Quem procura pela instalação de CFTV, ou seja, de um circuito fechado de televisão, espera eficiência e qualidade técnica. No entanto, para realmente se destacar no mercado atraindo e fidelizando clientes, é necessário ir além.
É importante ter agilidade, saber lidar com os clientes e oferecer a eles uma experiência completa. Por exemplo, tendo clareza na hora de apresentar as opções de câmeras disponíveis no mercado e comunicar prazos com transparência. Ficou interessado? Continue a leitura e descubra como é possível ofertar a instalação de CFTV e se destacar no mercado!
Esteja atualizado com o mercado e a região
A primeira coisa ao oferecer o serviço de instalação de CFTV é descobrir quais as possibilidades da região que você atende, como clientes e setores de interesse. Afinal, é necessário saber onde pode ser feita a divulgação dos seus serviços e como explorar todo o potencial do mercado.
Além disso, é fundamental conhecer bem os concorrentes e saber quais são os seus diferenciais em relação a eles. Desse modo, você pode inclusive analisar formas de ampliar seus serviços ou redirecionar o atendimento para outras frentes.
Entenda os produtos da instalação de CFTV
No mercado, existem diversas opções de câmeras de segurança à disposição. Por isso, é importante ter propriedade na hora de vender e instalar o produto. Por exemplo, existem conjuntos de câmeras mais apropriados para a vigilância domiciliar, enquanto outros são mais bem utilizados em grandes empresas.
Outro ponto importante é saber os benefícios gerados pela instalação de CFTV, o que ajuda na tomada de decisão do cliente. Entre os principais, estão a redução da incidência de delitos, a mais fácil identificação de bandidos, a melhor visualização do perímetro e a facilitação da análise de riscos.
Além de vendedor, seja também um consultor
Muitas vezes, os clientes procuram em um vendedor também um consultor. É importante sempre escutar os detalhes do projeto e das necessidades do público para recomendar os melhores produtos. Assim, conquistamos a confiança e garantimos a sua satisfação.
Sempre que entrar em um novo projeto, dedique-se para entender se o cliente está tomando a melhor decisão e ofereça orientação com seriedade e transparência. Ele quer fazer o melhor investimento possível e o seu papel é oferecer a maior qualidade na instalação de CFTV.
Entenda a necessidade de cada cliente
Um erro recorrente de quem presta serviços de instalação de CFTV é achar que todos os clientes são iguais e devem ser atendidos da mesma forma. Isso não é verdade e pode atrapalhar bastante os seus negócios.
Não se trata de diferenciar os clientes pelo valor do contrato ou poder aquisitivo, por exemplo, mas saber corresponder às expectativas de cada um. Enquanto alguns querem pouco contato e desejam que o serviço seja feito o mais rápido possível, outros preferem conversar e tirar todas as dúvidas em relação à instalação.
Por isso, dedique tempo para uma reunião com o cliente e passe por todos os pontos do projeto. Apresente com detalhes cada tipo de câmera disponível no mercado e seja franco sobre as vantagens e desvantagens de cada um. Entregar o produto que o cliente quer rende indicações para outros trabalhos, o que significa mais público no longo prazo.
Tenha clareza e objetividade ao lidar com os clientes
Além de rápido e eficiente, é importante também ser claro e objetivo ao conversar com os clientes. Assim, estude, prepare-se e tenha todas as informações na ponta da língua. Isso é fundamental para transmitir uma imagem de profissionalismo, de que o serviço vai trazer as soluções que ele necessita.
Outro ponto importante é estar sempre preparado para responder às perguntas dos clientes, principalmente sobre o andamento da instalação. Grande parte das confusões criadas no momento de venda e instalação é gerada pelo não cumprimento do prazo ou falta de transparência na hora de falar sobre problemas. A comunicação é a chave de uma boa venda.
Seja rápido, organizado e eficiente na instalação de CFTV
Por mais que alguns clientes queiram receber mais atenção (o que demanda mais tempo), o serviço deve ser sempre rápido, eficiente e com muita organização. Uma execução bem-feita pode ser o primeiro passo para a satisfação do público. Então, sempre tenha muita clareza na hora de conversar e apresente com prontidão os detalhes da instalação.
Para isso, faça cursos de capacitação e não hesite em treinar bastante a rotina do serviço. Faça simulações antes da instalação de CFTV e preste muita atenção em todos os passos para verificar pontos de melhoria. Além disso, mantenha-se atualizado em relação ao mercado, acompanhando de perto os lançamentos das empresas líderes do setor.
Ofereça um atendimento completo
Então você fez toda a instalação de maneira adequada, tranquila e sem problemas. Aí o seu trabalho acabou, certo? Errado. O serviço ocorre antes, durante e depois da instalação de CFTV. Por isso, é preciso que você ofereça um bom pós-atendimento, com manutenção e revisões tão eficientes quanto a instalação. A experiência do cliente com você e sua empresa precisa ser completa.
Assim, um bom serviço de pós-venda é o segredo para fidelizar clientes e garantir que eles continuem comprando da sua empresa. No futuro, uma mesma pessoa pode optar por expandir o seu sistema de câmeras ou precisar de manutenção. Então, é preciso estar sempre à disposição par fazer o melhor atendimento possível.
Tenha parceiros confiáveis
Quando falamos em segurança, é fundamental saber a procedência do sistema que estamos vendendo ou comprando. Na instalação de CFTV, conheça bem os seus parceiros e garanta que os produtos oferecidos aos clientes são originais e da qualidade esperada pelo cliente.
Para isso, é recomendado procurar por fornecedores indicados pelas principais marcas do mercado e com as devidas autorizações. Atenção é a alma do negócio para não ser prejudicado e nem prejudicar o seu cliente. Por exemplo, não deixe de procurar empresas que ofereçam as melhores tecnologias em CFTV, com total transparência na hora da compra.
E aí, gostou das nossas dicas sobre instalação de CFTV? Para entender mais sobre o assunto, confira agora 5 fatores que você precisa saber agora sobre o uso do sistema!