Conheça as dúvidas mais comuns sobre automação residencial

Conheça as dúvidas mais comuns sobre automação residencial

A automação residencial é uma das grandes tendências da modernidade. Com o avanço da internet das coisas (IoT), diversas aplicações estão sendo sugeridas como solução para problemas de clientes em suas próprias casas.

Como há uma expectativa de crescimento da demanda nos próximos anos é importante que os profissionais que trabalham com equipamentos eletrônicos se aprofundem nesse assunto para oferecer um serviço de melhor qualidade aos consumidores. Se quiser conhecer uma boa oportunidade de ampliar seu negócio ao atender às principais necessidades que estão surgindo, acompanhe este artigo.

O que é automação residencial?

A automação residencial consiste na conexão e integração entre sistemas inteligentes para viabilizar a execução de atividades de forma automática. Geralmente, é caracterizada pelo uso de sensores em objetos comuns da casa com o intuito de fortalecer a conectividade e o monitoramento. Os principais benefícios são o aumento de conforto, bem-estar, praticidade e segurança.

O objetivo principal é aproveitar as inovações tecnológicas para facilitar e agilizar as operações cotidianas e conferir mais autonomia ao dono da casa. Tem muito a ver com omnichannel, que é um canal com várias conexões, por conta das diversas tarefas que podem ser automatizadas com sistemas controlados pelo usuário por meio de botões ou de smartphones.

Com o desenvolvimento da IoT (sigla em inglês para Internet das Coisas, a rede de objetos conectados pela internet por meio de sensores), a demanda por esse serviço tem aumentado bastante, pois as possibilidades estão se multiplicando.

O uso cada vez mais intenso dos celulares para resolver os problemas tem motivado as pessoas a buscarem mais mobilidade, acessibilidade e menos burocracia para o dia a dia. Por tornar a rotina das pessoas mais prática, a automação é geralmente vista com bons olhos.

Existem diversas aplicações: vigilância da casa, programação prévia de ar-condicionado (que pode ser feita enquanto a pessoa ainda nem chegou em casa), acesso remoto, abertura do portão da residência, lâmpadas e persianas automáticas, acendimento de luzes, sensores de movimento, sensor de alarme que se conecta com câmeras, entre outras.

Alguns desafios que geram uma certa resistência são as dúvidas sobre esse tipo de solução. Por essa razão, é importante que os profissionais que trabalham com venda e prestação desse serviço entendam bem as tecnologias que suportam a automação a fim de esclarecer e conseguir convencer o consumidor. Veremos algumas objeções comuns mais adiante.

Como está o mercado e quais as oportunidades?

O mercado de automação já está crescendo no Brasil. Diversas empresas e marcas estão construindo soluções, pesquisando e lançando ideias. Embora seja algo novo, é muito promissor e uma grande oportunidade acrescentar esse serviço ao portfólio, pois as requisições dos clientes tendem a aumentar consideravelmente nos próximos anos.

Segundo a Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial), a projeção de crescimento é de 11,36% até 2020 no mundo inteiro e essa tecnologia tende a ser cada vez mais decisiva para valorizar imóveis, proporcionar conforto e segurança.

Avanços como os de assistentes de voz, como a Siri e Alexa, também ajudam a impulsionar esse mercado. Essas ferramentas auxiliam nas tarefas do cotidiano e favorecem a integração com dispositivos móveis, gerando maior conectividade e praticidade. As soluções citadas no primeiro tópico poderão ser conectadas com essas assistentes para garantir ainda mais conforto aos usuários.

Outro aspecto importante é o fato de que a população está envelhecendo bastante e uma preocupação constante das pessoas que vivem com idosos é o monitoramento deles para evitar acidentes e prestar socorro quando necessário. Assim, a chamada automação inclusiva também abre uma série de oportunidades para as empresas que atuam na área.

Com o aumento da procura por trabalho remoto a necessidade por personalização dos ambientes domésticos para fins profissionais também crescerá. A flexibilização das relações de trabalho está criando cargos que são exercidos à distância, por isso os clientes vão procurar ferramentas de customização e organização para tornar o ambiente confortável e produtivo.

Quais são os questionamentos mais comuns?

Neste tópico vamos explorar algumas dúvidas sobre automação que podem criar alguma resistência por parte dos consumidores. Veja quais são as mais comuns:

Custo

Muitas pessoas temem procurar por soluções como essa por conta dos gastos. No entanto, é importante salientar que os custos com a instalação e a aquisição de equipamentos não é tão alto quanto as pessoas pensam e a segurança e o conforto garantem a recompensa pelos investimentos. Uma das aplicações é justamente a eficiência dos recursos, o que gera menos gastos no uso de energia e água, por exemplo, reduzindo os valores das contas.

O avanço da comunicação sem fio também serviu para contribuir com a diminuição do preço em ferramentas do tipo. Atualmente, é possível fazer muito com equipamentos que não precisam de cabeamento e que podem ser controlados pelo celular do usuário.

Ademais, o custo para instalação de automação é variável, pois depende muito do nível (quantidade de elementos). É importante esclarecer para o cliente que um bom planejamento garante menos gastos e menos problemas eventuais com manutenções e panes.

Tempo

Outra questão levantada é sobre o tempo do projeto até a finalização. Esse fator depende bastante quantidade de dispositivos envolvidos e do tipo de automação (sem fio ou não). Afinal, se a escolha do contratante for dispensar fios, ele conseguirá mais velocidade na instalação. Mas, assim como os custos, vai depender também da qualidade do planejamento.

Necessidade de reforma

Alguns clientes se preocupam com o fato de que não são donos dos imóveis e pensam que isso é um empecilho. Contudo, com a utilização de sistemas sem fio é possível dispensar reformas nas instalações de projetos dessa natureza a fim de conseguir ainda mais conforto e menos burocracia.

Possibilidade de pane

Essa talvez seja a objeção mais comum. Aplicações eletrônicas inteligentes para residências, quando bem-planejadas e compostas por equipamentos de qualidade, raramente apresentarão panes ou travamentos, mas, caso isso ocorra, existem soluções de sistemas redundantes e geradores de energia extra para conferir mais tranquilidade aos consumidores.

Como uma empresa especializada pode ajudar?

Uma companhia especializada pode ser útil com treinamentos para garantir mais preparação ao instalador/revendedor, bem como para ajudar com problemas comuns envolvendo essas soluções. Além disso, a parceira fornecerá o devido suporte técnico para a instalação, na ajuda com o planejamento a fim de evitar erros e situações prejudiciais.

Outro ponto é o auxílio na escolha dos equipamentos e na seleção do estilo correto de automação para cada caso em específico. Assim, o instalador conseguirá customizar seus serviços, agradar ainda mais os seus clientes e, por consequência, conquistar um espaço ainda maior no mercado.

A demanda por esse serviço está crescendo bastante e será impulsionada por conta dos vários benefícios e de algumas tendências, como o trabalho remoto e o envelhecimento da população. Para lidar com isso e conseguir lucrar é importante saber responder as dúvidas das pessoas e contar com uma organização parceira que auxilie no treinamento e no suporte.

Agora que você está ciente do que é automação residencial, que tal conhecer uma empresa que vai oferecer a ajuda necessária para atender aos clientes que solicitarem isso? Entre em contato conosco.

 

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar