A venda de um projeto de segurança não é algo tão simples. Afinal, envolve serviços e equipamentos que requerem um certo investimento. Por isso, o cliente precisa estar convencido de que está fazendo um bom negócio.
A boa notícia é que oferecer essa segurança ao cliente não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta ficar atento a alguns detalhes importantes que vamos explicar neste artigo. Então, acompanhe até o final e boa leitura!
A importância de personalizar cada projeto
Criar uma solução de segurança é bastante complexo e envolve a análise de diversas variáveis. Portanto, é praticamente impossível elaborar um único projeto que se adéque para todos os clientes. Sendo assim, é importante ter em mente que cada projeto deve ser único e o mais personalizado possível. Isso garante a prestação de um serviço de qualidade e a aquisição dos equipamentos mais adequados.
Dicas para vender um projeto de segurança
Para conseguir atingir o nível ideal de personalização de um projeto de segurança, alguns fatores precisam ser observados. Confira as dicas!
Entenda as condições do cliente
O primeiro ponto é entender as necessidades do cliente. Para tal, é importante realizar reuniões e visitas técnicas ao local. Assim, será mais fácil entender as particularidades que precisam ser atendidas pelo projeto.
Além disso, o perfil financeiro pode influenciar diretamente a escolha e a quantidade dos equipamentos que serão utilizados, como as câmeras de segurança. Afinal, projetos menores podem ter uma excelente efetividade a custos reduzidos, desde que sejam bem planejados.
Dê atenção ao perfil do cliente
Depois de conhecer melhor os detalhes do cliente, elabore mais de uma opção de projeto de segurança. Considere nessa elaboração fatores como o tamanho da empresa, o volume de circulação de pessoas, o tipo e os valores dos ativos que a empresa possui, além de dados estatísticos sobre a violência na região.
Apresente os benefícios dos produtos
Na hora de apresentar os projetos para o cliente, foque nos benefícios dos serviços e equipamentos propostos. Ressalte que algumas tecnologias são mais caras, mas geram vantagens superiores ao preço.
É importante frisar, nesse momento, que alguns itens são obrigatórios para garantir o mínimo de segurança. Portanto, tenha todas essas informações prontas e disponíveis quando for conversar com ele.
Garanta uma execução do serviço de qualidade
Você precisará passar o máximo de confiança possível para conseguir fechar o negócio e conquistar esse cliente. Por isso, algumas atitudes são altamente recomendadas:
- ofereça um período de garantia;
- estimule o contato dele com alguns de seus clientes que já estejam em operação;
- mostre seus casos de sucesso;
- apresente dados estatísticos dos projetos em vigor.
Esteja disponível
Todo cliente precisa — e gosta — de atenção. Portanto, escolha uma pessoa da sua equipe para ficar responsável por todo o contato desse cliente com a sua empresa. Além disso, garanta que, sempre que ele precisar, ele consiga, não apenas contatar, mas resolver suas dúvidas e problemas. Dessa forma, ele se sentirá mais acolhido e seguro.
A importância do pós-venda
Se você pensa que o processo de venda de um projeto de segurança termina com a assinatura do contrato, está muito enganado! Esse momento marca o início de uma nova relação que, assim como qualquer outra, precisa de cuidados para se manter saudável.
Então, é importante se atentar ao pós-venda. Algumas boas práticas são:
- mantenha um canal aberto para a comunicação;
- ouça o que o cliente tem a dizer e aja sobre isso;
- envie e-mails periodicamente com informações relevantes;
- aja de maneira pró-ativa a favor da segurança do cliente.
Como vimos, a venda de um bom projeto de segurança requer uma série de cuidados, mas não é impossível de ser realizada. Seguindo essas dicas, sua empresa fechará excelentes negócios.
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