A agricultura e a pecuária brasileiras são as que mais crescem, e o uso da tecnologia pode ser considerado um dos principais motivos para isso. Afinal, a transformação digital chegou também no campo, contribuindo para o aumento da produtividade e para a melhoria da segurança no agronegócio.
Porém, ainda há quem pense que a modernização é restrita aos espaços urbanos. Para combater essa ideia, neste post, vamos apresentar alguns benefícios que a conectividade oferece aos trabalhadores da agropecuária. Confira!
Proporciona mais segurança
Devido à distância dos grandes centros e ao tamanho dos terrenos, os donos de fazendas sofrem muito com roubos, furtos e assaltos. O prejuízo costuma ser enorme, visto que são levados maquinários caros, equipamentos importantes, insumos e até mesmo animais.
Por esse motivo, é imprescindível investir em sistemas de segurança nas áreas rurais. Há inúmeras opções para isso: cercas elétricas, sensores de alarme, câmeras de vigilância e controle de acesso para determinadas áreas.
Aumenta a produtividade
Além de oferecer mais segurança no agronegócio, a utilização da tecnologia promove aumento da produtividade no campo. Podemos citar, como exemplos:
- videoconferências com clientes e profissionais, como agrônomos, veterinários e técnicos agrícolas;
- drones para monitoramento de lavouras e rebanhos, e para pulverização de defensivos em plantios;
- big data em máquinas agrícolas, com dados sobre a produção e as propriedades dos solos;
- GPS agrícola para mapeamento completo da plantação e produção, e para coletar amostras virtuais do solo;
- softwares de gestão agrícola;
- sensores nas lavouras para coleta de informações sobre o solo (quantidade de nutrientes e água);
- redes de telefonia móvel para facilitar e tornar mais rápida a comunicação entre trabalhadores.
Ou seja, o agronegócio só tem a ganhar com a internet das coisas. A combinação de tecnologia com conectividade permite a otimização de todos os processos, melhora a qualidade dos produtos e diminui o risco de falhas, que — no caso da agropecuária — podem comprometer fatalmente o trabalho de meses.
Promove maior sustentabilidade
A agricultura sustentável respeita o ambiente, aumenta a produção de alimentos e melhora a segurança alimentar. Sua prática tornou-se fundamental devido às exigências do mercado.
A sustentabilidade só é conseguida por meio do emprego da tecnologia no campo. Com ela, os agricultores têm mais assertividade no manejo do solo, utilizando somente a quantidade adequada de insumos e evitando que o excesso vá para os lençóis freáticos, causando danos ao ambiente.
Além disso, ela também permite a reutilização da água, o descarte correto de resíduos e, principalmente, o uso de energias renováveis. Entre elas, a energia solar é a mais utilizada. Suas vantagens incluem a baixa manutenção, não emissão de poluentes, melhor aproveitamento do espaço e a dependência de uma fonte gratuita.
Portanto, o investimento em tecnologia e conectividade no campo oferece maior segurança no agronegócio, não somente em termos de proteção da propriedade, como também na segurança dos negócios, garantindo melhor controle sobre os processos, evitando perdas, aumentando a produtividade e, como consequência, os lucros.
Gostou de saber como a tecnologia pode ser implementada na agropecuária? Então, entre em contato conosco e confira as soluções que podemos oferecer!