controle de acesso

Controle de acesso: quais as principais vantagens para a segurança?

Não importa se é em âmbito empresarial ou residencial, os riscos à segurança patrimonial se tornaram ocorrências comuns nas cidades brasileiras. Os altos índices de criminalidade cada dia mais reforçam a necessidade de se investir em recursos de proteção, como é o caso do controle de acesso.

Como o próprio nome indica, essa tecnologia tem como função principal gerenciar o acesso a determinados ambientes, especialmente onde há um grande fluxo de pessoas, como empresas e condomínios.

Atualmente, o controle de acesso é uma ferramenta bastante comum. Isso porque ele é capaz de conciliar alta eficiência e modernidade com uma série de outros benefícios. Quer saber quais são eles? Preparamos um post completo para apresentar essa tecnologia e suas principais vantagens. Acompanhe!

Quais os controles de acesso mais utilizados?

Com a sofisticação da ação de criminosos e o aumento no número de ocorrências, o controle de acesso também teve que se adaptar a essa realidade.

Graças aos avanços tecnológicos, hoje diferentes recursos adicionais de segurança são utilizados para reforçar a rigidez no acesso a ambientes, seja pelo público em geral, seja por funcionários no caso das empresas. Listamos alguns dos controles de acesso mais comuns utilizados atualmente. Veja!

Biometria

Certamente um dos recursos mais seguros e sofisticados, a biometria é bastante utilizada para o controle de acesso. Em associação com controladores biométricos, fechaduras eletrônicas e catracas, todo o procedimento de acesso a determinados ambientes pode ser automatizado a partir da autenticação da impressão digital do usuário, dispensando a necessidade de sistemas adicionais.

Cartões de acesso

Bastante utilizado em empresas, o cartão de acesso funciona como uma credencial do usuário, identificando-o e liberando a entrada conforme os parâmetros do gerenciador do sistema apenas com a aproximação do leitor.

Esse recurso é bastante útil em locais onde é necessário restringir ou liberar o acesso de funcionários a determinados departamentos da empresa, evitando a circulação desordenada, o que certamente dá margem a rupturas na segurança.

Portaria remota

A portaria remota é uma das maneiras mais modernas e completas de controlar o acesso de pessoas.

Essa tecnologia é utilizada em conjunto com sistemas de identificação pessoal, como tags e cartões de acesso, além de circuitos fechados de câmeras e interfones, que auxiliam o controlador a verificar a identidade da pessoa que solicita acesso.

A portaria remota é muito comum em condomínios e outros empreendimentos residenciais, onde a todo momento há moradores e visitantes acessando o local.

Como identificar o tipo de controle de acesso ideal para cada necessidade?

Existem diferentes tipos de soluções utilizadas para o controle de acesso. Cada uma delas têm custos, aplicações e nível de segurança distintos. Por isso, é fundamental saber escolher a mais adequada para a necessidade do cliente.

Para a melhor adequação do controle de acesso à necessidade do usuário, é preciso avaliar a quantidade de acessos que se pretende controlar. A exemplo, existem produtos que são mais indicados para condomínios, porque neles há uma maior capacidade de acessos controlados, além de fornecerem informações adicionais que não são encontradas em um sistema corporativo (como o número da placa do carro do morador).

Para escolher o sistema certo, você pode considerar qual é a quantidade de portas que devem ser controladas, definir os pontos de acesso que devem ser monitorados, quais serviços são desejados, qual equipamento de identificação deve ser utilizado (cartão, senha, biometria, entre outros). Tudo isso sempre de acordo com as necessidades do local.

Quais vantagens as tecnologias proporcionam para a segurança?

Acompanhamento do fluxo de pessoas

O sistema permite controlar o fluxo de pessoas a partir de registros de entrada e saída. É possível, por exemplo, verificar quem entrou e saiu, o horário, tempo de permanência, entre outros dados que podem servir para futuras verificações.

Aumento da segurança do local

Como recurso de segurança, o controle de acesso também aumenta significativamente a integridade do local. Ele aumenta a rigidez na circulação de pessoas, reduzindo a probabilidade de acesso não autorizado. Em empresas e empreendimentos residenciais, esse é um fator sensível, já que nesses locais há uma necessidade ainda maior de gerenciar a circulação de pessoas.

Redução de custos com profissionais de segurança

Em relação aos custos operacionais, o controle de acesso também traz benefícios interessantes. O usuário do sistema passa a depender menos de recursos humanos, já que não é necessária a presença de um funcionário apenas receber outras pessoas, cadastrá-las, registrar ponto etc.

Nesse sentido, o controle de acesso existe para simplificar e modernizar a entrada e a saída de funcionários ou clientes. Com esse sistema, você aumenta a segurança do ambiente ao definir os locais que determinadas pessoas podem acessar, quais dispositivos podem utilizar e o horário que isso pode ser feito.

Facilidade no acesso de pessoas autorizadas

Com um bom controle de acesso, o fluxo de pessoal autorizado deixa de ser uma tarefa burocrática. No caso de uma empresa, por exemplo, evita-se que um funcionário solicite permissão sempre que precisa acessar um determinado ambiente. Afinal, como o controle é feito eletronicamente, o acesso pode ser liberado em horários previamente estabelecidos, sem necessidade de maiores intervenções.

Como apresentar as vantagens da tecnologia para seus clientes?

Até aqui você percebeu que são muitos os pontos positivos de se adotar um sistema de controle de acesso.

Porém, enquanto profissional e empreendedor do ramo de segurança eletrônica, é preciso saber passar as informações certas aos seus clientes, orientando-os sobre esses benefícios e sobre as melhores alternativas para implementar o sistema de acordo com as necessidades. Para isso, investir nas estratégias a seguir pode trazer resultados bastante positivos para o seu negócio.

Treinamentos especializados

Quem vai fazer a operação do controle deve passar por um treinamento para cadastro de clientes, funcionários ou visitantes. Afinal, o usuário precisa entender não só como operar o equipamento, mas também o software responsável pelo funcionamento. É a partir dele que se consegue gerar relatórios para acompanhar tudo isso de forma produtiva no dia a dia. Daí a importância de você assessorar os seus clientes com treinamentos constantes.

Materiais educativos

Outra estratégia interessante é investir na produção de materiais educativos, que explicam o funcionamento do controle de acesso, os equipamentos utilizados, além de cases de sucesso que comprovam os diferenciais do sistema e a sua aplicação prática em diferentes situações.

E-mail marketing

Como desdobramento do tópico anterior, nutrir os clientes com informações estratégicas sobre o controle de acesso é muito importante e pode ser feito a partir de campanhas de e-mail marketing.

Como é muito comum que as pessoas estejam conectadas e consumindo informações on-line, investir nesse canal pode ser uma forma mais econômica e eficiente de estabelecer contato com os clientes, fornecendo informações relevantes e que sejam do interesse deles. Assim, você não só reforça a expertise da sua empresa, mas cria boas oportunidades de negócios.

Neste post você viu que o controle de acesso tem uma aplicação importante e diferenciada quando o assunto é segurança eletrônica. A modernidade e robustez do sistema são características estratégicas, que contribuem para a integridade do ambiente, além de ser um vetor para a redução de custos — itens que certamente são altamente valorizados por seus clientes.

Então, está convencido de que o controle de acesso é uma ferramenta interessante e deseja colocá-la à disposição dos seus clientes? Entre em contato e conheça as melhores linhas de produtos para o seu negócio!

 

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar