As lentes de câmera de segurança são itens fundamentais quando o assunto é gerar imagens de qualidade em um sistema de CFTV. Por isso, é muito importante saber quais são os tipos de lente disponíveis no mercado e qual deles escolher.
Neste texto, vamos falar sobre a importância desse equipamento, quais são os tipos mais vendidos e por que você deve avaliar o local onde as câmeras estão ou vão ser instaladas antes de adquiri-las. Confira!
Por que se preocupar com a escolha da lente da câmera?
As lentes da câmera de segurança são muito importantes para a qualidade da captação das imagens. São elas que determinam a distância focal e o campo de visão que a câmera será capaz de cobrir. Por isso, a escolha do tipo de lente correta é tão importante para garantir a qualidade das imagens geradas.
Quais tipos de lentes de câmera de segurança são mais utilizados?
Existem alguns tipos de lentes disponíveis no mercado. Vamos listar aqui os mais utilizados. Acompanhe:
Monofocal (3,6 mm)
As lentes monofocais, como o próprio nome sugere, têm apenas uma distância focal. Ou seja, elas focam a imagem em apenas um ponto. A distância focal mais comum em câmeras de segurança é de 3,6 mm.
Essa medida representa a distância entre a lente e o receptor da câmera. Quanto menor é esse valor, mais longe a câmera “enxerga”. No caso das lentes de 3,6mm, elas alcançam, com nitidez, cerca de 8m de distância.
Varifocal (2,8 mm)
Por outro lado, as lentes varifocais permitem a variação de foco. São conhecidas também como lentes zoom. Com elas, é possível escolher entre uma visão mais ampla do ambiente ou o enfoque de alguma parte mais específica.
Por terem essa característica, os valores das distâncias focais são representados por um intervalo. O intervalo mais utilizado em lentes de câmera de segurança é o de 2,8 mm. Ele garante imagens precisas nas distâncias entre 3 e 15 metros.
Apesar da vantagem da variação do foco, essas lentes são menos utilizadas do que as monofocais devido ao alto custo.
Auto íris
As lentes auto íris têm uma capacidade de ajuste da luminosidade que entra no receptor da câmera. Isso significa que é possível ajustar a lente conforme a variação de luz no ambiente.
Existem dois tipos de auto íris: manual e automática. As primeiras, como o próprio nome sugere, necessitam de uma intervenção manual para o ajuste de luz. Além disso, elas apresentam certas limitações nos níveis de ajuste.
Por outro lado, as automáticas fazem o ajuste instantaneamente conforme a luminosidade percebida. Por isso, elas são, também, mais caras que as manuais.
Qual a influência do local na escolha das lentes de câmera de segurança?
Agora que você conhece as principais características de cada tipo de lente, é preciso entender melhor os detalhes do ambiente no qual elas serão instaladas.
Para ambientes internos e com pouca variação de luz, por exemplo, as lentes monofocais e sem auto íris são suficientes. Já para ambientes externos, o recurso de auto íris é necessário. Afinal, existe uma grande variação de luminosidade ao longo do dia.
As câmeras varifocais são recomendadas para ambientes com grande movimentação. Esses tipos de locais, como shoppings e pátios externos de fábricas, precisam tanto de imagens mais amplas, quanto de alguns enfoques em determinados momentos.
Enfim, depois de conhecer todos esses detalhes, o mais importante é entender as necessidades específicas de cada lugar. Só assim é possível escolher as melhores lentes de câmera de segurança entre o tipos mais utilizados atualmente.
Além das câmeras, outros equipamentos podem ajudar a aumentar a segurança de sua empresa ou residência. Por isso, aproveite para ver quais são eles no artigo “5 equipamentos de segurança eletrônica”.