Um problema muito comum em residências e empresas é a organização de cabos e fios. São diversos dispositivos conectados em espaços limitados, resultando em má organização e, consequentemente, na dificuldade de limpeza e manutenção. Para isso, o organizador de fios e cabos é a solução ideal.
A fim de evitar a realidade de fios embolados, desencapados ou até mesmo quebrados, esse equipamento simples pode impedir uma grande dor de cabeça. Os tipos mais comuns de organizador de fios e cabos são: flexível, braçadeira de nylon e a de velcro. Conheça mais sobre eles lendo o post!
Tipos de organizadores
Organizador para fios flexíveis
Esse tipo de organizador é versátil e, como o nome diz, é ideal para cabos mais maleáveis — como os de computadores, por exemplo. Ele pode ser encontrado facilmente e está disponível na Plugmais.
Construído em formato de serpentina, basta alinhar e juntar os fios e cabos desejados e passá-los por dentro do organizador. Pronto. Dessa forma a instalação fica mais organizada, e o revestimento ajuda a manter o cabeamento protegido.
Braçadeira de nylon
A braçadeira de nylon pode ser utilizada para dezenas de finalidades e a organização de cabos e fios é uma delas. Trata-se daquela braçadeira padrão, geralmente de cor branca ou preta. A sua utilização é simples: basta unir os fios e os prender com as braçadeiras.
Na Plugmais existem diferentes tamanhos desses equipamentos, que podem ser utilizados para cabos de bitolas variadas. Além disso, é a forma mais barata de organizar o seu escritório ou ambiente de trabalho.
Braçadeira de velcro
Muito semelhante à braçadeira de nylon, o modelo de velcro oferece algumas vantagens. Como o nylon é um material resistente, é necessário cortar ou quebrar a braçadeira sempre que for preciso trocar ou adicionar um cabo à instalação. O velcro, por sua vez, oferece o mesmo potencial de organização, mas pode ser aberto e fechado com facilidade. Por isso, não há a necessidade de comprar novas peças a cada manutenção.
A braçadeira de velcro é encontrada com facilidade em estabelecimentos de construção, assim como em nossa loja virtual. Em uma instalação residencial, esse modelo é certamente o mais indicado.
Má organização gera problemas
Os fios e cabos são importantes em todos os tipos de instalações. De cozinhas residenciais a grandes servidores de rede, eles devem ser ordenados de forma correta para evitar problemas — alguns bastante graves.
Um fio desencapado ou quebrado pode causar choques elétricos, dificultar a chegada de corrente aos aparelhos ou até mesmo gerar um curto-circuito. Já pensou queimar uma CPU inteira por conta de um único fio quebrado? Seria um prejuízo enorme para um problema que pode ser resolvido com um simples organizador de fios e cabos.
Além disso, fiações emboladas juntam poeira, grande inimiga dos equipamentos eletrônicos. Uma instalação bagunçada faz com que o ambiente fique sujo e afete os equipamentos, podendo gerar superaquecimento e também prejudicar a saúde de quem sofre com problemas respiratórios.
E aí? Gostou de saber mais sobre o organizador de fios e cabos e as suas diversas vantagens? Para mais conteúdos assim, assine agora a nossa newsletter.