perfil do cliente

Por que é importante entender o perfil do cliente e como lidar com eles?

Atender o cliente com qualidade é um componente essencial no sucesso de toda empresa. Quando, por parte da companhia, não há uma busca constante em aprimorar os seus serviços, o resultado pode ser de poucos clientes fiéis do seu negócio. Para se chegar ao resultado desejado, é preciso bastante esforço. Por isso, preparamos este post que ajudará você.

Nele, será falado sobre o significado de um perfil do cliente e como uma empresa pode chegar até ele. Mostraremos também o quão é importante conhecer esse perfil e, por fim, você saberá que existem diversos perfis diferentes de clientes. Então, quer se aprofundar nesse assunto e aumentar sua base de clientes?

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O que é o perfil do cliente ideal e como chegar até ele?

Toda empresa tem particularidades que impactam diretamente no comportamento de seus clientes. Em outras palavras, é preciso identificar os pontos positivos e os pontos a melhorar em um negócio, assim como conhecer bem o produto que é oferecido ao público.

Pesquisas de mercado e análise de comportamento dos consumidores em redes sociais, por exemplo, são duas formas que uma companhia pode utilizar para determinar o perfil ideal dos seus clientes. Dentre as muitas características a serem identificadas, é possível citar:

  • idade;
  • sexo;
  • condição econômica;
  • endereço;
  • classe social;
  • profissão;
  • gostos;
  • hábitos de consumo.

O perfil ideal é aquele com as características mais alinhadas a um negócio, de modo que seja estabelecido um canal de relacionamento e vendas recorrentes.

Por que é importante traçar o perfil correto dos clientes?

Quando o cliente se identifica com uma marca, ele não só se fideliza como passa a recomendar a empresa para familiares e amigos. Isso só é possível quando o consumidor consegue ser bem compreendido e atendido em suas necessidades.

Uma vez que esse elo é estabelecido, dificilmente o cliente comprará do seu concorrente. Além disso, a empresa adotará uma estratégia de prospecção mais eficiente, uma vez que o alvo principal será aquele cliente considerado ideal.

Dentro de um nicho, podem existir vários subnichos. Nesse sentido, traçar o perfil ideal pode ajudar na melhor segmentação das ações e campanhas de marketing como um todo. O cliente sentirá que o tratamento da empresa passou a ser individualizado, o que pode torná-lo sempre propenso a fechar negócios de forma recorrente.

Como lidar com os diversos perfis de clientes?

Quem vende algum produto ou serviço deve ter sempre em mente que terá de atender bem os diversos perfis de clientes. Alguns são mais fáceis e outros mais difíceis de lidar. Alguns desses perfis são:

  • amante, aquele que compra e recomenda sua marca. Também usa as redes sociais para elogiar os produtos e o atendimento;
  • pidão, um consumidor assíduo da marca, mas que gosta de pedir amostras grátis e benefícios adicionais;
  • indeciso, que tem dificuldade de escolher um produto que o atenderá;
  • apressado, quer ser logo atendido e quer que a mercadoria seja entregue o mais rápido possível.

Apesar de variações nos comportamentos dos clientes, ter empatia (principalmente com o indeciso), firmeza (para com o apressado) e demonstrar o quão aquele comprador é importante são posturas indispensáveis. Também, é importante informar ao pidão que, em breve, a empresa enviará descontos promocionais e incentivos adicionais de seus produtos.

Não é fácil identificar o perfil do cliente ideal. Contudo, com pesquisa e análise de comportamento nas redes sociais, por exemplo, é possível reunir uma grande gama de informações, no intuito de traçar esse perfil com precisão. Uma vez identificado esse cliente, a empresa pode ter certeza de que terá vendas recorrentes e um consumidor que recomenda o seu negócio para familiares e amigos.

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