mobilidade elétrica

Saiba agora como a mobilidade elétrica e a energia solar se relacionam

Cada vez mais a mobilidade sustentável se torna importante para a sociedade como um todo. Afinal, as implicações dela envolvem mudanças climáticas, redução na produção do agronegócio, aumento de custos para a despoluição do meio ambiente e complicações para a qualidade de vida das pessoas.

Nesse contexto, o conceito de mobilidade elétrica, que une sustentabilidade e eficiência, começa a surgir como uma grande tendência no setor de transportes para os próximos anos. Além disso, ele pode ter uma grande relação com a geração de energia solar.

Continue lendo e saiba mais sobre esse tema!

O conceito de mobilidade elétrica

A mobilidade elétrica é um conceito que está cada vez mais em evidência no Brasil e em todo o mundo. Ele diz respeito à eletrificação do transporte, ou seja, a utilização da energia elétrica como combustível para os veículos automotores, como ônibus, scooters, carros, entre outros.

Essa discussão tem tomado espaço na imprensa, principalmente pelo fato de que os patinetes elétricos têm se tornado muito populares nas metrópoles e nas grandes cidades, mesmo que eles ainda sejam muito utilizados apenas para o lazer.

A mobilidade elétrica e sua tendência no Brasil e no mundo

Atualmente, a mobilidade elétrica é um conceito bastante explorado em países como Noruega, Alemanha e França, que já estão bastante avançados nessa discussão. A China também tem acenado para uma possibilidade de começar a abordar esse tema com maior cuidado, voltando seu setor de transportes para essa tendência nos próximos anos.

Fato é que os combustíveis fósseis se tornarão obsoletos e escassos nas próximas décadas. Portanto, o setor automotivo já está observando essa questão e buscando soluções sustentáveis para os próximos anos.

No Brasil, essas discussões têm avançado consideravelmente, já que tem se tornado necessário avaliar a política industrial do setor automotivo para os próximos 12 anos. Com isso, os veículos elétricos começam a aparecer, ainda que pontualmente, como tendências para esse período.

Apesar de ainda terem uma taxa de importação modesta, a demanda tem aumentado no setor nacional, principalmente pela isenção dos impostos de importação como uma forma de aquecer esse mercado. Ainda faltam incentivos maiores para aumentar a circulação de veículos elétricos, mas já é nítido que tanto entidades governamentais quanto a indústria nacional já notaram essa tendência para o setor.

Além disso, destaca-se que a mobilidade elétrica não surge apenas como uma opção para a escassez dos combustíveis derivados de petróleo — é também uma alternativa bastante sustentável, reduzindo não só os níveis de poluentes atmosféricos, mas também a emissão de ruídos.

A relação entre mobilidade elétrica e energia solar

Diante do atual cenário, é esperado que a demanda por energia elétrica de fácil acesso aumente. Afinal, é necessário recarregar os equipamentos rotineiramente, para que eles possam funcionar de modo adequado. Isso envolve, muitas vezes, um aumento de custo no consumo de energia elétrica.

A energia solar surge, assim, como uma opção para a produção de energia de forma mais barata para o cliente final. As associações responsáveis pela geração de energia fotovoltaica estão observando essa realidade atentamente, de forma a identificar demandas e tendências. Portanto, estão investindo para que essa sinergia se torne cada vez maior, ampliando a mobilidade elétrica.

Para entender a importância dessa fonte energética, é fundamental conhecer a história da energia solar. Continue no blog e se informe sobre o assunto.

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar