A fibra óptica é uma tendência para utilização de serviços e tecnologias. Isso porque a necessidade de banda tem sido cada vez maior para navegar na internet, baixar filmes, conversar com amigos e jogar on-line.
Com a fibra óptica, é possível suportar o tráfego maior dos usuários, além de permitir a utilização em condomínios e indústrias. Para se ter uma ideia, em países como Estados Unidos e Japão ela já está sendo utilizada há algum tempo.
Neste post, você entenderá o que é GPON, qual é a diferença dela para outras redes ópticas, quais são as principais aplicações e por que deveria ser implementada em seu projeto. Boa leitura!
O que é a tecnologia GPON?
GPON (Rede Ótica Passiva Gigabit ou Giga Passive Optical Networks, em inglês) é uma tecnologia na qual a rede de fibra óptica é utilizada para trafegar. Com ela, é possível acessar a internet,fazer videoconferências, jogar on-line, ter acesso a IP-TV ou telefonia VOIP (caso o provedor de acesso apresente essa solução).
O aparelho que concentra essa tecnologia é chamado de OLT e pode transferir diversos tipos de serviço a partir da rede de fibra óptica. De forma prática, o GPON pode ser definido como uma fibra óptica que consegue transmitir e receber vários tipos de serviços a partir de uma única fibra óptica.
O GPON funciona como ponto-multiponto, ou seja, permite que a fibra chegue até o usuário final, seja esse residencial (FTTH, Fibre to The Home), condominial (FTTA : Fiber-To-The-Apartment) ou industrial (FTTB : Fiber-To-The-Building). Como a utilização da tecnologia pode ser variada usa-se o termo FTTx, que é um termo genérico para designar arquiteturas de redes de transmissão de alto desempenho, baseadas em tecnologia óptica.
Qual a diferença entre a GPON e as outras redes ópticas?
A principal diferença entre a GPON e as outras redes ópticas é a diversidade e a transmissão de dados. Para fins de comparação, a internet via rádio transmite pacotes de até 40 MB, sendo o mais usual planos de 10 – 15 MB, enquanto o GPON pode transferir velocidades entre 100 MB ou até 200 MB. Por isso, conta com uma capacidade de transmissão de dados muito maior do que outros tipos de tecnologias de redes ou serviços de dados.
Em comparação ao EPON (Ethernet Passive Optical Network), a rede GPON pode conectar até 128 usuários por portas, enquanto o EPON apenas 64. Além disso, a taxa de eficiência de tráfego de informação útil é de apenas 67% no EPON contra 93% do GPON.
Entretanto, a principal diferença está na assimetria do GPON, que conta com velocidade de 2.5 Gbps no downstream (fluxo de dados do servidor para o usuário) e 1.25 no upstream (fluxo de dados do usuário para o servidor). No caso do EPON, a velocidade é sempre a mesma: 1.25 Gps.
Dessa forma, pode-se dizer que GPON é a rede mais indicada para projetos que pretendem oferecer vários serviços para seus clientes ou que tenham um grande número de usuários. Tudo isso sem diminuir a qualidade da conexão.
Quais as principais aplicações?
Esse tipo de rede é indicado para provedores com um grande número de usuários e que tenham o objetivo de oferecer diversos serviços para seus clientes. As redes também suportam backhaul de redes móveis, o que tem se tornado uma grande tendência.
Diversos casos pedem pelo GPON: Provedor de Serviço de Internet (ISP) com mais serviços ou que pretendem agregá-los no futuro ou no caso de exigências de qualidade de serviços (QoS) e controles mais avançados. Algumas das aplicações disponíveis são:
- utilização de sistemas de segurança;
- Video On Demand (VoD);
- internet de alta velocidade;
- controles de acesso;
- telefonia VoIP;
- terminais POS;
- nó de acesso wi-fi.
Quais as vantagens da GPON?
A tecnologia GPON oferece conexões mais baratas que as tradicionais. Com um único cabo de fibra é possível atender 32,64 ou até 128 usuários, diminuindo a necessidade de hardware. Dessa forma, o custo e o espaço que uma empresa precisa para hospedar a infraestrutura é menor.
Além disso, tem menos peças elétricas do que a rede padrão. O risco de paralisação também é menor, diminuindo as chances de que a produtividade dos usuários seja afetada. Com uma instalação é possível, por exemplo, que todos os alunos e professores de uma instituição de ensino tenham soluções digitais mais rápidas. Assim, todos os protagonistas serão mais produtivos em seus serviços.
O mercado de telecomunicações tem dado muita atenção às possibilidades da GPON, já que atende a várias necessidades:
- facilidade de instalação e atualização;
- baixo custo de manutenção e operação;
- confiabilidade de conexão;
- imunidade a interferências;
- leveza dos cabos;
- alcance de vários quilômetros.
Por que a GPON deve ser implementada em um projeto?
É possível utilizar a tecnologia em projetos e aplicações residenciais também a partir de uma FTTH. Nesse caso, a GPON faz a conversão dos vários serviços oferecidos em uma mesma rede de fibra óptica. Isso significa que ela pode ser usada em vários tipos de projetos.
Além do aumento de performance, sua conexão conta com maior confiabilidade e segurança, uma vez que a rede de fibra óptica é mais confiável do que as tecnologias de rádio e de par trançado (utilizadas pelas companhias de telefone). Por isso, é interessante fazer uma migração.
Outro ponto importante é a linearidade. O sinal é mantido com mais facilidade e não causa interferência com sinais emitidos por outros dispositivos. Dessa forma, você evita problemas frequentes, como a queda do sinal de rede, já que na fibra óptica passa luz, então não haverá interferências. Assim, você terá um sinal constante e confiável.
Agora que você sabe o que é a tecnologia GPON e quais são as principais vantagens dela para seu negócio, você está mais preparado para indicar qual é a solução mais indicada para seus clientes. Assim, eles poderão oferecer um serviço com mais qualidade e soluções para todas as demandas.
Quer acompanhar as últimas tendências do mercado e ficar por dentro das novidades do blog? Assine agora mesmo nossa newsletter e receba nossas novidades na sua caixa de entrada. Esperamos por você!