentar os elétrons contidos na célula e gerar o efeito fotovoltaico, que é responsável pela produção de energia. A quantidade de painéis utilizados em um projeto varia de acordo com três fatores principais: a incidência solar do local da instalação, o espaço disponível e a capacidade de produção desejada.

Por exemplo, um projeto que necessita da produção de 250 W em uma residência localizada na Região Norte precisará de 7 painéis fotovoltaicos. Se estivesse situada na Região Sul, seriam necessários 8 painéis em função da menor incidência solar.

Saiba o que influencia a qualidade do painel

Embora a maior parte dos painéis fotovoltaicos contenha silício, existem diferenças na produção do equipamento. Por isso, é fundamental entender as principais variações para fazer a escolha mais adequada. Confira a seguir o que é preciso observar.

Vida útil

De maneira geral, os painéis são desenvolvidos para uma durabilidade de até 25 anos. Entretanto, uma pesquisa internacional feita pela National Renewable Energy Laboratory apurou que esse tempo pode ser muito maior, chegando a cerca de 40 a 50 anos se estiver em bom estado de conservação.

Eficiência

A eficiência do painel é medida pela capacidade de produzir energia com base na quantidade de radiação recebida. Essa característica está relacionada com o tipo de painel. Basicamente, existem dois modelos principais: o monocristalino e o policristalino.

O primeiro modelo é desenvolvido a partir de um único cristal de silício, portanto, tem uma eficiência que varia de 15% a 22%. Já o modelo policristalino é feito por meio da união de vários cristais e sua eficiência fica entre 14% e 20%.

Tolerância e potência

Essas características são importantes para determinar a capacidade do painel em produzir energia. A tolerância significa a quantidade de variação de energia que é suportada pelo painel, tanto a mais quanto a menos. Vale ressaltar que o ideal é que o valor da tolerância negativa seja de 0%.

Por exemplo, um painel de 250 W com tolerância de +10% e -10% terá potência de 225 W a 275 W. Desse modo, se a tolerância negativa for de 0%, ele terá potência entre 250 W e 275 W.

Desempenho

O desempenho é o resultado da medição entre a capacidade de produção do painel e quanto ele realmente produz de energia. Portanto, para avaliar essa característica é preciso conferir a potência máxima de produção e verificar se ela é atingida.

Saiba o que considerar para escolher o melhor sistema de energia solar

A escolha de um bom sistema de energia solar deve considerar todos os requisitos necessários para atender ao nível de produção desejado. Somente com a elaboração de um projeto fotovoltaico é possível determinar a quantidade ideal de painéis que deve ser utilizada.

Além disso, é importante utilizar equipamentos que ofereçam bom desempenho para garantir a eficiência máxima na produção de energia. A Plugmais é uma empresa que atua nesse segmento e conta com uma equipe de profissionais especializados na área, além de oferecer uma linha completa de produtos para a instalação de um sistema de energia solar.

Agora que você já sabe o que considerar para desenvolver um projeto fotovoltaico, visite o nosso site e conheça os nossos produtos e serviços!

Plugmais Distribuidora

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar