o que é cloud computing

O que é Cloud Computing e como se encaixa nos sistemas de vigilância?

Embora seja um assunto bastante recorrente nas empresas, nem todas têm uma ideia clara sobre o que é cloud computing. O domínio total dessa solução é primordial para profissionais de TI conseguirem convencer os gestores a adotá-la com o intuito de reduzir custos e obter uma melhora no desempenho da empresa como um todo.

Neste artigo, você descobrirá o que é cloud computing, como funciona, quais são os seus benefícios e dicas de como utilizar essa solução em sistemas de segurança. Continue lendo e fique por dentro!

O que é cloud computing?

É o termo em inglês para computação em nuvem. Consiste em uma solução de acesso remoto que provê recursos de TI de forma online. Assim, o usuário pode ter acesso às suas informações por meio não só do computador, mas também de tablets e smartphones.

Outra característica importante é o seu uso sob demanda. Isso significa que o contratante pagará somente pela quantidade de armazenamento e processamento de que precisará para atender suas necessidades. Contudo, essa quantidade pode ser aumentada ou reduzida com o passar do tempo.

Diferentemente do sistema on-premise, a cloud computing dispensa o uso de hardware, software e sistemas operacionais para rodar uma aplicação. Em outras palavras, antes da computação em nuvem, o setor de TI precisava realizar procedimentos como comprar, configurar, fazer a manutenção de toda a infraestrutura e licenciar os softwares da empresa.

Como funciona?

Para o funcionamento da computação em nuvem, é utilizado um servidor remoto para centralizar recursos e conectar os dispositivos dos usuários. Esse servidor guarda todos os dados e aplicações que serão usados e pode estar localizado em diferentes lugares do mundo, até mesmo de forma simultânea.

Quais são os seus benefícios?

O acesso pode ser feito de qualquer lugar por meio de algum dispositivo que tenha conexão com a internet. Em uma empresa, isso aumenta a flexibilidade, dispensando a necessidade de um lugar físico para a obtenção de informações. O backup dos dados também pode ser feito de maneira mais segura. Se acontecer algum problema de acesso, há um servidor reserva para manter o funcionamento correto do serviço.

Além disso, a computação em nuvem pode fornecer um sistema integrado. Desse modo, não será mais necessário lidar com autenticações, formas de acesso e modos de integração de softwares. A automação é outra ferramenta essencial fornecida pela cloud computing. Com ela, é possível acompanhar as métricas relacionadas aos serviços utilizados e fazer as alterações necessárias nas estratégias da empresa.

Como usar cloud computing em sistemas de segurança?

Circuito fechado de televisão em nuvem

Servidores remotos podem armazenar imagens das câmeras do circuito interno de um imóvel. Assim, informações de áudio e vídeo podem ser acessadas pelos usuários com o auxílio de algum dispositivo móvel conectado à internet.

O RTSP é um dos protocolos mais utilizados para o envio das imagens para a nuvem. Por meio dele, os dados são armazenados com redundância no servidor para garantir a disponibilidade das informações.

Governança das empresas

A computação em nuvem requer uma governança diferente daquela que é aplicada na abordagem tradicional. É necessário definir quais serão as funções desempenhadas pela equipe de TI e designar profissionais para a parte de segurança.

Gestão de vulnerabilidades

O processo de identificar, analisar, classificar e tratar potenciais ameaças em uma nuvem é chamado gestão de vulnerabilidades. A preocupação com a cibersegurança é fundamental para não haver ataques maliciosos e extravio de dados da empresa.

Quais são as consequências de não usar cloud computing?

Em um sistema tradicional que usa HDs externos, há o risco de o dispositivo apresentar falhas ou os seus dados serem destruídos por algum incidente como um incêndio. No tocante à segurança residencial ou empresarial, o não uso da nuvem acarreta uma menor flexibilidade de acesso às informações, o que pode refletir diretamente em uma eventual tomada de decisão.

Entender o que é cloud computing é imprescindível para profissionais de TI. O leque de benefícios e aplicações torna essa solução bastante interessante em comparação com a abordagem tradicional. Além disso, a flexibilidade de armazenamento e processamento contribui consideravelmente para evitar o desperdício de recursos das empresas.

Gostou deste artigo? Então, não deixe de conferir este outro post sobre provedor de acesso à internet.

Plugmais Distribuidora

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar