O uso da energia solar cresce a cada dia. Segundo dados da ANEEL sobre a quantidade anual de novas conexões instaladas de geração distribuída, em 2018 existiam 35.243 unidades instaladas em todo o Brasil, enquanto em julho de 2019 esse número representa 34.254 e não para de crescer.
Portanto, os dados apontam que na metade de 2019 o número de novas instalações é praticamente equivalente ao valor total do ano anterior, o que representa um crescimento de quase 100% em 7 meses.
A seguir, vamos mostrar os principais motivos pelos quais essa forma de produção de energia não para de crescer. Acompanhe a leitura!
Proporciona mais economia
Uma das razões para o crescimento da implantação de projetos fotovoltaicos é a grande economia proporcionada na conta de luz. Nos últimos anos, ocorreram diversos reajustes nas tarifas de energia elétrica em todo o país, contribuindo para que muitas pessoas considerassem a energia solar com uma forma de produção de eletricidade em seus lares e empresas.
Aliado a isso, houve também uma redução de custos nos equipamentos fotovoltaicos e sua produção está mais agilizada, também responsável por potencializar o investimento no setor.
Produz energia de forma sustentável
Como sua forma de produção é considerada limpa, sem descarte de nenhum tipo de poluente na atmosfera, a energia solar é considerada a fonte mais sustentável para produzir eletricidade, contribuindo, assim, no controle do aquecimento global.
Tem sua fonte de energia renovável e inesgotável
A matéria-prima utilizada para a geração de energia são os raios solares captados pelos painéis fotovoltaicos, que são transformados em energia elétrica.
Ao utilizá-los, não existe a extração de recursos naturais, ou seja, não há impacto para a fonte e, consequentemente, não é necessário fazer nenhum tipo de recuperação da natureza, como ocorre na reposição de árvores.
Por essa razão, a energia solar é considerada uma fonte renovável e inesgotável para a produção de eletricidade.
Necessita de baixa manutenção
O custo para a manutenção dos painéis fotovoltaicos é baixo. As instalações Off-Grid, ou seja, aquelas que não estão conectadas à rede de distribuição necessitam de manutenção periódica em sua bateria. Já as instalações On-Grid, que são as que estão conectadas à rede de distribuição, não precisam desse tipo de verificação, já que não utilizam baterias.
A única manutenção nos painéis fotovoltaicos é uma limpeza periódica, que remove impurezas, como poeiras, fezes de pássaros ou qualquer coisa que possa prejudicar a performance dos painéis.
Proporciona melhor qualidade de vida às pessoas
Existem muitas regiões do país que ainda não têm acesso às redes de distribuição de energia elétrica, como fazendas ou locais isolados dos grandes centros. Nesses lugares, a utilização de energia solar é uma forma de proporcionar mais qualidade de vida aos moradores.
Muitas melhorias podem ser feitas com a implantação de um sistema fotovoltaico, por exemplo, a distribuição de água, em que a energia é utilizada para fazer o bombeamento e levar água a diversas residências. Outra forma é a utilização para a iluminação de escolas em locais remotos, viabilizando o ensino efetivo para muitas crianças.
O uso da energia teve um crescimento expressivo nos últimos anos. Apostar nessa tecnologia é uma forma de contribuir com o meio ambiente e garantir os benefícios que seu uso proporciona, entre eles, maior economia e melhor qualidade de vida.
Gostou do nosso conteúdo sobre o crescimento da energia solar? Então veja neste artigo como funciona a geração distribuída!